Coronavírus – Home office com crianças: dicas para trabalhar em casa com seus filhos
top of page

Coronavírus – Home office com crianças: dicas para trabalhar em casa com seus filhos

A crise causada pelo coronavírusmudou a rotina de muitas famílias. Com a suspensão das aulas dos filhos e o pedido de isolamento social, muitos pais estão tendo o desafio de conciliar o trabalho home office com o cuidado das crianças. Abaixo listamos algumas dicas de como manter a produtividade sem deixar os pequenos de lado durante a quarentena.



Defina seu espaço de trabalho

Caso não tenha realmente um espaço reservado em sua casa, estabeleça o local do seu "escritório", uma escrivaninha ou mesmo a mesa de jantar podem ajudar nessa hora. Esse espaço deve ser apropriado para executar suas tarefas. Dessa maneira, é fundamental organizar os recursos necessários para seu trabalho, fazer um cronograma do dia, mostrando qual é o horário de começar e terminar suas atividades. Deixe claro que, quando estiver naquele espaço, estará em horário de trabalho e livre de interrupções.


Crie uma rotina

Quando o despertador tocar, é a hora de se levantar e "ir" ao trabalho, como se fosse sair de casa. Então, acorde no horário, tire o pijama e vista-se profissionalmente. Defina horários para o almoço, os intervalos e o horário de começar e terminar a trabalhar. Faça o mesmo com os pequenos. Defina horários para tarefas, brincadeiras e descanso. Pense em uma recompensa se eles se comportarem, como verem um filme juntos ou brincarem quando o trabalho terminar.


Faça intervalos para se conectar com crianças (mas não seja inflexível)

Estabeleça horários de intervalos para você poder fazer um descanso e ficar um pouco com os pequenos. Pode ser a cada 30 minutos a cada 1 hora, isso dependerá das suas tarefas. Mas é importante essa interação com as crianças e também para que você possa relaxar um pouco do stress. Nesse intervalo brinque com as crianças, faça alguma atividade física, monte um quebra-cabeça, até mesmo alguma tarefa doméstica como lavar a louça, arrumar a casa, qualquer atividade que realmente conecte vocês. Lembre-se, esse intervalo é para ficar mais próximo dos pequenos, deixe o trabalho de lado nesse intervalo, eles são a prioridade aqui. Você verá que um intervalo de 10-15 ou até mesmo 30 minutos o deixarão mais leve e produtivo.



Reveze-se com seu parceiro (a) ou familiares e amigos

Caso ambos os pais estejam fazendo home office, sugerimos que façam um revezamento para que possam alinhar trabalho e crianças. O pai trabalha por 2 horas enquanto a mãe fica com os filhos e depois o pai fica com os pequenos enquanto a mãe trabalha. Se você tem um prazo ou horário específico em que precisa estar em uma ligação, reveze-se com seu parceiro para que ele ou ela esteja encarregado de supervisionar as crianças durante esse período. Ambos precisam estar bastante alinhados para esse momento de crise.


Mantenha a calma

É preciso cuidar das próprias emoções para não afetar as crianças. A agitação dos pais pela ansiedade e medo é percebida pelos filhos e isso afeta a forma como todos se comportam.

Assim, é necessário ser honestos com eles. Conte o que está acontecendo, explique sobre os cuidados que precisamos ter em casa. É importante destacar que não precisamos transmitir medo ou preocupação excessiva, mas deixar as crianças saberem o que está acontecendo com o mundo de forma clara. Este momento é um convite para que os filhos se sintam parte da família e possam, inclusive, propor soluções para os dilemas de casa.


A crise do coronavírus não é permanente e vai passar. Não há um roteiro para trabalhar enquanto seus filhos estão em casa, e não há problema em que as coisas mudem à medida que o tempo avança, mas é importante se planejar! Trabalhar em casa, na companhia de crianças, é possível.


86 visualizações
bottom of page