O que é planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é um processo utilizado em grandes e pequenas empresas na consolidação e no crescimento de um negócio. Por meio dessa ferramenta, são determinadas metas e ações, pontos fortes e fracos da organização. No momento de abrir uma empresa, esse planejamento pode ser executado por meio da elaboração de um Plano de Negócios, que tem como objetivo indicar as principais características e necessidades iniciais do empreendimento.



Com o tempo e ao adquirir certa maturidade de mercado, naturalmente o empreendedor acaba criando planos e procedimentos para manter a eficiência e expansão da instituição.


Um dos principais benefícios de realizar um planejamento estratégico nas pequenas empresas é o alinhamento de expectativas entre os funcionários e gestores. Quando os objetivos profissionais dos funcionários não estão de acordo com os da empresa, podem surgir problemas como a falta de engajamento, perda de produtividade e baixa retenção de talentos. Nesse sentido, é essencial conhecer os propósitos profissionais e pessoais dos membros da organização.


Quando o empreendedor atua sozinho como MEI ou empresário individual, o planejamento estratégico serve como auxílio no planejamento de investimentos, criação de sociedades ou até na migração para um novo modelo de negócio, com mais contratações ou a terceirização de atividades.



Ferramentas para elaboração do planejamento estratégico


O primeiro passo para estruturar um planejamento estratégico é analisar as atuais condições da empresa, da equipe e do mercado. Para isso, o empreendedor deve avaliar o modelo de negócio adotado, os propósitos, valores, desafios, assim como, a situação financeira e os objetivos. Em um pequeno negócio, esse tipo de avaliação pode ser realizada juntamente com os líderes e colaboradores internos.


Os instrumentos que normalmente são utilizados na avaliação de empresas são:

  • Demonstrativos de resultados (DRE);

  • Fluxos de caixa;

  • Balanços patrimoniais;

  • OKRs;

  • Pesquisas de mercado e concorrência;

  • Aplicação de diagnóstico empresarial; etc.


Aplicado aos pequenos negócios


As empresas devem adotar o planejamento estratégico para implantar organização, direcionamento e controle; maximizar seus objetivos; minimizar suas deficiências e proporcionar a eficiência.


Etapas necessárias para se colocar em prática o planejamento estratégico:

  • Definir o negócio: dar um significado único para as suas atividades da empresa, a fim de evitar que ela seja percebida de maneira imprecisa;

  • Definir a visão de futuro: com o propósito de criar a imagem da empresa em um estado futuro ambicioso e desejável, relacionando essa imagem com a máxima satisfação dos clientes;

  • Definir a missão: Missão tem como origem o vocábulo “mittere”, que significa, a que foi enviado. É a razão de ser da empresa;

  • Definir os valores ou princípios filosóficos que regem as ações e decisões da empresa, segundo os quais ela age.

Com base nas definições do negócio, visão, missão e princípios filosóficos da empresa, os seus líderes, juntamente com sua equipe de colaboradores, realizaram uma análise do ambiente.


Inicialmente as equipes deverão avaliar os fatores internos do ambiente organizacional, segmentando-os em pontos fortes e pontos fracos, avaliando, dentre outros aspectos: a estrutura organizacional; as práticas funcionais; os fluxos de informações; a gestão financeira e o controle da gestão.


Considerando-se que a empresa está inserida em um sistema mais amplo e é influenciada pelo entorno do qual faz parte, pois é afetada pelas transformações do entorno e contribui também pelo processo de transformação deste entorno, após analisar o ambiente interno, a liderança e componentes da empresa, dentro de um processo de planejamento estratégico, deverá proceder à análise do seu ambiente externo.


Para isso, é preciso observar o seu macro-entorno, constituído dos aspectos econômicos, sociais, políticos, legais, ecológicos, tecnológicos e culturais, bem como o entorno da empresa, que são aspectos externos que influenciam o seu comportamento, composto por clientes, competidores e fornecedores.


Na análise do ambiente externo avaliam-se as ameaças e oportunidades.


Feitas as análises do ambiente interno e ambiente externo, devem-se estabelecer estratégias de longo prazo:

  • Conjunto de ações que se pretende desenvolver num horizonte temporal acima de 02 anos;

  • Planos de curto prazo: conjunto de ações que se pretende desenvolver num horizonte temporal de 01 a 02 anos;

  • As Metas: quantificação das ações dos planos para o cumprimento da missão da empresa.

Concluído o planejamento estratégico, resta monitorá-lo sistematicamente para que as empresas não voltem a ser levadas ao cotidiano caracterizado pela urgência e pela realização de atividades que não dão sentido à sua existência e que ainda ameacem a sua permanência em um mercado altamente competitivo.


Alguns objetivos que podem ser almejados pelos gestores de pequenos negócios e microempreendedores:

  • Vender mais e obter maiores lucros;

  • Ampliar a equipe;

  • Expandir o mercado de atuação, com abertura de franquias ou vendas no comércio exterior;

  • Adotar um novo modelo de negócio;

  • Desenvolvimento de novos produtos e serviços, etc;

A partir dos resultados obtidos, os gestores devem analisar os objetivos desejados e com isso estipular estratégias e metas. O plano pode focar no aperfeiçoamento da equipe, melhoria de serviços e produtos, criação de inovações ou adoção de um novo modelo de negócio.



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