Relatórios Gerenciais: o que são e como utilizá-los?


O que é um relatório gerencial?


Relatório gerencial é qualquer documentação que contenha dados, indicadores e informações que ajudam a mensurar e reportar algum ponto de resultado dentro da empresa. No caso, um relatório gerencial pode ser utilizado para mensurar produtividade, controlar desempenho e analisar os resultados econômico-financeiros do negócio.



Benefícios e importância de utilizá-los


Bom, acredito que a partir deste ponto, a importância dos relatórios gerenciais possa estar bem clara. Afinal, qualquer empresa, independente do segmento ou tamanho, precisa gerenciar e controlar seus resultados, sejam eles financeiros ou de produtividade.


Sendo assim, relatórios gerenciais beneficiam a análise da saúde da empresa em diversos pontos, podendo dessa forma mostrar onde há possibilidade de melhoria e, assim, traçar ações e estratégias empresariais.


Os relatórios gerenciais tornam-se importantes principalmente a partir do momento que é entendido que decisões não podem ser baseadas em achismos. Os relatórios suprem a necessidade de gestores e empreendedores tomarem decisões mais certeiras e possuírem uma posição assertiva.


Modelos de relatórios gerenciais para sua empresa:

  • Financeiro e contabilidade

  • Crescimento

  • Satisfação de clientes

  • Gestão e controle



Melhore suas análises


É essencial trabalhar com ferramentas integradas para correlacionar melhor as informações, extrair dados mais completos e agilizar a construção dos relatórios. Isso proporciona tempo e análises mais valiosas.


Além da ferramenta, você precisa de um método de análise (metodologia) bem definido. Com isso, você não precisa começar do zero a cada relatório, garante que está sempre avaliando as coisas da mesma forma e passa a usar o tempo nas melhorias e oportunidades de crescimento.


Melhor ainda se a metodologia e a ferramenta conversarem, ou seja, a ferramenta já consegue gerar de forma rápida, precisa e com poucos esforços as informações exatas que necessita em seu processo de análise.



1. Definir exatamente o que é importante planejar e acompanhar

É necessário que os relatórios gerenciais tragam as informações mais importantes tanto para a equipe de controladoria, quanto para a diretoria.


Essas métricas devem mostrar o impacto do trabalho da equipe de planejamento e controladoria no negócio. Ou seja, o quanto está auxiliando a enxergar novas oportunidades (vendas), como está ajudando a reduzir custos e despesas, bem como o retorno de cada investimento realizado (ROI).


Além disso, é importante que os detalhes estejam a mão e com acesso fácil caso seja necessário. Alguns exemplos de detalhamentos importantes de se analisar: margem de contribuição por canal, por clientes e por produtos, despesas por unidade, por contas e centros de custo, investimentos previstos e realizados, entre outras.



2. Comece analisando macro e depois vá para análises mais detalhadas

Primeiro veja as informações mais importantes do negócio e analise o desempenho do mês, entendendo se o planejado foi atingido e a tendência atual.


Na sequência, utilize o “drill-down” nas informações para entender cada ponto e aprofundar a análise, entendendo mais detalhadamente o que proporcionou cada um dos resultados.


Exemplo: a rentabilidade ficou abaixo do esperado. Quais foram os canais e produtos que performaram bem e quais não tiveram bons resultados. A rentabilidade baixou porque vendemos menos, porque vendemos mais barato ou porque o custo de produção ficou acima do planejado?



3. Identifique os piores e os melhores resultados

Esse passo te ajuda a encontrar os maiores gargalos e oportunidades da sua empresa. É a partir daí que é possível encontrar as maiores alavancas de crescimento.

Exemplo: qual canal de aquisição gerou mais vendas e qual teve o pior desempenho.



4. Priorize os maiores pontos de alavancagem

Aqui é importante procurar o que pode gerar mais resultados com o menor esforço.


Os piores resultados costumam ter maior potencial de melhora. Uma unidade de negócios que está com os custos de produção muito acima do planejado, pode apresentar resultados muito melhores com uma revisão dos processos produtivos e implantação de práticas que estejam funcionando bem em outras unidades.


Já os melhores resultados podem servir de boa prática para outras ações. Um canal de vendas que esteja performando bem pode servir de modelo para adoção da estratégia em outros canais.


Em alguns casos, algo que tem funcionado bem também pode receber um investimento ainda maior, trazendo resultados ainda maiores que os atuais.



5. Crie relatórios gerenciais completos

Um bom relatório econômico-financeiro contém não só os indicadores principais do negócio, como também a análise destes indicadores, as oportunidades de melhoria e priorização das atividades.


Com isso você consegue mostrar os reais resultados da empresa e os próximos passos que deverão ser dados.


Com um método definido e tendo mais tempo para identificar e atuar nos pontos certos, a área de planejamento e controladoria terá um grande impacto na empresa e conseguirá provar seu valor. Os relatórios gerenciais deixam de ser uma atividade mecânica e passam a ser grandes aliados, focados em inteligência e melhorias.



E aí, pronto para melhorar o desempenho da sua empresa? Gostou do conteúdo e quer saber mais? Então, aproveite para descobrir o que é, quando usar e como calcular a margem de contribuição no seu negócio.


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