Se você tem uma loja virtual ou negócio online, certamente já deve ter se perguntado se vale a pena investir numa estratégia de vídeo marketing.
Você provavelmente deve ter se deparado com questões do tipo:
Será que tenho os recursos necessários para criar vídeos de alta qualidade?
Vale mesmo a pena investir em vídeo na geração de leads?
Onde posso encontrar um bom editor de vídeo?
E meu público-alvo, será que eles teriam interesse em ver conteúdos nesse formato?
Será que todo esse investimento e esforço vão dar bons resultados?
Bom, a gente não tem bola de cristal para prever o futuro – mas tudo indica que vale muito a pena investir no vídeo marketing.
A vida é curta demais para deixar para amanhã. Que tal começar a trilhar seu próprio caminho em direção ao sucesso?
O que é vídeo marketing?
Antes da gente mergulhar nas estatísticas, vale a pena repassar rapidamente os tipos de conteúdo em vídeo que podem ser utilizados dentro de uma estratégia de vídeo marketing.
Vídeos explicativos: esses vídeos costumam ter uma duração bem curta e geralmente têm como objetivo principal explicar ou falar mais sobre um produto ou serviço.
Vlogs: vídeos publicados no blog da loja, que podem variar em conteúdo e duração.
Entrevistas com autoridades em um determinado assunto relevante para o público-alvo da loja.
Apresentações e comunicados: vídeos que costumam ter um tom mais “oficial” e são usados para anunciar novidades ou mudanças na loja.
Tutoriais, avaliações e demonstrações de produto: formatos que funcionam muito bem quando feitos em parceria com um digital influencer.
Gravações de transmissões ao vivo: como uma live no Instagram (esse tipo de formato pode ser reaproveitado em outros canais oficiais da loja).
Depoimentos de clientes e funcionários da marca.
Anúncios em vídeo.
Já deu para ter uma ideia do imenso potencial de uma estratégia de vídeo marketing, né?
É possível gerar leads com vídeo marketing?
Um levantamento realizado pela Optinmonster em 2019 e ainda não divulgado em português, mostrou que lojistas e empreendedores que adotaram estratégias de vídeo marketing encontraram um aumento de 66% no tráfego de leads qualificados.
Além disso, essa mesma pesquisa mostrou que as campanhas de vídeo marketing foram responsáveis por um aumento de 54% no brand awareness das marcas – e que 93% dos lojistas entrevistados indicaram que conseguiram novos clientes e aumentaram o número de compras online graças aos vídeos postados nas redes sociais.
Esse aumento significativo no número de leads qualificados se deve, em grande parte, à qualidade e à relevância dos conteúdos em vídeo compartilhados pelas marcas. Um vídeo esteticamente agradável e com uma boa mensagem, afinal, pode ser uma peça-chave para a fidelização de clientes e para o crescimento orgânico de uma loja online.
Vídeo marketing e negócios online: conclusão
Esperamos que essas 5 estatísticas sobre vídeo marketing possam te ajudar a definir se vale mesmo a pena investir numa estratégia de vídeos para a sua loja.
Para encerrar, a gente só queria destacar que você não precisa de muito dinheiro para começar a trabalhar com conteúdos e anúncios de vídeo marketing – e também não precisa contratar profissionais ou freelancers dedicados para isso.
Na verdade, muitas lojas Shopify de pequeno e médio porte estão apresentando resultados incríveis com estratégias de vídeo marketing variadas. A Baggio Café, por exemplo, contabilizou 14 mil visualizações com um vídeo rápido anunciando um novo produto; a Sallve, por sua vez, apostou num canal IGTV cheio de dicas para cuidados sobre a pele, entrevistas com pessoas inspiradoras, tutorias e avaliações de produto.
Nessa mesma linha, a Selva apostou em vídeos curtinhos para anunciar no Facebook, que mostram o antes e depois de um apartamento com os produtos da loja e destacam o design dos produtos anunciados na loja – e a Insecta Shoes vem cultivando vídeos que não anunciam produtos da marca, mas sim receitas e outras iniciativas que estão alinhadas aos valores da loja.
Gostou do conteúdo e quer saber mais? Então, aproveite para descobrir como ser criativo e trazer ganhos para o negócio.
Compartilhe!
Commentaires