Gestão de conflitos: o que é e como executá-la com sucesso?
top of page

Gestão de conflitos: o que é e como executá-la com sucesso?

Independente de tamanho ou segmento, sabemos que não existe empresa perfeita. Mesmo que sejam colocadas em prática medidas que visam estabelecer a boa convivência entre os colaboradores, ainda assim é possível ocorrerem desavenças que afetam o clima organizacional. Por isso, dispor de uma boa gestão de conflitos faz toda a diferença nesse momento.


O que é a gestão de conflitos?


Quando se reúne um grupo de pessoas com personalidades e opiniões diferentes, naturalmente surge a possibilidade de existirem desavenças entre elas. Essa situação é bastante comum no ambiente de trabalho, pois se trata de um lugar propício para que haja divergências de ideias, insatisfações, frustrações, entre outros motivos que resultam em conflitos.


Por isso, saber lidar com os desacordos internos é de suma importância para uma empresa. Uma equipe que não está completamente alinhada e que não segue na mesma direção, dificilmente vai obter resultados positivos.


A gestão de conflitos foi a solução encontrada para minimizar esses desentendimentos, pois engloba um conjunto de ações que têm como objetivo estabelecer a harmonia entre os colaboradores da empresa. Para isso, são desenvolvidas soluções para os problemas internos que surgem ao longo do tempo e medidas preventivas, a fim de evitá-los.


Vale ressaltar que é muito importante a participação do gestor nesse processo, pois é função dele acompanhar o relacionamento entre os colaboradores e disseminar boas práticas para manter o clima organizacional.



Como ter uma gestão de conflitos eficaz?


Como mencionado, a gestão de conflitos é responsável por desenvolver ações que vão assegurar a boa convivência na empresa. Sendo assim, para garantir que seja eficiente, é necessário levar em consideração algumas medidas importantes. Confira quais são elas!


Investir na melhoria da comunicação

O diálogo ainda continua sendo a alternativa mais eficiente tanto para a resolução de conflitos quanto para a prevenção deles. Por isso, investir em meios que facilitem a comunicação entre os colaboradores é essencial. Atualmente, existem diferentes ferramentas que podem ser úteis nesse processo.


Realizar pesquisas de clima organizacional

As pesquisas de clima organizacional são ótimas ferramentas na resolução de conflitos, pois permitem que os profissionais do RH identifiquem, por meio de um conjunto de dados, as possíveis causas das desavenças ocorridas e como solucioná-las, além de permitirem saber o nível de satisfação do colaborador.


Identificar problemas comuns

Seja para evitar ou resolver um conflito, é muito importante identificar quais são os problemas comuns na empresa. Feito isso, é essencial saber como eles surgiram para que possam ser desenvolvidas medidas que vão solucionar a raiz do problema.


Investir em engajamento

Para garantir os resultados positivos da empresa, além de solucionar os conflitos, é necessário investir em medidas que geram maior engajamento dos colaboradores. Essa ação contribui para o aumento da produtividade, mantém o clima organizacional e proporciona diversos outros benefícios.


Conhecer e analisar os perfis comportamentais dos colaboradores

Cada empresa tem um objetivo, uma missão e uma visão bastante específicas. Por isso, no momento de selecionar os profissionais que farão parte da sua equipe, é muito importante conhecer o perfil comportamental do candidato por meio da análise cognitiva, a fim de verificar se ele está de acordo com o padrão da empresa.


Portanto, fica claro que a gestão de conflitos é essencial para uma administração eficiente. Além de garantir a boa convivência entre os colaboradores, é uma maneira eficaz de evitar a rotatividade de funcionários, contribuindo assim para a economia da empresa.




Compartilhe!

43 visualizações
bottom of page