Otimização Logística: É fácil se fizer isso de maneira inteligente
top of page

Otimização Logística: É fácil se fizer isso de maneira inteligente

Você sabe a importância da otimização logística na sua empresa? Se ainda não sabe, não se preocupe, ainda dá tempo de fazer.

Com um planejamento estruturado e adequado, é possível uma organização melhor, otimizando processos e informações, economizando tempo e cada vez gerando mais que o esperado, tudo isso é possível através da otimização logística.



Mas afinal, o que é Otimização Logística?


A otimização logística faz uso de métodos para definir a melhor solução para um problema ou dificuldade. Sendo assim, a otimização de processos logísticos é o aprimoramento das atividades, para que estas sejam mais eficientes, evitando falhas e reduzindo custos.


Por isso, é necessário que seja feita uma análise para identificar onde as melhorias podem ser realizadas, além de fazer um estudo para atender melhor aos clientes. Afinal, as operações da empresa precisam ser adaptadas para oferecer o melhor serviço para seus clientes.


Com isso, a empresa pode adequar sua logística de distribuição para desenvolver seus processos, beneficiando tanto o negócio quanto seus clientes. Essa é uma prática recomendada para se destacar em meio à concorrência, oferecendo um serviço de qualidade.


Todos estes fatores são muito importantes para que você, empresário, atenda suas demandas de forma calma, eficiente e prática.



Como por ela em prática em sua empresa?


Para que tudo se saia bem, é preciso voltar desde o início. Sim, exatamente como pensou, o planejamento.


Com um planejamento organizado, é mais fácil de instruir os demais setores de forma eficaz, que irá otimizar a produção. Veja algumas dicas:


Mapeamento de atividades

O primeiro passo a dar é mapear e delimitar as atividades. Isso deve ser feito para que seja possível entender a linha de suprimentos e como os processos se interligam. Para isso, pode ser elaborado um fluxograma, que dará uma visão ampla das atividades, ou até mesmo montar um próprio layout e cronometrar as etapas de produção.


Nessa etapa, também é preciso identificar quanto tempo leva para que cada atividade seja feita, quem é responsável pelo que e quais tecnologias são utilizadas. Deste modo, é possível entender a gestão da sua empresa e avaliar possíveis falhas.


Correção de falhas

Após identificar as falhas através do estudo do tópico anterior, é preciso analisar a melhor maneira de corrigi-las. Até mesmo as tarefas que simplesmente estejam abaixo do ideal precisam ser analisadas e aprimoradas, como a gestão de estoque, gestão empresarial, etc.


É preciso entender qual o melhor cenário, e traçar um plano para alcançá-lo. É justamente nessa etapa que o gestor deve se atentar a um estudo cuidadoso, identificando os pontos fortes e fracos de toda operação.


Monitore indicadores de desempenho

É preciso definir indicadores de desempenho logístico. Deste modo, você poderá rastrear, identificar e otimizar todos os processos.


Cada empresa possui suas particularidades e deve definir indicadores conforme seus processos. Você pode começar monitorando, por exemplo, a produção feita em tempo bom, as entregas feitas dentro do prazo, os incidentes durante o transporte, o tempo médio de entrega, entre outros.



Como a tecnologia pode te auxiliar?


Este sistema de gestão ERP proporciona uma centralização das atividades de todas as áreas da companhia. Isso torna a comunicação mais clara entre setores como estoque, compras, vendas, entre outros.


Com esse software, a empresa ganha mais eficiência no gerenciamento e controle de seu estabelecimento. Além de possibilitar a otimização da cadeia de abastecimento de seus clientes, com isso, maximizando os resultados.


Invista em tecnologia logística

Para otimizar a sua empresa de logística, é essencial investir em tecnologias que automatizam processos e forneçam ferramentas para uma melhor gestão das operações.


Um ERP, pode transformar a gestão da sua operação incorporando desde serviços até acesso a indicadores que ajudam na tomada de decisão rápida e eficiente.



E aí, gostou do conteúdo? Compartilhe!

31 visualizações
bottom of page