A importância de abrir seu CNPJ
top of page

A importância de abrir seu CNPJ

A maioria dos novos empreendedores já sabem que para ter seu negócio reconhecido e formalizado é necessário, além de outros documentos, abrir um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica). Mas você já teve a curiosidade de entender o que é CNPJ?

Assim como o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), o CNPJ é um número único, que identifica a sua empresa, dando credibilidade para você. Ficou curioso sobre benefícios? Continue lendo.


Esse documento guarda informações do seu negócio para consulta. Alguns exemplos de dados que caracterizam a empresa e podem ser obtidos por meio do CNPJ são: a identificação se o estabelecimento é matriz ou filial, o número de inscrição, a descrição da atividade, o nome, a natureza jurídica, a data de abertura, o endereço e a situação cadastral.


Ao contar com um CNPJ, sua empresa pode emitir nota fiscal, realizar compras ou mesmo contratar outros serviços. Desempenhar atividades sem esse cadastro, mesmo que sua empresa seja apenas virtual, é ilegal e pode trazer problemas com a justiça, além de prejudicar o desenvolvimento do negócio. E só para lembrar: mesmo empreendimentos online precisam do CNPJ.


O CNPJ também é necessário para conseguir financiamentos ou empréstimos empresariais, além de permitir a participação de processos rentáveis com a administração.



Veja alguns dos benefícios mais importantes de se abrir um CNPJ


Ter a empresa reconhecida legalmente

O CNPJ permite que a companhia tenha respaldo jurídico e legalidade fiscal. Por meio dele, é possível conhecer a situação da empresa e, com isso, saber se existem dívidas ou problemas com a justiça, por exemplo.


Resumindo, ele é fundamental para a credibilidade da empresa, pois costuma ser consultado por possíveis parceiros antes do fechamento de negócios importantes.



Contar com crédito bancário como pessoa jurídica

As instituições financeiras enxergam vantagens em cooperar com microempreendedores, pois é possível ofertar diversos produtos e serviços no decorrer do relacionamento.


Quanto mais tempo a empresa estiver regularizada, mais confiança ela transmite. Assim, aumentam as chances de alcançar certos benefícios. Por exemplo: é mais simples obter máquinas de cartão com taxas acessíveis, linhas de crédito para pequenas empresas, programas de incentivo econômico e até descontos com fornecedores.


Caso você escolha ser um Microempreendedor Individual (MEI), é possível, inclusive, sair da informalidade e obter os benefícios mesmo trabalhando em casa, como freelancer. Dessa forma, você pode tirar o CNPJ com muito menos burocracia e valores realmente acessíveis.



Fazer contribuição com a previdência

A aposentadoria é algo em que todos pensam em algum momento da vida. O problema é que, a menos que seja feita uma contribuição para a previdência privada, o que não é muito comum, quem trabalha na informalidade sofre a angústia de não poder contar com a aposentadoria no futuro.


No entanto, obter um CNPJ também resolve esse problema. Por meio do MEI, por exemplo, você já pode começar a contribuir para a sua aposentadoria com pequenas parcelas mensais, além de assegurar vantagens como o auxílio-doença e o auxílio-maternidade.


Outro ponto importante é a possibilidade de receber os benefícios de uma pessoa jurídica mesmo trabalhando para outras empresas, além de oferecer direitos trabalhistas aos seus funcionários.



Descontos

Quando um empresário opta por ter um documento como o CNPJ, pode fazer negócio diretamente com os fornecedores, sem depender de um mediador ou revendedor para isso.


Na prática, você pode pagar menos por uma matéria-prima, o que vai resultar em um lucro maior no final do mês.


E se você precisa de um veículo para realizar entregas ou demais ações relacionadas, saiba que pode pagar menos para fazer essa aquisição se entender como fazer um CNPJ.


Isso porque diversas empresas de automóveis estão oferecendo condições únicas para as empresas e a melhor forma de comprovar que você está trabalhando de forma legalizada é ter um documento como este, que é sempre emitido pelos órgãos públicos de sua cidade e/ou estado.



Juros Baixos

Por mais que tenha o total planejamento de seus gastos, pode ser necessário realizar um empréstimo ou até mesmo usar cartão de crédito para que a sua empresa não deixe de crescer.


Falando sobre os benefícios de realizar o processo de como criar um CNPJ, podemos afirmar que você paga menos se optar por usar os benefícios de uma pessoa que possui um documento como este.


Isso porque diversas instituições financeiras oferecem melhores condições para empresários devido a estes aquecerem o mercado.


Mas para conseguir pagar menos, você precisa concluir o cadastro de CNPJ perante os órgãos públicos.


Com isso em mente, saiba que a formalização de sua empresa é mais que necessária para ter acesso às melhores condições de juros para realizar compras ou empréstimos.



E aí, gostou do conteúdo? Compartilhe!

155 visualizações
bottom of page