Como promover um atendimento humanizado?
top of page

Como promover um atendimento humanizado?

Atualmente, os clientes não querem mais apenas comprar um produto ou serviço, eles querem ser atendidos, interagir e criar vínculos com as marcas.

Com algumas dicas é possível melhorar o seu atendimento, deixando ele mais humanizado. Quer saber como? Confira o que separamos para você!



Conheça seu público e tenha dados


Antes de tudo, para atender bem o cliente, é preciso conhecê-lo! É mais do que necessário entender a jornada do cliente, saber de suas dores, seus desejos e suas preocupações para, então, oferecer as soluções ideais.


É importante lembrar que o atendimento humanizado não exclui, de forma nenhuma, a tecnologia. É através da coleta e da reunião de dados que as equipes terão a capacidade de analisar as informações relevantes para cada atendimento.


Conte com um CRM, colete dados e entenda de verdade o seu público. A empatia e o conhecimento são as chaves para um atendimento humanizado e personalizado.



Crie uma cultura de excelência


A excelência no atendimento e no relacionamento deve ser mais do que uma tarefa na empresa, deve ser uma cultura interna.


É preciso que os colaboradores entendam verdadeiramente a importância do cliente e ajam para que o atendimento humanizado seja sempre prioridade.


Entender os contextos do atendimento é essencial para se colocar no lugar do usuário e resolver realmente as necessidades dele. Por isso, entender a jornada do cliente é essencial para que essa cultura seja colocada em prática.



Tenha diversos pontos de contato


O cliente precisa se sentir à vontade para escolher por onde quer entrar em contato com a empresa. Dessa forma, é essencial ter diversos pontos de contato, mas é preciso que eles funcionem de verdade e que todos estejam alinhados.


De nada adianta um cliente entrar em contato através da rede social, não ter o problema resolvido e ter que repetir diversas vezes a situação no atendimento telefônico, não é mesmo?


A falta de unificação dos canais de relacionamento gera frustração e experiências negativas. Portanto, ofereça canais nos quais a empresa tem a capacidade de atuar e de ser eficiente.



Treine os colaboradores


São os colaboradores que têm contato com os clientes e passam os valores e a cultura da marca para o mundo externo, por isso eles devem estar muito bem preparados.


Invista em treinamentos para que as habilidades e os conhecimentos sejam sempre renovados e tenha certeza de que todos os colaboradores conheçam verdadeiramente a empresa e a imagem da marca.


Além disso, empodere as equipes para tomar decisões rápidas e para personalizar e humanizar os atendimentos.


Independente de quantas pessoas estão em seu time de atendimento, todos precisam estar bem preparados para garantir boas experiências ao cliente.



Utilize o feedback dos clientes


A opinião do cliente é de extrema importância e faz parte do atendimento humanizado. É preciso que os consumidores saibam que a empresa se preocupa com o que eles pensam e que, além de ouvir suas opiniões, implanta melhorias dentro do possível.


Incentive o feedback, busque opiniões rápidas e ouça de verdade os seus clientes. As opiniões de quem compra seu serviço ou produto fazem toda a diferença e podem oferecer novas visões.



Conclusão


A palavra da vez no que diz respeito aos clientes é relacionamento. Criar laços, oferecer um atendimento humanizado e preocupar-se com a jornada do cliente são passos essenciais para fidelizar o público, garantindo que eles voltem a fazer negócio e que influenciem outras pessoas.


Conquistar clientes é importante, mas reter os já existentes, oferecendo diferenciais com o atendimento, é essencial para manter o negócio competitivo no mercado.


O atendimento humanizado torna-se cada vez mais necessário, mesmo que em um mundo digital. É preciso ouvir o cliente, dar voz a ele e personalizar cada momento da experiência dele, mostrando sua importância para a empresa.


São os clientes que fazem as empresas funcionarem e foi-se o tempo em que eles eram tratados apenas como números. Cada usuário tem sua particularidade e é preciso que as empresas reconheçam isso.


Como você tem trabalhado o atendimento que oferece ao seu cliente?

23 visualizações
bottom of page