Google Meu Negócio: ferramenta gratuita que ajuda a destacar sua empresa nos resultados de pesquisa
top of page

Google Meu Negócio: ferramenta gratuita que ajuda a destacar sua empresa nos resultados de pesquisa

Se você ainda não conhece a ferramenta, pode estar perdendo uma excelente oportunidade para conseguir exposição gratuita nas páginas de respostas do Google, principalmente se você tiver um pequeno negócio local.


O Google Meu Negócio é uma ferramenta que facilita que sua empresa seja encontrada na Rede de Pesquisa do Google e do Google Maps. Nela ficam disponíveis para os usuários informações como localização, horário de funcionamento, produtos, serviços, fotos e promoções da empresa.


Ter uma presença online nesta ferramenta ajuda as pessoas a encontrarem sua empresa em diversas situações de pesquisa, como pelo nome da empresa, produtos e serviços que você oferece, e em buscas por localização geográfica.


De acordo com o próprio Google, “as empresas validadas têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores”. Quando falamos de negócios locais, essa funcionalidade é ainda mais importante.



Como funciona o Google Meu Negócio


A ferramenta é na verdade um imenso diretório de empresas criado pelo Google, que vem ganhando cada vez mais espaço nas estratégias de marketing digital, principalmente naquelas voltadas para pequenos negócios locais.


Como mencionado anteriormente, o serviço é gratuito, o que sem sombra de dúvida já é um forte motivo para você cadastrar a sua empresa na ferramenta, e conseguir com isso anunciar de graça no Google em situações como páginas de pesquisa e no Google Maps.


Ao criar uma Ficha, como é chamado o perfil de uma empresa no Google Meu Negócio, você poderá cadastrar informações como:

  • Nome da empresa

  • Endereço do negócio

  • Número de telefone

  • Horário de funcionamento

  • Formas de pagamento

  • Outras informações sobre o negócio


Imagine um potencial cliente procurando por sua empresa no Google. Certamente ele está buscando por mais informações como endereço, horário de funcionamento, comentários, fotos, local, avaliações entre outros.


Com sua empresa cadastrada no Google Meu Negócio, todas essas informações são exibidas dentro do próprio Google para quem busca por ela.



As vantagens do Google Meu Negócio


A primeira vantagem é justamente conseguir uma exposição super privilegiada logo na primeira página do Google. Caso você tenha um site, ter uma presença digital na forma de ficha de empresa, certamente ajudará você a conquistar posições de destaque para outras páginas do seu site.


Uma outra grande vantagem do Google Meu Negócio é que através dele o empreendedor poderá criar um canal direto de comunicação entre a sua empresa e seus clientes que estão seguindo a sua empresa em sua ficha.


Outro benefício bastante interessante do Google Meu Negócio é que ele possui uma ferramenta de análise de informações de desempenho da sua ficha, algo como um Google My Business Analytics, que disponibiliza métricas sobre a ficha da empresa.


Analisando estes dados, você pode adquirir informações bastante valiosas sobre o seu público e o que ele realmente está buscando. Assim como se faz no Google Analytics com outras ferramentas do marketing de busca como Google Ads e SEO.


Com estas informações a empresa pode otimizar o Google Meu Negócio para que seja visível em buscas e situações que a proporcionem mais oportunidades de geração de leads e negócios finais.



Interação com os clientes


Através da ferramenta, a empresa pode responder aos comentários dos seus clientes e postar fotos que mostrem o que você faz. De acordo com o Google, “empresas que adicionam fotos às fichas recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para acessar seus websites do que as demais empresas”.


Recentemente o Google criou a possibilidade das pessoas seguirem as fichas de empresas e assim, criar um canal direto entre as empresas e as pessoas que as seguem. Resultado, ele criou uma verdadeira rede social das empresas com seus clientes.


O Google Meu Negócio é hoje em dia um canal de comunicação direta da empresa, que pode através de postagens e atualizações, estar sempre em contato com seus clientes.



Como criar sua conta no Google Meu Negócio


  1. Vá até a página inicial do Meu Negócio e clique em “comece agora”;

  2. Na página que abrir, preencha o formulário com o nome da empresa, país, endereço, código postal, categoria;

  3. Confirme as informações na próxima página, marcando a caixa em que confirma que é autorizado a gerenciar a empresa e que aceita os termos de serviço. Clique em continuar;

  4. Insira o número do seu celular. O Google enviará um SMS para confirmar a criação da conta;

  5. Digite o código enviado para o celular;

  6. Pronto! Você será direcionado para a página recém-criada da sua empresa no Google+.


Após criada a conta, você terá que fazer uma segunda verificação. Para confirmar que o endereço está correto, o Google enviará uma carta para seu endereço contendo um link e um código. Siga os passos que estão na carta e confirme seu local no Google Meu Negócio. Feito isso, você estará pronto para editar e gerenciar sua Ficha.


Você será redirecionado para a página de seu local. Lá, poderá adicionar fotos, telefones, websites, horários de funcionamento e acompanhar avaliações e resultados de pesquisa sobre sua empresa.



Concluindo, quando alinhamos as formas como o Google Meu Negócio pode ajudar à sua empresa à outras estratégias de marketing de busca, o empreendedor pode potencializar em muito sua presença digital e obter cada vez mais exposição para sua empresa. A ferramenta pode ajudá-lo a ser mais facilmente encontrado, além de permitir que se comunique com seus clientes.



436 visualizações
bottom of page