Relatórios gerenciais: conheça os mais importantes para a sua empresa
top of page

Relatórios gerenciais: conheça os mais importantes para a sua empresa

Existe uma série de relatórios gerenciais que são extremamente importantes, não só para a mensuração de resultados de sua micro ou pequena empresa, mas também como forma de auxílio nas suas tomadas de decisões.


Os relatórios gerenciais permitem que você tenha uma visão mais ampla sobre a situação de sua empresa e possa planejar-se de forma a evitar dívidas, otimizar suas atividades operacionais e assim aumentar o lucro do empreendimento.


Quer saber mais sobre relatórios gerenciais, a importância que essas ferramentas podem representar para a sua empresa e quais os relatórios gerenciais que podem ser mais relevantes para o seu negócio? Então esse artigo foi feito especialmente para você, siga com a gente!



O que são relatórios gerenciais?


Relatórios gerenciais são, portanto, documentos gerados que devem conter as informações mais relevantes sobre os processos que envolvem as atividades de uma empresa. Os relatórios gerenciais devem ter objetivos bastante claros de acordo com a necessidade de cada empresa.


O excesso de informações ou o fato de querer analisar uma grande quantidade de fatores da empresa pode prejudicar esse processo, dificultando o seu entendimento por parte dos empresários, assim como pode aumentar a margem de erros nos dados analisados.


Além dos objetivos, ao se planejar a elaboração de um relatório gerencial, também é preciso definir qual será o método utilizado, se será realizado de maneira informatizada através de um software de gestão empresarial, por exemplo, ou manualmente.



Objetivos dos relatórios gerenciais


Para se definir o objetivo de um relatório gerencial, é preciso ter em mente: o que pretende se analisar a partir das informações contidas nele?


Existem diversos fatores que podem ser analisados a partir dos relatórios gerenciais, embora os mais utilizados pelos empresários de uma forma geral, são os relatórios voltados à situação financeira de suas empresas e para o planejamento orçamentário, principalmente.


Os relatórios ligados à avaliação de desempenho, podem indicar que talvez seja o momento de contratar novos funcionários para melhorar a produtividade de sua empresa ou então fazer algumas demissões de colaboradores, que a partir dos dados analisados nos relatórios, verifica-se que o rendimento destes não está sendo satisfatório para a empresa.


Já os relatórios financeiros, por sua vez, proporcionam uma visão aprofundada de suas movimentações financeiras e mostram com clareza a origem de cada uma das receitas e despesas de seu empreendimento, facilitando a identificação de possíveis cortes no orçamento.



O que deve conter basicamente em um relatório gerencial


Com os objetivos já definidos, o próximo passo é armazenar no relatório as informações realmente importantes para a satisfação destes objetivos.


Por exemplo: se você deseja analisar as finanças da sua empresa, é imprescindível que seu relatório contenha informações referentes a todas as movimentações de entrada e saída do seu caixa, contas a pagar e a receber, para que seja possível realizar a projeção de seu orçamento empresarial, lucratividade do negócio em comparação com diferentes períodos, dentre outras informações…


Já se você deseja analisar a situação de seus produtos, é preciso obter a quantidade atualizada de cada item no estoque, histórico de entradas e saídas por produto, para que então se possa verificar quais deles são mais vendidos no mercado e quais não conseguem trazer o retorno financeiro esperado.


Essas informações podem servir como um auxílio para futuras negociações com fornecedores e também na elaboração de novas estratégias de marketing para aumentar as vendas dos produtos que possuem uma baixa demanda.



A importância dos relatórios gerenciais para a sua empresa


Os relatórios gerenciais são ferramentas extremamente valiosas para a gestão de sua empresa. A partir deles, é possível ter uma visão global de desempenho do seu empreendimento, mas também em relação à produtividade individual de cada colaborador e fazer uma projeção de demanda, dentre outros aspectos essenciais para a gestão do seu negócio.


As informações contidas nos mais variados tipos de relatórios gerenciais são extremamente importantes para que você tome decisões estratégias a partir de dados precisos e relevantes, sem espaço para achismos e com uma visão realista do empreendimento.

 

Agora vamos falar de uma forma específica a respeito de cada um dos principais relatórios que podem ser utilizados no acompanhamento dos processos de sua empresa:


Relatórios financeiros


Como já falamos anteriormente, os relatórios financeiros são sem dúvidas os mais utilizados pelas empresas de uma forma geral. Afinal, a falta de um adequado controle financeiro é uma das principais causas de mortalidade dos empreendimentos.


A partir dos relatórios financeiros, é possível enxergar com clareza a situação orçamentária de sua empresa, analisar se existe viabilidade para a realização de novos investimentos e verificar se o seu caixa está preparado para arcar com despesas futuras. Os relatórios gerenciais financeiros servem, portanto, como um alerta para a sua empresa.


Entre os relatórios financeiros, podemos citar alguns que são de grande importância para a mensuração de resultados e controle financeiro do seu negócio: DRE (Demonstrativo Resultado do Exercício) que mede a lucratividade de sua empresa em determinado período, o relatório de fluxo de caixa que faz um balanço entre todas as movimentações de entrada e saída do seu orçamento, relatório de controle de contas a pagar e a receber e o relatório orçamentário, o qual é voltado para a projeção tanto das despesas quanto das suas receitas, para que se possa planejar o orçamento empresarial em um médio e longo prazo.


Outro relatório financeiro é o de balanço patrimonial. Esse tipo de relatório demonstra como está o patrimônio financeiro de sua empresa e é absolutamente obrigatório para empresas e sociedades de uma forma geral, com exceção de empresários rurais. O relatório de balanço patrimonial deve conter informações como:

  • Ativos da empresa: são valores referentes a bens e benefícios extras;

  • Passivos: exigibilidades e obrigações;

  • Patrimônio líquido: valor da diferença entre os ativos e passivos da sua empresa;

  • Existe ainda o relatório de valor real x valor orçado da empresa.

Este relatório nada mais é do que um balanço entre o valor atual do caixa da empresa e o valor projetado a partir do registro das contas a pagar e a receber.


Fazer a análise desses valores é essencial para que a sua empresa mantenha o devido acompanhamento do caixa e possa identificar possíveis problemas de falta de capital para arcar com gastos futuros que foram projetados.


O relatório de valor real x valor orçado da empresa é, portanto, uma boa maneira para se precaver de possíveis situações de endividamento da sua empresa.



Planilha de controle Financeiro


Relatórios de vendas:

Esses relatórios possuem como objetivo não só gerenciar todas as vendas realizadas pela sua empresa em determinado período, como também para fazer uma certa projeção dos negócios futuros, baseado na média de vendas da sua empresa.


Os relatórios de vendas possibilitam uma visão abrangente a respeito dos mais diversos fatores que envolvem os seus processos de venda: clientes, vendedores, produtos, valores, formas de pagamento e período em que cada venda foi realizada, dentre outras informações…


A partir desses relatórios, é possível comparar a produtividade da sua empresa em um âmbito geral a partir dos números obtidos em diferentes períodos, assim como avaliar os seus funcionários em relação ao cumprimento das metas de vendas estabelecidas.



Relatórios de satisfação:

O relatório de satisfação pode ser voltado tanto para verificar o nível de satisfação dos clientes para com a sua empresa, quanto para a satisfação dos seus colaboradores propriamente. O relatório de satisfação de clientes é uma espécie de questionário aplicado a um determinado número de clientes da sua empresa, que avaliam fatores como os seus produtos e atendimento, dentre outros.


Esse tipo de relatório é importante para que você possa entender a aceitação da sua empresa perante a clientela e identificar possíveis aspectos que podem ser melhorados. Já o relatório de satisfação dos colaboradores, serve para identificar possíveis problemas no ambiente interno da empresa e equívocos no processo de gestão de pessoas.


A satisfação dos funcionários possui uma grande influência na produtividade de sua empresa, por isso é importante manter essa avaliação e obter o feedback de sua equipe de colaboradores.



Guia de Gestão de Equipes:

O relatório ABC de vendas tem como objetivo categorizar todas as vendas realizadas pela sua empresa tanto em relação aos produtos mais e menos vendidos, quanto aos clientes mais compradores.


Esses relatórios possuem grande importância à medida em que trazem uma visão mais aprofundada sobre quais os produtos possuem uma maior relevância no mercado, possibilitando um maior direcionamento e prioridade na negociação com fornecedores e na gestão de estoque.



Relatórios de produtividade:

Os relatórios de crescimento são mais complexos, pois analisam a evolução da sua empresa de uma forma geral, analisando diversos fatores, tais como: aumento do número de clientes e vendas, desempenho de funcionários, engajamento dos clientes com as estratégias de marketing, aumento do número de leads e acessos às redes sociais da empresa, aumento da variedade de produtos no estoque, variação do orçamento empresarial, dentre outros importantes aspectos.



Crescimento Empresarial


O ERP da Gigatron “GigaERP” possibilita a geração de uma série de relatórios extremamente essenciais para a avaliação de resultados da sua empresa que podem ser melhor visualizados pelo GigaMob, uma plataforma online. Vamos falar agora especificamente a respeito de alguns destes relatórios:


Fluxo de caixa periódico: você pode analisar todas as movimentações de entrada e saída de seu orçamento empresarial dentro do período que desejar saber;

ABC de vendas por cliente: a partir do cadastro de todas as vendas realizadas pela sua empresa, este relatório ordena os seus clientes em relação aos maiores e menores valores de compras em sua empresa;


ABC de produtos vendidos: assim como a demonstração dos clientes mais e menos ativos, o GigaERP também possibilita a identificação dos seus produtos mais e menos vendidos por meio do relatório ABC de produtos vendidos.


Vendas detalhadas: o relatório de vendas detalhadas mostra as suas vendas de uma forma bastante aprofundada, reunindo uma série de informações como valores de venda e de custo de cada uma delas, produtos vendidos, vendedores responsáveis por cada negócio, valor de comissionamento, situação da venda (pendente ou concluída), se houve descontos, dentre outras…


DRE: o Demonstrativo Resultado do Exercício mostra com clareza o quanto a sua empresa obteve de lucro em determinado período, tanto antes, quanto depois dos impostos;


Fluxo de caixa projetado: a partir do registro de suas futuras contas a pagar e a receber, você pode ter uma visão futura a respeito do seu orçamento com o relatório de fluxo de caixa projetado, que mostrará de uma forma detalha todas as movimentações futuras;


Contatos: nos relatórios de contatos, você pode analisar todo o histórico de compras de determinado cliente em sua empresa, para verificar a atividade e inatividade dos clientes. O relatório de contatos também mostra os aniversariantes do mês, para que você possa mandar mensagens de felicitações e assim criar uma certa empatia, o que pode ajudar na fidelização de sua clientela;


Conciliação bancária: mostra a comparação entre as informações financeiras registradas no sistema com o extrato bancário da sua empresa. É um relatório de extrema importância para verificar possíveis incompatibilidades nas duas contas, indicando que você se esqueceu de registrar alguma movimentação no sistema;


Portanto, os relatórios gerenciais são imprescindíveis para o gerenciamento e mensuração de resultados de sua empresa. A partir deles, você pode avaliar a situação financeira de seu empreendimento, identificar gastos excessivos, avaliar a produtividade geral do seu negócio, analisar os produtos que possuem uma maior demanda e tomar decisões estratégicas baseadas em números.


Quer ter acesso a estes relatórios gerenciais para otimizar os processos gerenciais de sua empresa? Entre em contato.




Compartilhe!

101 visualizações
bottom of page