Como criar o hábito da leitura

Ler é algo essencial para qualquer empreendedor que deseja alcançar o sucesso, porém nem todos conseguem ter esse hábito. De fato, os livros são excelentes mentores, sobretudo as biografias e as obras que ensinam como fazer algo (livros de marketing, gestão, vendas etc.).

A importância da leitura para os empreendedores


Por meio dos livros, conseguimos trazer grandes autores e empreendedores para o nosso lado. Observamos suas experiências e evitamos cometer erros decorrentes da falta de informação.


Além disso, os livros são um investimento necessário para quem deseja empreender.


Quanto ao investimento pecuniário, certamente ele “se paga”, considerando que o retorno financeiro de uma lição/informação que está em algum livro será muito maior do que o valor do próprio livro.


Sobre o investimento de tempo para a leitura, vale a mesma regra acima: uma informação relevante obtida em uma hora de leitura pode evitar alguns meses ou anos de tentativas e erros.


Da mesma forma, jornais, sites de notícias, revistas especializadas e outras publicações fazem com que os empreendedores se atualizem, entendam o mercado e descubram oportunidades.


Uns dizem que ler é algo chato, outros dizem que tem vontade, mas não consegue nem ao menos terminar um mísero livro de 200 páginas ou até mesmo ler até o final deste post.


Ler é necessário. Se você quer criar o hábito de ler todos os dias, é preciso ter disciplina. Além do mais, sem disciplina, você não tem liberdade.



Mas como criar o hábito da leitura?


  • Pratique a disciplina

Sim, disciplina. Aliás, se você é um bom empreendedor já deve ter uma bem desenvolvida. Caso ainda se perca nos seus horários, procrastina de vez em quando ou até mesmo não tenha disciplina nenhuma, aqui vai algumas dicas:


Planejamento: Você precisa se planejar. Eu indico que seja semanalmente, pois as chances da sua agenda mudar são menores do que se planejar mensalmente. Use uma agenda, um papel, um planner ou o celular e anote tudo que irá fazer na semana, distribuindo em horários. No seu planejamento coloque os horários que você deseja ou tem tempo para ler o seu livro, seja no horário que está no transporte, no almoço e etc. simplesmente anote! IMPORTANTE: você precisa deixar sua agenda em algum lugar que você sempre vai ver.


  • Escolha um livro

É meio óbvio, já que você está lendo esse post para “aprender” a ler um livro. Mas o que quero dizer com “escolha um livro” é você escolher um livro do seu interesse e que não seja algo com uma escrita mais antiga, como os livros do Machado de Assis, pois pode ser que você perca o interesse logo nas primeiras páginas. Eu indico você escolher livros de fantasia, que são os mais fáceis de ler, e assim se interessar em terminá-lo.


  • Determine quantas páginas quer ler por dia

Determinar uma meta te ajuda a concluir metas. Simples. Um jeito fácil de calcular suas páginas é calcular quantas páginas tem o livro que você vai ler. Por exemplo: se meu livro tem 300 páginas e uma semana tem 7 dias, então divida 300 por 7 que é igual a 43 páginas por dia. Assim fica mais fácil de você conseguir ler seu livro em apenas 1 semana.



Tá, mas por que preciso ler livros?


Ler livros é essencial para qualquer empreendedor que almeja o sucesso. É lendo que você desenvolve pensamento crítico, aprende a pensar, aumenta seu vocabulário, melhora sua escrita e aprende muitas coisas que você não compreendia e que pode colocar em prática. Lendo você evita ser enganado. Ler é algo essencial para a vida, lendo você vive várias vidas diferentes.



E aí, gostou do conteúdo e quer saber mais? Então, aproveite para descobrir o que é backoffice e qual sua importância nos negócios.


Compartilhe!

27 visualizações