A provocação que eu faço é: como o marketing da sua empresa está atuando? Vocês estão investindo mais recursos em ações onde a marca fala dela mesma através de anúncios, vídeos, posts, etc., ou estão investindo mais em ações que incentivam os seus clientes a recomendarem a sua marca publicamente?
O que vocês estão fazendo para melhorar a experiência do cliente, aumentar a confiança na marca e transformar esse processo na sua principal estratégia de aquisição de novos clientes?
As estratégias de marketing precisam acompanhar essa mudança no poder da influência, que passou das marcas para os consumidores, definitivamente.
Agora é papel sim, dos profissionais de marketing, medir, controlar, criar e promover ótimas experiências, aumentando a confiança na marca ao ponto de incentivar o cliente a recomendar a marca publicamente.
Inclusive, envolvendo toda a empresa nesse desafio! Afinal, todas as áreas de uma empresa têm contato com seus clientes o tempo todo.
O novo papel fundamental do marketing na experiência do cliente
Para fazer isso, é fundamental criar uma máquina de marketing de experiência que escute os clientes ativamente, interaja com eles, analise métricas e dados e permita que a empresa atue focando nos anseios dos mesmos durante toda a jornada.
Vale reforçar que a propaganda sempre terá o seu valor, pois ela desperta o desejo pela marca. Porém, para que um consumidor seja leal a uma marca, ela precisa investir em experiência e na relação com os seus clientes.
Hoje, com o cliente detendo o poder de influenciar o desejo e a confiança na sua marca, a máquina só vai funcionar, de fato, se você o colocar no centro das decisões.
Invista mais na experiência, crie relações mais felizes com os seus clientes e, pode ter certeza, eles farão a propaganda da sua marca por você.
E aí, gostou deste artigo? O que o marketing da sua empresa está fazendo para incentivar os clientes a recomendarem publicamente a sua marca?
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