Conheça e Aplique o Diagrama de Ishikawa na sua empresa

Para ter uma boa gestão e proporcionar o melhor e mais alto rendimento dentro da sua empresa, é importante estudar caminhos que te levem ao sucesso, então acompanhe esse artigo e conheça o Diagrama de Ishikawa.

O método foi desenvolvido pelo engenheiro de controle de qualidade Kaoru Ishikawa, em 1943, e se mostra extremamente útil ao controle administrativo até hoje. A partir da identificação de um problema, ele analisa todas as várias causas para chegar a possíveis resoluções.



Conceito


O diagrama de Ishikawa se propõe a fazer o caminho de volta, do problema até a sua raiz, não só para encontrar a origem da dificuldade enfrentada, mas também para esclarecer em qual momento as coisas começaram a desandar.


Essa ferramenta de gestão é visual, também conhecida como diagrama espinha de peixe em razão de seu desenho: você traça uma reta horizontal e na ponta direita escreve qual é o problema observado em sua empresa ou departamento.


Desse eixo central semelhante à espinha dorsal do peixe partem 6 traços na diagonal (3 para cima e 3 para baixo), os 6 Ms. Eles classificam em categorias as possíveis causas do efeito indesejado sob análise.

Os 6 Ms


Exemplo prático:

Mão-de-obra

É a avaliação da equipe, buscando resposta a indagações como: os colaboradores envolvidos no processo estão qualificados? Seu desempenho está dentro do esperado? Se não, por quê? O trabalho é feito com pressa? Há falta de comprometimento?


Máquinas

As rotinas operacionais dependem delas. Então, avalie se o problema é originado por falta de manutenção nos equipamentos, maquinário obsoleto ou impróprio para a produção.


Materiais

Um bom relacionamento com os fornecedores é essencial caso você encontre causas para o problema na baixa qualidade da matéria-prima utilizada. Ela também pode ser inadequada para a fabricação do seu produto ou ser usada em volume acima do necessário.


Método

Do planejamento à execução, o que há de errado com o seu método? Estou falando de fluxo de trabalho, técnicas adotadas, entrosamento entre as atividades dos diferentes setores e orçamento insuficiente para cada um deles.


Medida

Suas métricas para controle dos processos estão corretas? Apresentam resultados discrepantes? São verificadas dentro do prazo adequado? Seus instrumentos para aferir medidas (temperatura, peso e tamanho) estão calibrados?


Meio ambiente

O ambiente corporativo é adequado para a atividade desempenhada? Excesso de barulho, calor, falta de iluminação e instalações pequenas podem ser empecilhos ao bom trabalho. Além disso, considere fatores externos à empresa, como poluição e clima instável. ​



Vantagens

O diagrama de Ishikawa estimula o pensamento criativo para trazer as inovações necessárias, aperfeiçoando processos e envolvendo toda a equipe na gestão de qualidade. Por ser uma ferramenta visual, é de fácil assimilação e acessível aos colaboradores.


Por conta dele, há uma percepção maior de melhores resultados, até porque os pontos falhos são identificados e eliminados e, assim, há contribuição para o aumento da produtividade. Ele orienta a tomada de decisões para o futuro e a adoção de estratégias eficientes a fim de se evitar os erros do passado.



E aí, vai implementar? Gostou do conteúdo e quer saber mais? Então, aproveite para descobrir como fazer Análise SWOT e sua importância para seu negócio.

56 visualizações

Posts recentes

Ver tudo