A tecnologia no varejo vem avançando a cada dia, com inovações que buscam melhorar a forma de comprar e vender. O impacto causado pelas redes sociais, dispositivos móveis e aumento do e-commerce é só a ponta do iceberg quando falamos da digitalização essencial para uma empresa crescer e se manter no mercado.
A importância da tecnologia no varejo é inegável. Se, há alguns anos, seguir as últimas tendências do setor era considerado um diferencial, hoje, acompanhar essas evoluções pode garantir a sobrevivência de um negócio.
A inovação no varejo é responsável por otimizar a rotina operacional do comércio e, ao mesmo tempo, melhorar o relacionamento das organizações com os clientes, uma vez que a experiência do consumidor é tão importante quanto o próprio produto oferecido.
Sendo assim, quais são os principais benefícios trazidos pela tecnologia?
Mais vendas e evolução da experiência do consumidor. Como citamos brevemente, é fundamental trazer jornadas de compra envolventes ao seu cliente, com uma experiência encantadora e que deixará uma marca positiva em sua memória.
A tecnologia permite que o consumidor pesquise sobre a marca e se sinta familiarizado antes mesmo da compra. Investir em atendimento diferenciado, descobrir as dores do público, trazer ofertas direcionadas e fazer um acompanhamento de pós-venda faz total diferença para uma experiência de alto nível.
7 vantagens da tecnologia no varejo
1. Aumento da produtividade
Para proporcionar o melhor atendimento aos consumidores, a equipe de colaboradores deve ser treinada com a devida capacitação, além de contar com condições de trabalho adequadas.
Isso se estende à utilização de dispositivos e sistemas eficientes, seja para canal de atendimento, consulta de preços, trocas e devoluções ou formas de pagamento, que agilizam o processo e elevam a satisfação e o número de vendas.
2. Otimização de processos
Ainda nessa linha, softwares de gestão têm um papel essencial na otimização de processos e automatização de atividades, pois fazem o registro de informações, integram dados e possibilitam melhores decisões.
Ao direcionar um colaborador para tarefas de maior valor agregado, que exigem análise estratégica, ao invés de aplicar seu tempo em atividades manuais e burocráticas, o padrão de qualidade só tende a aumentar, com gargalos minimizados consideravelmente.
3. Os principais exemplos de tecnologia no varejo
Agora que você já conferiu os benefícios que o varejo 4.0 pode trazer aos negócios, deve estar pensando quais são as principais inovações que precisam estar presentes na sua empresa. Separamos algumas delas a seguir, confira!
4. Omnichannel
Adotar uma estratégia omnichannel consiste em integrar diferentes canais e pontos de contato com o consumidor. É fundamental estar presente em todas as plataformas, se adequando à forma de atuação de cada uma.
Na abordagem omnichannel, cada mídia constitui uma etapa que complementa as outras. Ou seja, a maneira de se relacionar no site da marca não é a mesma postura praticada em redes sociais, como Facebook e Instagram. A linguagem, a estética e o conteúdo são distintos para cada tipo de canal.
Vale lembrar que por mais diferentes que as plataformas sejam, é importante que o padrão de qualidade acompanhe todas e se estenda do mundo virtual ao físico e vice-versa.
Por exemplo, se um cliente em potencial tira uma dúvida por mensagem direta, ao realizar a compra em uma loja física o vendedor já conhece o consumidor e pode oferecer um tratamento diferenciado e personalizado.
5. Big data
Todas as atividades empresariais e comerciais geram dados. Ao serem armazenados, organizados e analisados corretamente, podem trazer insights poderosos e ajudarem na melhor tomada de decisão estratégica.
Entre pedidos de compras, orçamentos, balanços financeiros, ordens de serviço, resultados de vendas e históricos de campanhas de marketing, uma solução de big data é fundamental para cruzar dados e tornar um volume massivo de informações em material rico, que é eficiente em ações internas e externas.
Com um sistema dessa natureza, é possível identificar padrões de comportamento dos consumidores, mapear hábitos de compras, antever tendências, se preparar para sazonalidades e descobrir dores do público, se posicionando no mercado antes da concorrência.
6.Internet das coisas
A Internet das Coisas (IoT) tem uma ligação intrínseca com a análise de dados, sendo que sistemas e objetos podem gerar e trocar informações, capazes de enriquecer a rotina empresarial e também dos clientes.
Com aparelhos conectados em rede, a utilização da internet of things é ainda mais valiosa ao monitorar a interação dos clientes com a loja física. Por meio dessa tecnologia no varejo, é possível saber em qual área do PDV os consumidores passam mais tempo ou que tipos de produtos provocam as melhores reações.
Também é possível traçar uma segmentação mais precisa, ao relacionar faixas etárias com itens específicos e compreender quais seções atraem mais homens, mulheres e crianças, por exemplo. Tudo isso ainda pode ser somado ao envio de mensagens com novas promoções personalizadas, assim que o cliente se aproxima do ambiente.
7. Cloud computing
O cloud computing facilita o acesso e a navegação em plataformas de vendas digitais e sistemas de gestão, agilizando pontos como consulta de estoque e comparação de preços por meio de dispositivos móveis. Tudo em tempo real, basta conexão com a internet.
Outra facilidade oferecida pela computação em nuvem é a segurança de dados, que fica sob responsabilidade do operador, além da economia de espaço e manutenção que os servidores físicos normalmente exigem.
A Gigatron é a empresa ideal da tecnologia no varejo
O ERP é um sistema de gestão que possibilita o acesso a todas as informações atualizadas em tempo real, com integração de dados e setores da empresa. O software também é eficiente ao permitir a automação de processos, que incluem atividades comerciais, financeiras, fiscais e de estoque, controlando o fluxo de entrada e saída de produtos.
Ao longo deste conteúdo, explicamos a importância da implementação da tecnologia no varejo. Falamos sobre as vantagens em adotar diferentes tipos de abordagem, citando também as principais inovações responsáveis pela transformação dos processos de compra e venda. E você, já utiliza alguma delas?
Gostou do conteúdo e quer saber mais? Então, aproveite para descobrir o que é varejo omnichannel.
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