Segundo a teoria clássica do engenheiro francês Jules Henri Fayol, as funções básicas da Administração seriam: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.
Com o passar do tempo, esses princípios foram alterados, formando o que conhecemos hoje. As quatro funções administrativas utilizadas atualmente e conhecidas como PODC são: planejar, organizar, dirigir e controlar.
Perceba que a teoria clássica permanece valendo. O que aconteceu foi uma unificação em alguns termos e revisão das nomenclaturas. Dessa forma:
Comandar e coordenar foram unificados sob o termo “dirigir”;
Prever foi alterado para “planejar”.
Assim, a consagrada teoria POC3 foi substituída pela PODC pelos estudiosos da teoria neoclássica. Vamos entender cada uma das funções, agora:
Planejar
O gestor da pequena empresa deve ter clareza sobre os objetivos do seu negócio e o caminho a seguir. Onde você quer chegar com sua empresa? O que espera de resultados? Em qual prazo você espera ter esses objetivos alcançados?
Uma das atividades relacionadas ao planejamento é a definição das diretrizes estratégicas da empresa. Temos um artigo falando só sobre isso. Confere aqui:
Missão, visão e valores: como criar para a sua empresa.
Dentro dessa função administrativa, o gestor também deve ser capaz de avaliar cenários futuros, considerando as movimentações de mercado. Aqui, é muito importante que sejam utilizados dados como referência para possíveis projeções.
Isso significa que nada é “chutômetro” ou intuição. É preciso acompanhar tanto o mercado externo quanto os dados e histórico da sua empresa. Assim, você poderá fazer planejamentos assertivos e dentro da realidade.
Lembre-se de considerar, sempre, três possíveis cenários: otimista, realista e pessimista.
Organizar
Esta é a hora de pôr em prática as ações que vão permitir a realização do que foi planejado. Para isso, é preciso organizar os recursos da empresa, tanto financeiros quanto humanos.
Nessa função, o gestor define como o projeto será realizado, determina responsáveis, delega atividades e investe no que for preciso para sua conclusão.
Leia também: 5 dicas de vendas para o Dia dos Namorados
Assim, começam as metas de produtividade e eficiência. Afinal, quanto mais pessoas envolvidas, mais processos, mais desafios: cabe ao gestor manter tudo em ordem para que toda a equipe possa executar suas atividades com o maior desempenho possível.
Dirigir
Dirigir é, provavelmente, a função mais conhecida pelo gestor. Cargos de gestão estão acostumados com tarefas como delegar, acompanhar, cobrar, motivar.
É aqui que ficam as atividades relacionadas à liderança. E não são todos os chefes que sabem ser líderes. É fundamental que, além de distribuir tarefas e cobrar resultados, o líder seja capaz de inspirar seus funcionários.
Uma equipe motivada, ciente do caminho que a empresa tem a percorrer e com objetivos em comum trazem muito mais resultado ao negócio.
O termo desta função administrativa não poderia ser melhor. Para que direção segue a sua pequena empresa?
Controlar
A quarta e última função administrativa é o controle. Nenhuma empresa é sustentável sem controle de processos, documentos, equipes, indicadores, entre outros.
O gestor precisa estar de olho em relatórios e números, avaliando o desempenho, buscando soluções para os desafios e implementando a melhoria contínua.
Defina KPI's para acompanhar a evolução (ou não) dos indicadores, avaliando a performance das equipes, a qualidade das entregas, a presença da marca no mercado, enfim: tudo que possa lhe orientar para que você continue fazendo crescer os seus resultados.
Gostou do conteúdo e quer saber mais? Então, aproveite para descobrir os 5 boas práticas para uma gestão de compras eficiente.
Compartilhe!
Comments