Fluxo de caixa: como ele pode ajudar no controle da sua empresa

Você já imaginou fazer uma viagem em uma estrada completamente desconhecida, sem ter informações de rotas, informações de combustível e de quanto falta para o destino e somado a tudo isso sem poder utilizar um GPS? A condução de um negócio é basicamente parecido. É primordial que o empresário saiba os recursos que ele irá usar e qual caminho trilhar.

Um dos primeiros passos para trilhar esse caminho mais seguro é ter conhecimento do seu fluxo de caixa. É através dele que o empresário terá um controle financeiro de quanto entra e quanto sai em seu caixa, um controle no planejamento de gastos futuros e toda a organização financeira da empresa. O objetivo dessa ferramenta é apurar e projetar o saldo disponível para que exista sempre capital de giro, para aplicação ou eventuais gastos.



O que é fluxo de caixa

Para uma empresa, Fluxo de Caixa é o movimento de entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa, ou seja, o que você recebe e o que paga em seu negócio. Para um bom controle de fluxo de caixa, é necessário garantir registros detalhados de ganhos e gastos, com disciplina e sem erros. Em uma visão diária, semanal ou mensal, ele já oferece ao empresário métricas para verificação e análise do seu negócio.


Para tornar o processo ainda mais eficiente, todas as receitas e despesas, por menores que sejam, precisam ser registradas. É comum, em pequenas empresas, que essa organização comece por planilhas, mas o mais recomendável é avançar rumo a ferramentas mais completas, como um sistema de gestão online.


A partir desse levantamento, que é uma ação básica e indispensável de gestão financeira, é possível contar com uma verdadeira base de dados. Com ela, o dono do negócio tem os subsídios necessários para as tomadas de decisões. Isso porque, ao realizar o fluxo de caixa, ele adquire uma visão mais precisa sobre o momento financeiro da empresa. Isso significa saber, por exemplo, que aquela semana que parecia ótima para o faturamento, na realidade gerou receitas próximas das despesas.


O fluxo de caixa pode, muitas vezes, abrir os olhos do dono do negócio e trazer notícias ruins. Mas ele não é o vilão da história. O instrumento apenas reflete os resultados de suas ações de gestão financeira. Para que seja bem aproveitado e cumpra seus objetivos, o ideal é que você mantenha relatórios periódicos com os números registrados no fluxo de caixa. Eles podem ser diários, semanais, quinzenais ou mensais, dependendo da necessidade da empresa em acompanhar as movimentações financeiras. A partir da verificação do desempenho apurado, o gestor deve partir para a análise, questionando-se sobre como chegou àqueles números, tanto os negativos quanto os positivos.



Vantagens do Fluxo de Caixa

O uso e a manutenção do fluxo de caixa traz diversas vantagens, pois com ele, o dono da empresa consegue: 

  • Prever, planejar e controlar entradas e saídas em um período determinado;

  • Avaliar se o recebimento por vendas será suficiente para cobrir gastos assumidos e previstos;

  • Antecipar decisões quanto à falta ou à sobra de dinheiro;

  • Descobrir se a empresa está trabalhando com aperto ou folga financeira;

  • Ter subsídios para ajustar o preço de venda para cima ou para baixo;

  • Verificar a possibilidade de realizar promoções e liquidações;

  • Confirmar se os recursos financeiros próprios serão suficientes para tocar o negócio ou se há necessidade de buscar dinheiro extra.


Ao elaborar o fluxo de caixa, o empresário terá uma visão do presente e do futuro. É uma excelente ferramenta para avaliar a disponibilidade de caixa e a liquidez da empresa. Com essa tranquilidade, o empreendedor pode antecipar algumas decisões importantes, como a redução de despesas sem o comprometimento do lucro, o planejamento de investimentos, a organização de promoções para desencalhe de estoque, o planejamento de solicitação de empréstimos, a negociação para uma dilatação de prazo com fornecedor e outras medidas para que possíveis dificuldades financeiras possam ser evitadas ou minimizadas.




#fluxodecaixa #gestaodenegocio #gestao #empreendedorismo #gigaerp #sistemadegestao

94 visualizações

FALE CONOSCO

SUPORTE TÉCNICO
(18) 98191-9001

(18) 3643-8626

COMERCIAL

(18) 98132-8386

whatsapp-(4).png
whatsapp-(4).png
logo-header.png

Gigatron Franchising - Matriz

Rua LIberdade, 1503 – Jardim São Cristóvão

Birigui, SP 16200-374

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon

ESTÁ COM PROBLEMAS?

ouvidoria@gigatron.com.br

Copyright © 2020 Gigatron Franchising. Todos os Direitos Reservados. Nota legal - Política de Privacidade