Vantagens do ERP para empresas

Relembrando, sabemos que a redução de custos e a centralização das informações que estarão disponíveis online são as principais vantagens de se usar um sistema ERP. Mas, quando falamos em operacionalidade, automação, otimização, etc., há muito mais itens implícitos como vantagem que podemos desbravar.

Confira alguns deles:


Produtividade

Erros e possíveis retrabalhos, provenientes destes erros ou não, são comuns na maioria das empresas, afinal, errar é humano, como já dizia o velho ditado.


Uma operação em uma empresa envolve inúmeras ações diferentes, seja no controle do estoque, na gestão financeira, na contabilidade, vendas, etc. Assim, por existirem tantas ações, é passível e natural os inconvenientes erros.


Só que para a empresa, estes pequenos ou grandes erros podem representar um custo a mais, a perda de um negócio promissor ou outras tantas consequências indesejáveis para a organização e representam também, na maioria das vezes, uma redução produtiva drástica.


É neste momento que a maioria dos empreendedores recorrem à tecnologia como forma de minimizar erros, manter ou até mesmo aumentar a produtividade. É neste momento também que entra o sistema ERP.


Sem precisar perder tempo buscando dados que já estão presentes no sistema ERP, o empreendedor, gestor ou colaborador consegue ter um ganho de produtividade muito grande, considerando o dia a dia de trabalho.


Além disso, minimiza-se erros e, consequentemente, retrabalhos. O resultado é sua empresa funcionando a todo vapor e de forma saudável.



Economia

Já falamos aqui da benéfica relação custo benefício de se adquirir um Sistema ERP para a sua empresa, além do fato desta aquisição representar um investimento benéfico para a mesma.


No item acima, falamos de aumento de produtividade e este aumento, consequentemente, representa maiores ganhos. Maiores ganhos representam ter seu investimento de volta e fazer economia no operacional do dia a dia.


Outro ponto importante a se mencionar, é o melhor controle e gestão financeira de sua empresa. Com informações atualizadas, mais precisas e confiáveis, as tomadas de decisões são mais assertivas e bem mais rápidas. Isso também é economia.



Escalabilidade

Você pode ser um micro ou pequeno empresário, mas com certeza pensa grande e vai fazer de tudo para que seu empreendimento dê certo e cresça. É uma evolução empresarial natural, afinal, o objetivo de toda e qualquer empresa é crescer.


Assim, se estamos falando de evolução e crescimento, você precisa ter colaboradores que estejam dispostos a crescer junto com você, junto com sua empresa. Isso vale também quando nos referimos ao sistema ERP que você traz para o seu empreendimento.


Esse sistema precisa oferecer uma estrutura maleável, capaz de acompanhar a evolução natural do seu negócio e esta é, inclusive, outra das vantagens do sistema ERP: a de se adaptar rapidamente considerando a demanda da organização, ou seja, você empreendedor nunca fica na mão.



Flexibilidade

Em diferentes níveis de uma grande organização, muitas vezes o gestor de negócios precisa se deslocar de um local para outro constantemente para cumprir compromissos ou mesmo efetivar novas operações comerciais.


Ao pequeno empresário, conseguir saber o que acontece dentro de sua empresa, no setor produtivo, operacional ou de vendas, é fundamental para quem é responsável por um pequeno empreendimento.


Em ambos os casos, o sistema ERP consegue atender plenamente tais necessidades. Uma vez presente na nuvem, toda e qualquer informação da empresa pode ser acessada a partir de um dispositivo mobile, para que se possa acompanhar de perto o que acontece na empresa a qualquer momento, em qualquer lugar e também não perder nenhum negócio.



Sofisticação

O sistema ERP é a maneira mais acessível e simplificada de colocar a sua empresa no mundo moderno e da automação tecnológica. Com seus inúmeros recursos, já descritos aqui várias vezes, consegue oferecer tecnologia de ponta nos mais diferentes aspectos.



Integração

Tudo que é integrado, funciona de forma mais eficiente. Quando nos referimos a sistemas, esta eficiência pode se duplicar facilmente. É fácil de entender o porquê, afinal, uma informação isolada não serve para muita coisa.


Quando esta mesma informação completa outra, alimenta dados importantes que podem ser vitais para o negócio. Manualmente, esta integração, apesar de possível, seria humanamente difícil e dispendiosa.


Um sistema ERP permite não só a centralização de informações importantes para a empresa,como também a emissão de nota fiscal, controle de estoque, frente de caixa, logística, financeiro, contábil e muito mais em um único lugar.


Tudo isso já foi dito aqui, mas vale ressaltar devido à sua importância prática ao negócio.



Segurança

Há um item neste artigo falando exclusivamente sobre segurança de informações. Isso porque o assunto “segurança” é muito importante, em todos os níveis, principalmente da informação.


Um sistema ERP garante essa segurança, minimizando riscos de fraude ou invasão e garantindo a tranquilidade do empreendedor empresário.

13 visualizações

Posts recentes

Ver tudo