Análise SWOT: Qual sua importância para seu negócio?
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Análise SWOT: Qual sua importância para seu negócio?

Muitos empreendedores e gestores quebram a cabeça em busca de um planejamento estratégico adequado. Isso porque querem definir ações, objetivos, metas e iniciativas para direcionar a operação de seus negócios. E nessa busca por uma direção a dar para sua empresa, invariavelmente uma das ferramentas que surge em seu auxílio é a matriz SWOT.


Os 6 conceitos principais usados na análise SWOT


A sigla SWOT em inglês significa: Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats.

Essas palavras em português significam, respectivamente:

  • Forças

  • Fraquezas

  • Oportunidades

  • Ameaças

Por isso, a matriz SWOT também é chamada de análise FOFA, correspondendo às iniciais das palavras acima!


Agora é que vem o pulo do gato de como fazer uma análise SWOT e que muitos não se atentam:


A análise do ambiente interno é que determina suas forças e fraquezas. E a análise do ambiente externo é que possibilita a definição das oportunidades e ameaças.

  • Ambiente interno: usualmente o ambiente interno é definido como aquele sobre o qual a empresa tem controle. Isto é, tem como agir sobre ele. É neste domínio que você encontrará as forças e fraquezas de sua empresa.


Explicando isso de forma mais clara: como o próprio nome diz, o ambiente interno é tudo que “está dentro”, faz parte, se relaciona ou pertence a empresa. Entenda isso de uma forma ampla, uma patente, por exemplo: ela não está “dentro da empresa”, mas você tem controle sobre ela. Portanto, todos os fatores sobre os quais é possível intervir são parte do ambiente interno, como seu pessoal, maquinário, políticas de vendas, tecnologias empregadas, softwares e sistemas de gestão, frotas de veículos, rede de filiais, carteiras de clientes, a cultura organizacional, capacidade de investimento etc.



É dentro do ambiente interno que você encontrará suas forças e fraquezas:


Forças

Elementos e características de seu ambiente interno que representam uma vantagem sobre a concorrência.


Por exemplo: um hotel que tem uma excelente localização de frente para o mar e com facilidade de acesso pode considerar isso como forças.

Da mesma forma, um hospital que tem um corpo médico extremamente qualificado, assim como uma marca de roupas prestigiada e desejada pelo público têm nessas características exemplos de forças.


Fraquezas

De forma análoga, as características e elementos de seu ambiente interno que desfavorecem sua empresa em relação à concorrência são suas fraquezas.


Imagine uma fábrica de alimentos enlatados que se localiza muito distante dos grandes centros e por isso tem custos de transporte elevados; ou uma empresa aérea que tem uma frota de aeronaves antiga e por esse motivo tem mais gastos de manutenção e problemas de atrasos em seus voos.


Perceba que nesses dois exemplos a empresa tem controle sobre essas fraquezas e pode tentar mudar isso de alguma forma, mesmo que seja algo muito caro, como nesses dois casos.



Veja o que considerar no ambiente externo ao fazer a análise SWOT de uma empresa


O ambiente interno engloba fatores sobre os quais a empresa não tem controle, como o clima, taxa de juros, mudanças de legislação, câmbio, desastres naturais, políticas ambientais, guerras, embargos econômicos, crises econômicas, eleições etc.


Oportunidades

Sempre que um fator externo cria um cenário favorável para a empresa, ele representa uma oportunidade. Imagine um hotel durante as Olimpíadas no Brasil e mesmo a companhia aérea do exemplo anterior neste período dos Jogos. Isso é uma excelente oportunidade!


Ameaças

Todos os elementos ou conjunturas que criam um ambiente desfavorável para a empresa (e sobre os quais a empresa não tem controle) são ameaças para o negócio.


No caso do hotel, uma temporada de fortes tempestades e clima ruim são ameaças, assim como o aumento do preço dos combustíveis e do dólar são ameaças para a companhia aérea.


E aí, pode entender como funciona esse método de análise e viu sua importância para sua empresa? Você deve determinar como suas forças podem defender sua empresa das ameaças ou potencializar suas oportunidades. E, da mesma forma, que ações deve tomar para que suas fraquezas não potencializem ainda mais as ameaças ou prejudiquem suas oportunidades.

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