4 dicas para aumentar as vendas B2B

Quando entramos no mérito de aumentar as vendas B2B, o desafio torna-se mais complexo. Para gestores, aumentar a receita sem aumentar tanto os recursos atuais pode parecer impossível. No entanto, com boas práticas, é possível aumentar a receita.


Colocar uma empresa em uma rota de crescimento contínuo é um tanto difícil nos tempos atuais. Há tantos fatores que influenciam diretamente a existência de um negócio, e em tempos onde a economia está longe de ser estável, o desafio pela sobrevivência é ainda maior.


Quando entramos no mérito de aumentar as vendas B2B, o desafio torna-se ainda mais complexo. Para gestores, aumentar a receita sem aumentar tanto os recursos atuais pode parecer impossível.


Embora isso seja certamente um desafio, há aquela velha máxima, "em todos os grandes desafios, há oportunidades". De muitas maneiras, o fato de não poder gastar mais dinheiro, obriga a se concentrar nos esforços e recursos do momento para assim, obter os melhores resultados dentro da realidade.


Confira 4 dicas para aumentar suas vendas B2B:



1. Coloque mais foco na geração de leads qualificados


Um dos principais gargalos na área de vendas é a falta de leads. O assunto fica ainda mais delicado quando os poucos leads gerados não são qualificados para o negócio. O que gera a seguinte dúvida: prezar pela qualificação ou quantidade?


Talvez você acredite que a quantidade aumente as suas chances de aumentar suas vendas B2B. Afinal, quanto maior o número de leads, mais pessoas ouvirão sobre a sua solução e tendem a adquiri-la. Porém, gerar leads sem ser qualificado é desperdiçar o tempo do time de vendas. Pois o seu vendedor poderia conversar com um potencial cliente, enquanto conversa com um que não tem fit.


Um alto volume de leads, não é sinônimo de muitas oportunidades de vendas. Aliás, gerar leads não qualificados significa um investimento alto e com um retorno muito pequeno.


Foque em gerar leads qualificados com o seu negócio e tenha oportunidades melhores para aumentar suas vendas B2B.



2. Entenda o seu funil de vendas


As pequenas e médias empresas, geralmente operam com funis de vendas com um volume muito baixo e acham que para resolver isso, vale contratar mais vendedores.


Aumentar o número de vendedores sem considerar o volume de leads gerados mês a mês, é um gasto desnecessário. Você corre o risco de ter vendedores com bastante tempo ocioso por falta de leads. Ter mais vendedores não significa aumentar as vendas B2B. Agora, aumentar o número de leads qualificados, isso sim, significa mais vendas.


Entender como o seu funil de vendas funciona é fundamental para bater metas. Por exemplo: se você precisa fechar uma venda, você precisará de 10 leads. Para chegar em 10 leads, precisará prospectar 100 empresas. Tenha em mente que a projeção só pode ser realizada a partir de um histórico.


Faça o inverso: primeiro foque na geração de leads qualificados, no volume necessário para fechar uma venda e então, considere a possibilidade de ter mais um vendedor ao time.


Taxas de fechamento de vendas B2B mais altas permitem atingir suas metas de crescimento e o melhor: sem aumentar os custos.



3. Defina metas realistas


Entenda como funciona o seu pipeline e o seu ticket médio, assim, você será capaz de definir metas realistas aos seus vendedores.


Veja o exemplo abaixo:


Meta de vendas

Quanto minha empresa precisa crescer por mês - R$10.000/MRR

Qual é o meu ticket médio - R$2.000/MRR

Quantas vendas eu preciso fazer - 5 vendas


Meta de prospecção

Quantas vendas eu fazia antes de iniciar uma prospecção qualificada? Defino qual é a minha meta de vendas?

Quantas precisam de um novo processo de prospecção?


A meta e a projeção ajudam a você ter mais previsibilidade e a manter o fluxo de caixa estável na medida do possível.



4. Faça uma venda consultiva


A venda consultiva coloca em primeiro lugar o interesse no lead, em ajudá-lo a entender suas dores, desafios e necessidades, e assim, buscar a melhor solução. Essa consultoria venderá de forma natural a sua solução.


Se o discurso for só produto e preço, a chance do lead ficar entediado e focar em supostos defeitos da sua solução são grandes. E ainda assim, se a venda for fechada, ela será baseada nos preços e não no valor da solução, já que você não mostrou.


Para quem está vendendo aquela oportunidade, trata-se de um negócio, para quem está comprando trata-se de resolver um problema. Então por que não seguir pela linha de consultor e mostrar formas de resolver o problema de forma eficaz com estratégia?


Coloque em prática essas quatro dicas e você verá uma grande mudança no seu processo de vendas e na quantidade de oportunidades fechadas.


Nem tudo precisa envolver grandes investimentos, mas um processo bem desenhado, metas bem definidas e um time engajado com o propósito do negócio faz maravilhas para que a meta seja batida.



Gostou do conteúdo e quer saber mais? Então, aproveite para descobrir os 5 passos para um orçamento empresarial eficaz.


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