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O papel da tecnologia para viabilizar pagamentos digitais

A tecnologia é um elemento intrínseco do pagamento digital antes mesmo de falarmos da transação em si. Afinal, o método é ideal para lojas on-line e e-commerces.



No Brasil, esse nicho de mercado só vem crescendo: de acordo com levantamento da Ebit | Nielsen de 2020, as compras on-line aumentaram cerca de 47%. No entanto, PDVs podem (e devem!) adotar opções de pagamento digital, que vão servir para facilitar as operações diárias e se aproximar de um tipo de consumidor mais moderno. Afinal, viabilizar o pagamento digital não é uma mera questão estratégica, mas de sobrevivência para um negócio.


A tecnologia ocupa papel central nessa transformação, tanto servindo de meio para que as operações sejam realizadas, como de base para a gestão dos pagamentos.


Como implementar o pagamento digital?


O pagamento digital pode ser implementado de diversas formas, mas o ideal é fazer um planejamento estratégico que cubra essas questões.


Primeiro, procure entender sua capacidade financeira em relação à tamanhas inovações. Afinal, falamos de um investimento.

Há taxas recorrentes que devem ser consideradas, bem como o valor investido nas soluções que viabilizem os pagamentos digitais.


Segundo, procure entender quais métodos mais se encaixam nas necessidades do seu consumidor.

Como pontuamos durante todo este guia, não é necessário abraçar todos os tipos de pagamentos digitais. Por isso, procure saber a demanda do seu público.


Mercados de serviços de assinatura, como empresas de SaaS, podem se beneficiar do débito automático, por exemplo. Já empresas de educação podem ver melhor aderência dos clientes ao uso do boleto bancário. Para e-commerces ou supermercados, uma boa aposta é o PIX, que facilita e agiliza o pagamento para o cliente.


Terceiro, verifique a possibilidade de integração do seu negócio com os diferentes meios de pagamento.

Uma plataforma de pagamentos digitais deve ser flexível, dinâmica, contar com excelente suporte e oferecer vários níveis de segurança, tanto para sua empresa como para o cliente. E claro, deve ter um valor acessível para o seu bolso, com taxas competitivas o bastante, de forma que não comprometa seu fluxo de caixa.



Como escolher a melhor plataforma de pagamentos digitais para sua empresa?


Definir qual plataforma de pagamento digital vai ser utilizada em sua empresa é uma decisão e tanto a ser tomada.


Você sabe o bastante sobre o mercado para realizar o investimento agora?


Uma vez que você entenda quais as preferências do seu público consumidor, é hora de buscar por alternativas.


Para um PDV, por exemplo, a agilidade e segurança de dados são pilares da estratégia de pagamento digital. Portanto, na hora de escolher a plataforma, opte por uma que potencialize esses aspectos.


Além disso, procure entender o nível de serviço oferecido e como funciona o Suporte Técnico. Afinal, há arestas que devem sempre ser atenuadas quando falamos de tecnologia e inovação, por isso a fornecedora da plataforma precisa se posicionar como uma parceira do seu negócio.

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