O que é um sistema de gestão?
top of page

O que é um sistema de gestão?

Um sistema de gestão é um programa de computador que ajuda a cuidar das atividades de uma empresa. Ele é um software inteligente que tem como objetivo facilitar as atividades do dia a dia, automatizando o máximo de processos possível.

Os resultados apresentados por um sistema de gestão extrapolam o caráter financeiro. Os benefícios podem ser representados por meio de diversos indicadores de qualidade. Veja alguns exemplos:

  • diminuição do impacto das atividades na natureza ou, em outras palavras, maior sustentabilidade na utilização dos recursos na empresa;

  • maior segurança para os funcionários;

  • melhoria nos índices de satisfação interna;

  • aumento da qualidade de vida na comunidade em que a empresa atua.

Esses são apenas alguns dos benefícios decorrentes da implementação de um sistema de gestão. Na sequência, explicarei ainda o que é ERP e CRM e apresentarei os principais motivos pelos quais um sistema de gestão é tão importante para o sucesso de um empreendimento. Continue acompanhando!



O que é Enterprise Resource Planning (ERP)?

O mais comum entre os sistemas de gestão é o Enterprise Resource Planning (ERP), a evolução da planilha de Excel. Ele serve para garantir o controle financeiro, fiscal e contábil da companhia, agregando informações sobre recebimento de receitas, pagamento de despesas e, ainda, levando em consideração o custo de tributo em cada uma das operações.


A maioria dos softwares de ERP é dividida em 3 camadas, sendo elas a aplicação, o banco de dados e o framework. Além disso, o ERP conta com 2 visões. Entenda quais são elas, a seguir.


1. Visão departamental

Essa visão permite observar a manutenção dos processos de cada departamento em uma única tela, o que torna o manuseio mais simples e seguro para os usuários. Isso porque pessoas que não estão envolvidas com dados relacionados ao cadastro de funcionários, por exemplo, não poderão acessar tais informações.


2. Visão por segmento

A visão por segmento permite a adequação do software às particularidades departamentais e suas exigências. É, então, voltada ao atendimento das necessidades específicas de ramos de atividades.


Uma clínica de odontologia, por exemplo, precisa organizar atividades de uma forma totalmente diferente de uma indústria. Em tais casos existe ainda a possibilidade de criação de módulos específicos para determinados segmentos de mercado, que são os chamados softwares de gestão vertical.



Quais são as vantagens de um sistema de gestão?

Com a delimitação de indicadores e o acompanhamento constante das métricas relacionadas à implantação de um sistema de gestão em um negócio, diversas vantagens podem ser observadas. Confira as principais:

  • aumenta a transparência;

  • diminui os riscos de acidentes de trabalho;

  • reduz a burocracia no trâmite de processos;

  • aprimora o clima organizacional da empresa;

  • reduz os danos causados ao meio ambiente;

  • torna o negócio mais competitivo e mais próximo da excelência;

  • padroniza processos em consonância aos padrões internacionais;

  • possibilita um ambiente de trabalho mais seguro, agradável e produtivo;

  • fortalece a percepção de marca entre o público interno e externo.

99 visualizações
bottom of page