6 dicas para manter o seu negócio forte mesmo em momentos de crise
top of page

6 dicas para manter o seu negócio forte mesmo em momentos de crise

As crises acontecem e trazem consigo uma onda de prejuízos, principalmente no setor econômico. Elas são inevitáveis e todos são afetados, alguns mais do que outros.



O importante nesses casos, é saber enfrentá-las para que elas não sejam tão prejudiciais. Muitos se desesperam, mas outros se previnem mediante à situação, podendo até mesmo tirar proveito dela.



1 - Reduza os seus custos fixos e gastos desnecessários


Os gastos fixos são aqueles sobre o qual você possui maior controle, portanto, são os primeiros que devem ser revisados e reduzidos. São medidas importantes a serem tomadas quando o fluxo de dinheiro que entra começa a diminuir.


Outro ponto também muito importante, é cortar os gastos supérfluos ou que podem ser adiados, o que vai fazer uma boa diferença no final do mês.



2 - Não se desespere


É fundamental manter a calma em momentos de pressão, de dificuldades. Para que seja possível passar por uma crise da melhor forma possível, esteja preparado para situações tanto positivas quanto negativas, tendo um planejamento para todo tipo de cenário, para que não haja surpresas.



3 - Não realize negócios arriscados neste momento


No momento de crise existe menos capital girando no mercado, portanto cuidado. Esse é o momento de aguardar para realizar projetos que requerem um gasto a mais, os projetos podem ser adiados. Também é importante não se arriscar nos negócios, já que uma reação negativa poderia causar um prejuízo com maior intensidade.



4 - Tente não realizar empréstimos


Mesmo com o caixa reduzido, tente não realizar empréstimos em momentos de crise. Muitas pessoas estarão precisando e irão fazer empréstimos, os bancos cientes da necessidade delas, muitas vezes irão tirar vantagem disso. Mesmo parecendo ser a melhor opção agora, não se deixe enganar, à longo prazo isso se tornará mais uma despesa mensal com juros correndo, o que não será vantajoso.



5 - Invista naquilo que for mais rentável


Uma boa estratégia é analisar quais são os seus produtos mais rentáveis, para que possa realizar um maior investimento no mesmo, pelo menos ao longo do período de crise. Isso irá colaborar para que o seu lucro fique mais alto nesse momento, colaborando para passar pela crise com mais tranquilidade.



6 - Enxergue as oportunidades


Mesmo em meio a um cenário de crise, enquanto algumas empresas passam por dificuldades e fecham suas portas, outras conseguem tirar uma melhor experiência disso através das oportunidades que podem aparecer. É um período onde a maioria vai estar muito preocupada com as dificuldades que podem aparecer, o que os faz deixar de ver também as oportunidades. Por isso, é necessário visualizar as coisas de uma forma diferente dos demais, não deixando passar algo que pode te ajudar, mesmo naquele momento.

 

Essas são algumas das medidas mais importantes que devem ser tomadas durante esse momento em que todos estão sujeitos à dificuldade financeira. Entretanto, seguindo essas 6 dicas, é possível se manter forte e estável mesmo nesse período tão delicado.




40 visualizações
bottom of page