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10 Vantagens do pagamento digital para as empresas

Os meios de pagamento eletrônico são soluções disponíveis no mercado para que sejam feitas compras em lojas presenciais ou na internet, sem que o consumidor tenha dinheiro na mão. Isso pode acontecer, por exemplo, por meio dos cartões de crédito e débito.

Alguns negócios optam por inovar e oferecer aos seus clientes um cartão próprio da loja, em que são agregados benefícios (como os programas de fidelidade) e, ao mesmo tempo, o lojista consegue diminuir o custo de trabalhar com o dinheiro físico (que pode chegar até a 1% do valor total movimentado).


Além dessas, existem outras vantagens. Para saber quais são elas, continue a leitura!


1. Redução das chances de fraude e aumento da segurança

Quem tem uma loja física e trabalha com dinheiro na mão sabe que corre o risco de ser assaltado. Dessa forma, esse método torna o seu negócio mais visado por pessoas mal intencionadas. Isso pode gerar uma insegurança à integridade física do seu pessoal e uma instabilidade financeira no seu comércio.


Trabalhar apenas com dinheiro, carnês e cheques também pode ocasionar um menor controle financeiro da operação, principalmente em relação à inadimplência. Usando um meio de pagamento eletrônico, a gestão torna-se muito mais eficiente e integrada, tornando o seu negócio mais estável no mercado.



2. Aumento da praticidade

Uma empresa que não oferece meios eletrônicos de pagamento, corre o risco de ver o seu cliente indo embora. Afinal, as pessoas buscam por facilidade na hora de fazer as compras, e, oferecer essa possibilidade, é uma excelente maneira de descomplicar e diminuir a burocracia na hora de atender o consumidor.


Aumentar as opções de pagamento também é uma maneira de deixar o serviço mais prático e cômodo para o cliente. Se o consumidor só puder efetuar o pagamento pelo cartão de débito, por exemplo, sua loja precisa ter essa alternativa. Caso contrário, ele só poderá adquirir o produto se ele sacar o dinheiro — e se você já passou por esse tipo de situação, deve imaginar que a chance de ele sair do estabelecimento e desistir da compra é muito alta.


Sendo assim, investir em diferentes formas e métodos de pagamento, facilitando a vida do consumidor, é a melhor maneira para aumentar a satisfação e fechar a venda.



3. Maior controle

Provavelmente, o seu cliente enxerga o controle como uma grande vantagem ao usar meios de pagamentos eletrônicos. No histórico da fatura, ele consegue ver exatamente quais foram as compras feitas e o valor de cada uma delas. Assim, pode se certificar de que nada foi realizado sem a autorização dele.


O controle também é uma vantagem muito grande para o dono do comércio. Você vai ter como verificar com mais facilidade:

  • Faturas geradas;

  • Clientes que precisam ser cobrados (e estabelecer padrões de cobrança);

  • Análise mais apurada para concessão de crédito;

  • Relatórios financeiros que ajudam a administrar a sua loja.


Um meio de pagamento eletrônico permite o maior controle da carteira eletrônica da empresa. A partir disso, a tarefa de gerenciar despesas e transações diárias fica muito mais simples e, consequentemente, há menores chances de você cometer erros internos relacionados ao financeiro.



4. Redução no tempo de atendimento

Outra vantagem em oferecer aos seus clientes meios de pagamentos eletrônicos, é que será possível diminuir o tempo de atendimento em sua loja. Trabalhar apenas com dinheiro exige que seja feita a contagem em cada uma das compras, tanto por parte do caixa, quanto do cliente. Usando essa solução, o valor cobrado é automatizado, fazendo com que o consumidor ganhe tempo.


Além disso, trabalhar com o crediário exige - habitualmente - a análise de crédito a cada nova emissão de carnê, diferentemente da oferta a partir do cartão próprio da loja — pois essa análise é feita na solicitação do cartão, sendo mantido um limite seguro de crédito ao cliente para demais compras na loja.


Essa margem, naturalmente, pode ser revista a qualquer tempo pelo gestor do negócio, uma vez que todas as parametrizações são adaptadas à realidade da empresa.



5. Maior atração de clientes

Se você fosse um cliente e precisasse efetuar uma compra, quais as probabilidades de optar por lugares que permitam um pagamento eletrônico? Conforme mencionado no início do texto, a prática é benéfica também por permitir o pagamento sem que o consumidor tenha o dinheiro em mãos.


Isso é algo muito comum atualmente: as pessoas optam por pagamentos via crédito ou débito, já que essas formas são mais práticas. Então, se a sua empresa não estiver preparada para atender essa grande maioria de consumidores, certamente, isso vai servir como um fator de retração. Com o mercado competitivo, você pode não ter uma segunda chance de conquistar essa parcela perdida.



6. Maior comodidade e flexibilidade para a empresa

Claro que não é só o comprador que encontra mais comodidade com os meios de pagamentos eletrônicos. Por exemplo, o pagamento que não é feito dessa forma exige o trabalho manual de contar as notas, conferir o caixa e realizar depósitos em banco. Isso oferece mais trabalho para a empresa e ainda gasta mais tempo — como tempo é dinheiro, há um gasto duplo.


Porém, não é simplesmente o processo de lidar com o dinheiro que é trabalhoso. A necessidade de contar esses valores pode tornar a sua contabilidade mais lenta, já que há mais trabalho. Quando o pagamento é eletrônico, esse valor vai direto para uma conta, muito mais prático e seguro!


Além disso, o pagamento eletrônico também é uma maneira de você receber o dinheiro mais rápido e sem grandes complicações. A tecnologia e as conexões aceleradas à internet, utilizadas nesse tipo de meio, são essenciais no momento de reconciliar e agrupar o dinheiro da transação.



7. Oportunidade de se preocupar com questões estratégicas do negócio

Como você já percebeu, introduzir meios de pagamentos eletrônicos no seu negócio reduz os custos e o tempo de determinadas operações. Com isso, você tem mais oportunidade de investir e se preocupar com questões estratégicas que vão impactar no crescimento do seu negócio.


Já pensou em criar um canal de vendas pela internet? Essa possibilidade pode ser aplicada até em estabelecimentos menores, desde que faça seu tipo para o seu segmento, produto ofertado e características do público-alvo.


Além disso, outra possibilidade estratégica que pode ser pensada é a integração de pagamentos com o modo online para vender produtos pela internet. Esse tipo de comércio exige uma mão de obra e infra estrutura mais enxuta — por isso, ele pode terminar sendo mais lucrativo. Outra vantagem é que você pode negociar com todo o Brasil e, assim, aumentar sua abrangência de atuação.



8. Diagnóstico do perfil do cliente

Outra vantagem de utilizar um meio de pagamento eletrônico é a possibilidade de diagnosticar o perfil do cliente. Além de verificar se ele realiza os pagamentos dentro do prazo, sem ficar inadimplente, também é possível identificar a sua frequência e o hábito do consumo.


Entender o comportamento de compra dos seus clientes é algo fundamental para oferecer sempre soluções mais ajustadas ao seu perfil e, consequentemente, aumentar a taxa de vendas. Se você verifica que o cliente compra mensalmente e possui um bom relacionamento, pode pensar em oferecer promoções e vantagens exclusivas, por exemplo. Além disso, clientes fiéis podem obter informações privilegiadas de lançamentos e novidades do seu negócio.



9. Maior segurança nos dados do cliente e da empresa

Não há como negar a importância da segurança da informação nos dias atuais. Tanto dados pessoais do consumidor como as informações sigilosas da empresa devem ser protegidas, a fim de evitar prejuízos causados por pessoas indevidas. No meio digital, uma segurança só é eficiente quando segue os princípios de:

  • Confidencialidade — garantia de que somente com autorização tenham acesso aos dados fornecidos;

  • Integridade — as características originais e meios de processamento das informações devem ser preservadas;

  • Autenticidade — os dados de fonte específica não podem sofrer mutações.

Investir em um meio de pagamento eletrônico é uma maneira de zelar pela informação do seu cliente e do seu negócio, já que o acesso e manipulação dos dados é totalmente restrito às pessoas autorizadas.



10. Facilitação nos processos de gestão

Programas avançados de pagamento eletrônico facilitam processos de gestão, de modo que o comerciante consiga administrar todas as funções dos dispositivos de pagamento do seu escritório. A partir de uma lista online, com todas as transações realizadas, é possível garantir um melhor monitoramento da entrada do dinheiro em todos os pontos da loja.


O gestor também é capaz de detectar e relatar qualquer tipo de problema com os dispositivos de pagamento eletrônico rapidamente, impedindo maiores problemas no momento do pagamento.


Diferente da gestão por meio de uma financeira, os meios de pagamento eletrônico, a partir de uma administração própria da loja, podem impulsionar a receita recorrente do negócio a partir de taxas e encargos provenientes da operação do cartão, além de ofertar aos usuários serviços financeiros interessantes, como seguro atrelado ao cartão, recarga de celular, entre outros. Não fique para trás no seu negócio e adote diferenciais como esses agora mesmo!

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