Todas empresas devem se atentar quando o assunto é fiscalização, se atentar aos mínimos detalhes para realizar operações legais ficando a par de cumprir com obrigações tributárias, contábeis e notas fiscais.
Por conta disso, para alguns empresários, a gestão fiscal pode representar uma enorme dor de cabeça. Isso acontece porque a carga tributária no Brasil é alta e muitos têm dificuldade de entregar resultados com base no planejamento estratégico da empresa.
Porém, a gestão fiscal pode ser uma excelente aliada para você administrar o seu negócio, controlar os processos e aumentar o faturamento.
O que seria Gestão Fiscal?
A gestão fiscal diz respeito a tudo o que envolve a gestão dos aspectos tributários de uma determinada empresa. Ela tem a ver com o controle e o acompanhamento das atividades associadas a tributos, de maneira a fazer com que os processos aconteçam em conformidade com a lei ao mesmo tempo em que trazem benefícios para a empresa.
Qual sua importância?
Quando o assunto é tributos, torna-se inevitável destacar o impacto que a carga tributária costuma trazer para as empresas. Além disso, existe o fato de que a nossa legislação tributária é extremamente complexa, o que dificulta ainda mais o entendimento de empreendedores sem grande experiência.
Tudo isso faz com que a dificuldade com o trabalho com impostos, taxas e afins se torne ainda maior.
Pagar mais impostos do que aquilo que é necessário é um problema que pode levar até à falência em casos extremos. Sendo assim, falar em gestão fiscal e atuar de modo a evitar prejuízos é fundamental para qualquer empreendimento.
Melhoria da Gestão
A gestão fiscal também pode ter um papel decisivo do ponto de vista administrativo do seu negócio. Com ela você consegue lidar melhor com os documentos que fazem parte do dia a dia, como as já citadas notas fiscais, que passam a ser mais bem organizadas.
Dicas para uma gestão fiscal eficiente
Registre os números da sua empresa
Para ter com o que trabalhar, uma empresa deve ter todos seus números, gastos, lucros, pois só assim é possível trabalhar com uma gestão eficiente.
Faça um acompanhamento diário dos processos
Sempre fique lado a lado com seus processos, delegue tarefas e economize tempo para realizar uma boa gestão.
Projete o fluxo de caixa por períodos
Tenha uma projeção do fluxo de caixa. Evite a previsão de números exagerados: seja realista. Leve em consideração a carteira de clientes, a situação do mercado e as perspectivas futuras.
Avalie os relatórios financeiros
Tendo uma análise do fluxo financeiro, para saber o fluxo de entrada e saída.
Utilize os recursos da tecnologia
Existem recursos capazes de dar uma visão mais abrangente do cenário contábil e financeiro da empresa. Inclusive, alguns oferecem serviço personalizado de acordo com a necessidade da empresa e soluções de TI integradas ao ERP. Afinal, você conhece nosso software GigaERP? Venha conferir.
Faça um planejamento fiscal
O planejamento é sempre recomendado em qualquer tipo de atividade. Ainda mais em relação a empresas. Você pode pensar no futuro, considerando os encargos fiscais e criar reservas para lidar com problemas naturais da atividade.
Utilize benefícios e créditos fiscais
Um bom planejamento tributário considera oportunidades legais para gerar benefícios para a empresa. Entre eles estão os chamados benefícios tributários, como utilizar créditos fiscais ou criar filiais em outros municípios.
E aí, gostou do conteúdo? Compartilhe.
Comments