Quais são as principais metodologias de gestão?

Como você deve ter imaginado lendo sobre todas essas formas de gestão, não existe um método único e concreto para realizar melhor esse trabalho.

Mas existem sim, várias metodologias e frameworks que entregam a base pronta desses processos para que você se adapte às suas necessidades. Veja as mais populares:



Análise SWOT


SWOT é uma sigla para Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. Também é conhecida em português como matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças).


Ela não é bem uma metodologia de projeto, mas de análise do cenário atual da empresa antes de colocá-la em prática. São diretrizes que te ajudam a definir como você pode fazer uma mudança na empresa e quais desafios estão atrelados a essa decisão.



PDCA


O PDCA (Plan, Do, Check, Act) é um método muito eficiente para gestões em constantes mudanças, bem como o controle de qualidade e melhoria em processos.


Ela cria um ciclo virtuoso de repetição, em que o gestor planeja uma mudança, executa, testa o seu sucesso e adapta para otimizar os resultados.



PMBOK


Ideal para gestão de projetos, o PMBOK não é exatamente uma metodologia, mas uma coletânea de boas práticas para garantir otimização no planejamento e execução desses processos. Isso fica claro até em sua sigla, que significa em português Guia para o Corpo de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos.



Metodologia ágil


As metodologias ágeis são mais comuns na gestão de empresas tecnológicas que trabalham com o desenvolvimento de softwares, mas pode ser bem interessante adaptá-las em outros cenários.


A ideia principal é trocar os processos completos de início, meio e fim por uma abordagem mais interativa: os processos são realizados para sua entrega mínima e, já em funcionamento, recebem constante aprimoramento para alcançar o resultado esperado.



BSC


O Balanced Scorecard se torna uma estrutura e um apoio para gestores empresariais. É um modelo de performance organizacional que abrange, em uma única tabela, vários aspectos diferentes da administração e operação da empresa.


A ideia é enxergar o balanço entre áreas diferentes, evitando que gestores foquem muito em alguns aspectos (financeiro, vendas) e não aprimorem partes igualmente importantes como a gestão de pessoas, o marketing e a gestão de ativos.



GPD


O Gerenciamento por Diretrizes, ou GPD, é uma metodologia também focada na melhoria constante de qualidade em um processo ou produto.


Assim, ele se assemelha a metodologias ágeis, mas com uma abordagem mais próxima (e que pode até englobar) da PDCA.


Caracteriza-se pelo foco nos resultados e detalhamento de etapas de projeto, sempre deixando espaço para ajustes de percurso ao longo do tempo.



Gostou do conteúdo e quer saber mais? Então, aproveite para conhecer sobre relatórios gerenciais: o que são e como utilizá-los?


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