Como melhorar a oratória
top of page

Como melhorar a oratória

Falar em público pode ser um grande desafio para muitas pessoas, especialmente aqueles mais tímidos. Muitas pessoas acreditam ser um dom que algumas pessoas carregam enquanto outras simplesmente não o possuem, mas tal afirmação não poderia estar mais equivocada. A oratória pode e deve ser aprimorada, mas você sabe ao certo o que isso significa?


O que é a oratória


Os primeiros estudos sobre a oratória remontam aos tempos da Grécia e da Roma Antiga, época em que os grandes pensadores a associavam à retórica. Juntas, a retórica e a oratória eram habilidades que davam destaque ao homem em sua vida pública.


A retórica, estudada a fundo por Aristóteles, englobava a arte de falar bem, o que se traduzia no poder de convencimento através da argumentação que o locutor tinha sobre seus ouvintes. Por sua vez, a oratória, como manifestação da retórica, é a arte de falar em público, caracterizada pela técnica e uma boa apresentação do discurso.


Assim, existem um conjunto de regras técnicas que dão origem a um discurso claro e estruturado, capaz de dar destaque ao orador. Atualmente, é uma técnica que tem recebido grande atenção por se mostrar essencial em inúmeras áreas do conhecimento, especialmente no mundo digital.


Os estudiosos das teoria da comunicação apontam que existem cinco elementos básicos no discurso:

  • Quem fala

  • O que fala

  • Com quem fala

  • Qual meio utilizado

  • Qual efeito é esperado


O diferencial de ter uma boa oratória


O domínio da oratória pode ser o grande diferencial para se destacar dentro da sua área de atuação. Se você ainda tem dúvidas sobre a importância de como melhorar a oratória, veja alguns dos principais motivos:


1. Aumenta a credibilidade do público em você

Você já ouviu alguém se expressar naturalmente em público? Sem dúvida quando você nota que um palestrante está a vontade falando para uma platéia, isso te passa a certeza de que ele tem segurança em tudo o que está falando.


2. Fundamental no mundo digital

Com os avanços tecnológicos, cada dia mais as empresas em todos os setores estão priorizando a divulgação de seu trabalho na internet. O uso dos vídeos promocionais disponibilizados nas redes sociais, muitas vezes, exige que os colaboradores da empresa estejam à frente das câmeras.


3. É uma característica essencial para um líder

Líderes são pessoas que ocupam uma posição de comando dentro de um grupo, como a empresa onde você trabalha. Se você quer chegar a uma posição como essa, terá que aprender a se comunicar com a sua equipe e a oratória trará essa habilidade.


4. Pode impulsionar carreiras profissionais

Com o mercado de trabalho competitivo atual, a capacidade de falar bem e se expressar com clareza é um diferencial.



Como melhorar a oratória


Se você ainda não sabe como melhorar a oratória, mas sabe que quer investir nessa habilidade, temos algumas dicas para compartilhar. Vamos a elas!


1.Exercícios de respiração

A respiração afeta diretamente sua voz. Quando estamos nervosos, tendemos a não fazer pausas para respirar e atropelamos as palavras. Se você quer melhorar sua oratória, esteja sempre atento a sua respiração e treine com exercícios simples. A prática de exercícios aeróbicos também ajuda, pois proporcionam uma respiração mais regulada.


2.Atenção aos gestos e postura

A linguagem corporal tem um peso muito grande na comunicação, portanto, você deve estar atento aos seus gestos e sua postura sempre. Para isso, o treino é a melhor forma de manter o seu corpo natural. Ensaie na frente do espelho para adequar a sua postura, ela deve ser natural e seus gestos devem ser leves. Tente não gesticular muito, mantendo suas mãos com movimentos moderados e sempre acima da linha da cintura.


3.A importância da boa dicção

A dicção está relacionada à clareza da sua pronúncia. Você pode fazer um trabalho com uma fonoaudióloga ou treinar com alguns exercícios em casa. Falar trava línguas é um método muito interessante, mas outra forma é falar segurando um objeto com os dentes, como uma caneta, sem deixá-la cair.


4.Evitar os sete pecados descritos por Julian Treasure

Julian Treasure, uma referência no meio da comunicação, aponta sete pecados da fala que diminuem a credibilidade de quem os pratica: fofoca, julgamento, negatividade, reclamação, inventar desculpas, exageros e dogmatismo.


Esses hábitos contribuem para afastar as pessoas de você quando você quer falar algo. Se quiser saber mais sobre ele, confira sua palestra no Ted Talk chamada “como falar de um jeito que as pessoas queiram ouvir”.



E aí, gostou do conteúdo e quer saber mais? Então, aproveite para descobrir como criar o hábito da leitura.


Compartilhe!

38 visualizações
bottom of page