Você sabe o que é gestão de patrimônio e qual a sua importância?
top of page

Você sabe o que é gestão de patrimônio e qual a sua importância?

Você sabe o que é gestão de patrimônio? Fundamental para a tomada de decisões em relação às finanças, ela contempla uma série de aspectos patrimoniais de uma organização.


Preparamos este post pensando na grande relevância que esse tema tem. Ao longo do texto, você entenderá como essa gestão é feita, qual é a sua importância e quais são os principais benefícios que ela oferece.



O que é gestão de patrimônio e como funciona?


Antes de tudo, é necessário compreender o conceito de patrimônio. Na prática, ele consiste no resumo de tudo aquilo que uma empresa acumulou com o passar dos anos.


Portanto, gestão de patrimônio ou gestão patrimonial nada mais é do que o controle dos custos e propriedades. Na maioria das vezes, ela se dá por meio do balanço patrimonial, mas outros métodos e processos também podem ser utilizados a fim de executá-la.


Por meio dela, há como determinar a quantidade e o valor dos ativos — bens e direitos — e passivos — dívidas e deveres. Assim, é possível identificar se o patrimônio acumulado está crescendo ou caindo. O primeiro passo para isso é a realização de um inventário. Nessa etapa, é indicado categorizar os bens, catalogá-los e encontrar a melhor forma de gerenciar essas informações.


Depois disso, é preciso classificar os ativos — geralmente essa divisão é feita entre ativos circulantes e não circulantes. A primeira categoria se subdivide em disponíveis (caixa, contas-correntes e contas de aplicação) e realizáveis (clientes, produtos e estoques). A segunda, por sua vez, abrange investimentos e ativos imobilizados, como:

  • Consórcios;

  • Marcas;

  • Títulos;

  • Móveis;

  • Utensílios;

  • Máquinas;

  • Equipamentos de informática.


Qual é a sua importância?


Saber o que é gestão de patrimônio e aplicá-la no dia a dia de uma organização é uma atividade imprescindível para estabelecer um controle financeiro efetivo. Além disso, trata-se de uma aliada bastante útil para a tomada de decisões.


O gerenciamento desses aspectos também é indispensável para fazer um planejamento orçamentário preciso. Com ela, também é viável:

  • Elaborar a previsão de custos;

  • Alcançar a redução de gastos;

  • Estimar a depreciação de certos ativos.


Quais benefícios a gestão patrimonial oferece?


Veja, a seguir, alguns dos principais benefícios trazidos pela gestão do patrimônio em uma empresa:


Melhora o controle dos investimentos:

Investimentos desnecessários podem comprometer o fluxo de caixa da empresa, concorda? Ao acompanhar o patrimônio e os ativos de perto, as chances de a organização dar passos equivocados nesse sentido são menores.


Adequa a empresa às obrigações legais:

Mais do que ser importante para decisões financeiras internas, a gestão patrimonial também auxilia a organização em demonstrações contábeis e fiscais, fazendo com que ela se enquadre em relação às obrigações legais.


Protege os bens:

Uma vez que o controle é estabelecido, fica bem mais fácil identificar eventuais extravios, roubos e desvios de recursos.


Enfim, saber o que é gestão de patrimônio e aplicá-la no dia a dia da empresa é algo necessário por inúmeros motivos. Portanto, não deixe de fazê-la e aproveite as vantagens estratégicas que ela pode trazer para o seu negócio.




Compartilhe!

25 visualizações
bottom of page