Como a tecnologia 5G pode te impactar
top of page

Como a tecnologia 5G pode te impactar

Atualmente, a tecnologia está cada vez mais buscando por inovação, sempre junto ao futuro. Dessa vez, ela surge novamente com a tecnologia 5G, já pensada em anos anteriores, que irá ser implantada em nosso país. Mas você sabe o que é? Quais serão as mudanças? Quais serão seus impactos? Será que vale a pena trocar seu chip e reformular a estrutura de telecomunicação de sua empresa? Até ao fim dessa matéria você terá uma ideia formulada, vem acompanhar!



O que é 5G?


A rede 5G é a quinta geração das redes móveis. Trata-se de um salto evolutivo em relação à rede 4G. Ela vem sendo desenvolvida para comportar o crescente volume de informações trocado diariamente por bilhões de dispositivos sem fio espalhados ao redor do mundo.


Sua missão é elevar as potencialidades da rede atual, trazendo a banda larga móvel a altíssimos padrões de velocidade de conexão e de usuários simultâneos.

Em resumo, as redes 5G prometem aos seus futuros usuários uma cobertura mais ampla e eficiente, maiores transferências de dados, além de um número significativamente maior de conexões simultâneas.


Curiosidade: As redes da 4ª geração são capazes de entregar uma velocidade média de conexão cerca de 33 Mbps. Estima-se que o 5G será capaz de entregar velocidades 50 a 100 vezes maiores, podendo alcançar até 10 Gbps.



Como ela funciona?


As redes 5G funcionam por meio de ondas de rádio, assim como todas das gerações anteriores. No entanto, o espectro coberto por esta é expressivamente maior que os anteriores.


A rede será acoplada às antenas já existentes, que serão adaptadas para funcionar em paralelo com a nova infraestrutura de conexões.


Além disso, um mecanismo inteligente das antenas 5G será responsável por focalizar o sinal de rádio. A direção do foco será determinada pela demanda de dispositivos que requisitarem conexão com a rede, otimizando, assim, a capacidade de cada antena.



Quando poderemos utilizá-la?


Até o final de 2020 o mundo pode alcançar 190 milhões de usuários na rede 5G. Estima-se que em até 2025 deve atingir cerca de 2,8 bilhões de usuários.



Quais dispositivos utilizarão a rede 5G?


Como tudo é recente e está se moldando à nova tecnologia, os receptores do sinal 5G serão lançados com preços pouco acessíveis e espera-se que ao longo dos anos fique mais barato. Estima-se que será o smartphone o primeiro dispositivo a utilizar a rede 5G.


Futuramente, é esperado que, à medida que o custo de fabricação diminua, outros dispositivos, como eletrodomésticos e wearables (pulseiras e relógios inteligentes), possam se conectar à rede. A tendência é que o 5G possa substituir até mesmo as redes residenciais de Wi-Fi.



Quais seus benefícios?

  • As redes 5G devem consumir até 90% menos energia que as redes 4G atuais;

  • Os tempos de conexão entre aparelhos móveis devem ser inferiores a 5 ms (milissegundos), face à latência de 30 ms das redes 4G;

  • O número de aparelhos conectados por área devem ser 50 a 100 vezes maior que o atual;

  • Devem ser realizados aumentos drásticos na duração da bateria de dispositivos rádio receptores.

Após a instalação da infraestrutura, a redução do consumo de energia poderá diminuir os custos futuros. O tempo de latência reduzido, por sua vez, possibilitará a comunicação entre veículos autônomos, permitirá o desenvolvimento de sistemas de segurança que evitarão acidentes automobilísticos, além de possibilitar a realização de cirurgias remotas por meio de robôs.



De que maneira o 5G pode impactar positivamente as empresas?


A rede 5G não vem só para transformar como o mundo consome internet, mas também para mudar a forma como o Brasil enxerga as telecomunicações e desenvolver este setor através do crescimento de dispositivos móveis.


Isso significa que, com o aumento de usuários conectados à rede 5G quando for implementada no Brasil, é muito importante que as empresas se preparem para esta revolução tecnológica por meio da gestão de telecom.


Dessa forma, essa gestão acaba se tornando ainda mais importante para as empresas terem maior visibilidade de quais ativos possuem de telefonia, inclusive novos dispositivos com tecnologia 5G, permitindo a praticidade e renovação, além de reduzir custos futuros.


Por isso, contar com empresas especialistas nesta solução é a melhor saída para ganhar produtividade, eficiência e visibilidade na gestão de telecom.


Agora é com você! Qual sua opinião sobre a rede 5G?

36 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page