7 dicas de como aumentar a lucratividade da empresa
top of page

7 dicas de como aumentar a lucratividade da empresa

Todo profissional que atua com a gestão de negócios busca meios para otimizar e aumentar a lucratividade da empresa em que ele trabalha. Afinal de contas, um negócio competitivo é aquele que consegue maior produtividade, menores taxas de erros e alta flexibilidade. Em outras palavras, é uma empresa com um bom ambiente de trabalho, orientado por resultados e pela colaboração.


Mas, para conseguir aumentar a lucratividade da empresa, é necessário investir nos caminhos. A empresa deve ser estruturada para conseguir atingir bons resultados e estar sempre pronta para lidar com imprevistos. Desse modo, os times jamais perderão prazos ou terão quedas de produtividade.


Se você quer saber mais sobre o tema e como aumentar a lucratividade da empresa, confira o texto a seguir e veja as dicas que preparamos!



1. Reduza custos

Reduzir custos é uma das formas mais simples de aumentar a lucratividade de um negócio. Uma maneira de fazer isso é gerenciando com visão estratégica os contratos de prestação de serviços. Além disso, o negócio pode trabalhar lado a lado com os seus fornecedores.


Essas duas abordagens têm como foco garantir que a empresa sempre realizará investimentos com alto custo-benefício. Os fornecedores, por exemplo, terão previsibilidade sobre quando será necessário entregar novas matérias-primas, otimizando o preço de cada item. Já os prestadores de serviços conseguirão montar contratos alinhados com a demanda da empresa, evitando gastos desnecessários.



2. Otimize rotinas

A otimização da cadeia operacional é algo que consegue reduzir gastos, melhorar a produtividade e minimizar erros. Essa atividade também permite ao negócio avaliar o que pode ser corrigido com o apoio de novos investimentos e, a longo prazo, tornar a prevenção de erros muito mais eficiente. Além disso, ter um time focado em melhorar fluxos de trabalho contribui para tornar o ambiente de trabalho mais colaborativo e inovador.


Portanto, os times devem sempre trabalhar em um ambiente onde há abertura para o teste e a sugestão de melhorias. Elas precisam ser orientadas por dados e com foco em mais qualidade para o consumidor. Desse modo, a marca conseguirá se destacar diante de clientes e parceiros comerciais sem dificuldades.



3. Adote indicadores de performance

A análise de dados é crucial para alguém conseguir identificar como aumentar a lucratividade da empresa. Afinal, informações precisas e abrangentes melhoram o diagnóstico de problemas e reduzem erros. Ou seja, garantem que as melhorias serão efetivas.


Portanto, não deixe de adotar indicadores e mecanismos que permitam a avaliação contínua da qualidade dos processos internos. Estruture cada métrica de acordo com o perfil da empresa e não deixe de revisar rotinas. Desse modo, todos os processos de melhoria serão mais eficazes.



4. Treine equipes

O treinamento de equipes é fundamental para manter times alinhados e com um posicionamento em sintonia com os princípios da marca. Eles devem ser realizados sempre que problemas forem identificados e novas soluções de TI forem integradas ao fluxo de trabalho. Além disso, essa prática deve ocorrer quando existir o investimento em novas metodologias operacionais.


Nesses cenários, os times devem ser capacitados para atuar conforme o novo padrão de qualidade. Os profissionais entenderão o motivo das mudanças e o seu impacto. Assim, conseguirão se engajar mais em melhorar a sua maneira de trabalhar e em manter um alto nível de alinhamento com os padrões do negócio.



5. Tenha metodologias alinhadas com o perfil da empresa

Metodologias operacionais e de gestão são padrões que guiam o dia a dia do negócio e de seus projetos. Elas podem ser orientadas por fatores como a agilidade, a flexibilidade e o foco nas demandas do cliente. Como impactam diretamente o modo como a empresa atenderá as demandas existentes, é crucial que elas sejam bem definidas.


Em outras palavras, o negócio deve buscar metodologias que ajudem na resolução de problemas internos e que consigam maximizar a sua competitividade. Isso garantirá que os processos estarão bem estruturados e a opção da empresa será capaz de gerar grande impacto positivo.



6. Integre equipes

Times que colaboram conseguem inovar mais e ter menos problemas no seu fluxo de trabalho. Afinal de contas, eles serão capazes de identificar e solucionar problemas com muito mais agilidade e qualidade: a partir de conversas multidisciplinares, as escolhas tomadas terão como base uma visão muito mais ampla sobre as possibilidades disponíveis.


Por isso os profissionais devem sempre buscar meios de integrar times a partir da criação de um ambiente colaborativo. Reuniões de troca de ideias, metodologias como a DevOps e soluções que integram e centralizam a troca de dados são passos básicos nesse sentido. Assim, o negócio conseguirá definir o seu futuro com todos os times envolvidos nas decisões.



7. Apoie-se na tecnologia

Investir na tecnologia é uma das melhores maneiras de aumentar a lucratividade da empresa. Negócios que passaram pela transformação digital conseguiram melhorar o seu grau de flexibilidade, ter mais agilidade na resolução de problemas e entender com maior precisão o perfil de seus consumidores. Ao mesmo tempo, conseguiram sempre se posicionar à frente da concorrência.


Esses ganhos são possíveis quando a empresa faz um investimento alinhado com os padrões do mercado e orientado pelas demandas internas. Nesse sentido, as soluções que podem ser aplicadas para melhorar o fluxo de trabalho com o apoio da TI são:

  • ferramentas de análise de dados como as de Big Data e BI;

  • soluções de gestão de dados corporativos, como softwares ERP e CRM;

  • sistemas que permitem a automação de rotinas, como chatbots e dispositivos da Internet das Coisas;

  • plataformas de colaboração baseadas em cloud computing;

  • soluções de mensagens e videochamadas online voltadas para o meio corporativo.


Ter uma empresa de sucesso não é um desafio simples. É necessário entender as demandas do mercado, trabalhar ao lado de colaboradores e avaliar como a concorrência se comporta para sempre manter a marca competitiva. Além disso, quem atua na área de gestão deve buscar, continuamente, meios para otimizar as suas rotinas e evitar erros.


Uma gestão estratégica, portanto, é crucial para quem quer aumentar a lucratividade da empresa. Ela colocará todos os times lado a lado em um ambiente com uso inteligente da TI e de dados, maximizando a performance de todas as áreas. Por isso, não deixe de investir nas nossas dicas para melhorar os seus fluxos de trabalho!


Seu negócio utiliza algum sistema de gestão? Ele atende completamente o seu negócio? A Gigatron é uma empresa especializada em sistemas de gestão para o pequeno e médio empresário otimizando lojas, restaurantes, supermercados, hamburguerias, e muito mais…. Entre em contato e encontre o sistema ideal para o seu negócio.


Gostou do nosso artigo? Então, curte a gente no Facebook e fique por dentro das novidades do blog!

73 visualizações
bottom of page