Educação Financeira: é difícil, mas não impossível
top of page

Educação Financeira: é difícil, mas não impossível

A educação financeira é de extrema importância em um sistema capitalista, onde a falta de equilíbrio de suas contas pode acarretar em uma grande dor de cabeça. Como evitar essas complicações? Como se preparar para imprevistos? Uma empresa funciona sem uma boa gestão?

Não é fácil aplicar os aspectos fundamentais da educação financeira no dia a dia, ainda mais quando há algum gasto urgente e inesperado. Além disso, ela exige planejamento e muitas vezes demanda decisões difíceis.


Para muita gente é difícil deixar de comprar o lançamento do momento em tecnologia ou a roupa perfeita na vitrine. Portanto, em situações como essa, pense no seu futuro e nas suas metas. Educação financeira também é responsabilidade.


Os conceitos básicos consistem em atitudes como manter o equilíbrio das suas contas. Em outras palavras, economizar é um dos mandamentos mais importantes dela. Quitar dívidas antes de efetuar mais compras também faz parte da cartilha da boa educação financeira.


Falando assim até parece fácil aplicar essa tal de educação financeira, mas a gente sabe que nem sempre é possível ordenar os gastos diários como desejamos.


Um conserto no carro ali, uma despesa com saúde aqui e, quando percebemos, a intenção de planejar as economias vai por água abaixo. Por isso, para aplicar a educação financeira na sua vida, confira as dicas e os principais métodos a seguir.



1. Tenha uma reserva de emergência


Ao guardar uma determinada quantia, mesmo que pouca, você estará preparado para qualquer tipo de empecilho capaz de atrapalhar o seu planejamento.


A reserva de emergência funciona como um plano B. O ideal é utilizá-la apenas em situações realmente importantes.



2. Atualize-se sempre


Na atual era da informação, vale investir um pouco do seu tempo em dicas de como organizar as suas finanças no dia a dia. Hoje em dia existem blogs, vídeos que trazem dicas interessantes e também podcasts a respeito desse tema.



3.Aproveite os recursos tecnológicos


Você já sabe o quanto poupar é importante, então agora é hora de colocar em prática a educação financeira separando as despesas importantes das despesas supérfluas. Além disso, tenha sempre anotado o que deve ser pago e o que já foi pago no final do mês.


Para fazer todos esses planejamentos, aproveite as facilidades tecnológicas que a vida moderna proporciona. Pois é, estamos falando dos aplicativos destinados especialmente para ajudar você a administrar as suas finanças.


Um deles bastante útil, nesse contexto, é o Mobills, que é disponível para Android e iOS. Ele permite que você estabeleça metas e acompanhe mensalmente a evolução dos lucros e gastos.


Outro app é o Organizze, uma ferramenta intuitiva e gratuita. Entre as funcionalidades que ele apresenta estão os relatórios do que já foi pago, bem como a elaboração de hierarquias, permitindo que você possa ordenar quais são as suas prioridades.



4. Faça os seus projetos


Ao contar com o auxílio de um bom aplicativo de administração de contas, você pode aprimorar as técnicas de educação financeira investindo em um projeto lucrativo.


Entretanto, não há a necessidade de ser um investimento gigantesco. Pode ser um projeto online envolvendo a criação de um blog ou um canal de vídeos.


A criação de conteúdo para a web é uma maneira interessante de ganhar dinheiro falando a respeito de algum assunto que você domina e gosta. Ou, caso prefira, o seu projeto online pode ser uma loja virtual, um espaço para você vender algum produto ou serviço.


Com esses serviços importantes o seu projeto online irá adquirir um perfil mais profissional e com maior credibilidade.



5. Quitar as dívidas


Com todas as despesas e lucros devidamente em ordem com um aplicativo e com todos os planejamentos em dia, se torna mais fácil começar a sanar as suas principais pendências financeiras.


Nesse caso, é importante também evitar acumular dívidas. Não esqueça que saber fechar a carteira quando necessário faz parte da educação financeira.



Portanto, para quem deseja saber se organizar financeiramente, delegando suas contas a pagar e a receber, fica bem mais fácil obter um controle maior, gerando até lucro, pois o controle financeiro permite evitar gastos com coisas fúteis, já que está tudo devidamente planejado.




52 visualizações
bottom of page