Transformação Digital: Tendência das empresas

Atualmente esse termo “Transformação Digital” vem sendo muito cogitado e especulado por empresas. Mas o que necessariamente é isso? Para que ele é usado? Por que vem sido tão cogitado ultimamente?

Basicamente, a transformação digital é o processo em que empresas usam tecnologias digitais para solucionar problemas tradicionais, como: quedas no desempenho, produtividade, agilidade e eficácia.


É um processo no qual as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados melhores. É uma mudança estrutural nas organizações, dando um papel essencial para a tecnologia.



Quais seus impactos?


A transformação digital tem grande impacto sobre a sociedade, pois hoje tudo molda-se de acordo com a tecnologia. A partir disso, se torna mais claro o valor de implementar programas de mudança nas empresas.


Por conta desta tamanha evolução digital, os serviços e produtos passaram a ser automatizados, tornando-se mais práticos e facilitando a vida das pessoas. Sendo assim, a empresa que não acompanha a tecnologia atual, começa a perder pontos severos em relação às empresas concorrentes.



Progresso


Com o intuito de obter maior praticidade e um melhor alcance, é necessário que haja etapas de desenvolvimento, para assim conseguir realizar realmente uma transformação. Sendo elas:


Digitização

Basicamente, este processo se resume na transformação de informação analógica para uma forma digital. Em outras palavras, softwares que facilitam no armazenamento de dados e na gestão da empresa.


Digitalização

A digitalização é bem mais abrangente e complexa, já que utiliza meios como Big Data (conjunto de informações presentes nos bancos de dados de servidores e empresas, que pode ser acessado e possui interligações entre si), Blockchain (um algoritmo de criptografia que garante a segurança e a confiabilidade dos eventos que registra), entre outros. Com o real objetivo de estratégia e dados para serem trabalhados em pauta, afim de garantir a mudança.


Transformação digital

O progresso em si é completado quando chega nesta etapa, pois com a digitalização em seu estado completo, novas oportunidades de mudança e evolução surgem para organizações de todo tipo.


Às vezes também é interessante mudar estruturas socioeconômicas, padrões organizacionais e até mesmo barreiras culturais para se adequar ao novo método de transformação.


Portanto, podemos dizer que a digitização é a conversão, a digitalização é o processo e a transformação digital o efeito. Sendo assim, é importante estar em constante evolução e andar lado a lado com a tecnologia, pois se ela for bem utilizada em sua empresa, resultados positivos irão surgir.



Domínios


Segundo David L. Rogers, especialista em estratégia digital, existem 5 domínios estratégicos em mutação nessa era que fazem com que possamos observar esse novo mundo mais de perto. Eles são os clientes, competição, dados, inovação e valor.


Clientes

Nesse paradigma, os clientes se conectam e interagem com a marca de forma dinâmica. Atualmente, eles estão o tempo todo influenciando reciprocamente e construindo a reputação das empresas e marcas. Através das ferramentas digitais, muda-se a maneira como os consumidores descobrem, avaliam, compram e usam os produtos, como compartilham, interagem e se mantêm conectados com as empresas.


Competição

A competição é sobre uma disputa de influência entre empresas, com modelos de negócio diferentes, onde cada uma busca a alavancagem diante do consumidor final.


Dados

Tendo ferramentas gratuitas como as mídias sociais e canais, uma empresa pode e deve utilizar essas ferramentas para o próprio marketing. Porém, não deve haver uma chuva de informações não estruturadas, que são geradas sem planejamento. Por isso, é bem importante estruturar os dados para serem utilizados corretamente, da melhor maneira possível.


Inovação

O quarto domínio da transformação digital é a inovação: o processo pelo qual novas ideias são desenvolvidas, testadas e lançadas no mercado.


Valor

Na era digital, confiar em proposta de valor imutável é semear desafios e dar vantagem para concorrentes com propostas de valores mais atraentes.

É importante prezar pelo valor, pois é isso que irá cativar a sua clientela. Caso deixe de prezar por isso, acabará perdendo clientes.


15 visualizações

FALE CONOSCO

SUPORTE TÉCNICO
(18) 98191-9001

(18) 3643-8626

COMERCIAL

(18) 98132-8386

whatsapp-(4).png
whatsapp-(4).png
logo-header.png

Gigatron Franchising - Matriz

Rua LIberdade, 1503 – Jardim São Cristóvão

Birigui, SP 16200-374

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon

ESTÁ COM PROBLEMAS?

ouvidoria@gigatron.com.br

Copyright © 2020 Gigatron Franchising. Todos os Direitos Reservados. Nota legal - Política de Privacidade