As 6 dicas mais importantes para iniciantes em investimento
top of page

As 6 dicas mais importantes para iniciantes em investimento

Investir em algo, é sinônimo de construção. Um investimento é algo que deve ser acompanhado de perto, durante um período de tempo, para que assim possa oferecer frutos no futuro.


O primeiro passo, é saber qual é o significado do dinheiro em sua vida. É preciso compreender que ele é um facilitador para que você alcance seus sonhos, objetivos e até mesmo desfrute de uma melhor qualidade de vida.


Deste modo, é fundamental saber utilizar o dinheiro de forma correta. Para que isso seja possível, leia abaixo as principais dicas:



1. Trace objetivos


Ter objetivos bem definidos é muito importante, já que isso é algo que irá conduzir você para o que realmente deseja alcançar.


Pense nas coisas que quer realizar com aquele dinheiro que está sendo investido, pode ser destinado à estudos, uma viagem para um lugar que sempre quis visitar ou até mesmo para conquistar a tão sonhada independência financeira.


Classifique suas metas para curto, médio e longo prazo. Definir o período também é um ótimo meio para organização e para manter o foco.



2. Tenha um planejamento financeiro


Para começar investir, é fundamental construir um planejamento financeiro, que pode ser realizado através de planilhas ou aplicativos que possibilitam uma melhor organização.


Dessa forma, visualizando o seu orçamento, é possível identificar quais são seus gastos fixos e quais são supérfluos, podendo escolher onde economizar para que haja mais dinheiro para investimento.


Também é importante definir a quantia que será aplicada e com qual frequência (semanal, mensal, etc). Assim, você poderá manter uma rotina organizada, que poderá ajudar a obter melhores resultados.



3. Tenha uma reserva de dinheiro


Como investidor, é necessário estar preparado para possíveis imprevistos. Um dos primeiros passos para começar a investir, é separar uma reserva de emergência, cujo valor possa suprir suas despesas por alguns meses.



4. Acabe com as suas dívidas


Antes de começar a fazer qualquer investimento, é imprescindível quitar todas as suas dívidas - se tiver. Mesmo que os seus investimentos estejam tendo bastante rentabilidade, os juros que são cobrados pelos bancos são maiores e podem ser bastante prejudiciais.


Desta forma, acabe com as suas dívidas o mais rápido possível e aí sim dê início aos seus investimentos. Assim, tudo fluirá melhor e será mais vantajoso.



5. É preciso diversificar os investimentos


Aplicar o seu dinheiro em vários ativos é um bom meio para obter melhores resultados, independente da situação em que estiver o mercado. Além disso, a diversificação gera um maior fluxo de caixa, tendo entradas de dinheiro frequentes, referentes às aplicações.


Essas quantias podem ser utilizadas para novos investimentos, em novos ativos, o que irá gerar cada vez mais rendimentos.



6. É preciso ser paciente e organizado


É necessário ter autocontrole quando se trata de investir. É importante não tomar decisões levando em consideração suas vontades momentâneas, por isso, é fundamental traçar os seus objetivos e se manter firme neles, para que não haja distrações.


Além disso, os investimentos não trazem grandes resultados em pouco tempo. É um processo gradativo que demanda paciência. Desta forma, o melhor a se fazer é manter a calma enquanto as coisas vão fluindo.




22 visualizações
bottom of page