5 erros que você não deve cometer ao abrir uma empresa
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5 erros que você não deve cometer ao abrir uma empresa

Muitas pessoas desejam se tornar empreendedoras, almejam ter algo próprio para gerenciar e vão mergulhando de cabeça no mundo dos negócios. Por conta disso, acabam ficando frustradas com aquilo que buscavam. Para isso não ocorrer, é importante se dedicar ao planejamento e se atentar aos possíveis erros que não devem acontecer.

Nós listamos os 5 erros que achamos primordiais para o empreendedor não cometer ao abrir um negócio. Confira a lista abaixo.



1. Não ter um plano de negócios


É um detalhe bastante preocupante, onde muitos hoje não se atentam como deveriam e acabam se prejudicando no mundo dos negócios. Sem planejamento, o investimento não fluirá o necessário, a tendência é haver mais prejuízo do que o próprio lucro, já que não haverá metas, objetivos e estratégias.



2. Não controlar o fluxo de caixa da empresa


Outro erro do novo empresário é não ter um controle sistemático do fluxo de caixa da empresa. Esse é, sem dúvida, um dos erros mais prejudiciais para a continuidade da empresa, já que pode gerar graves lacunas no orçamento, chegando ao ponto de inviabilizar o negócio.


Hoje, a tecnologia já oferece soluções automatizadas para executar esse tipo de controle. Softwares assumem a conciliação bancária, além de integrar diferentes setores do negócio, garantindo mais visibilidade sobre o seu fluxo de caixa. Investir nesse tipo de recurso desde o início pode evitar muita dor de cabeça.



3. Não se atentar à legislação


Na prática, o não atendimento às normas ou o cumprimento parcial delas pode acarretar uma série de problemas para a empresa. Inicialmente, há de se considerar que o negócio pode ficar com dívidas em aberto junto ao Fisco. Em razão disso, juros, multas e outras penalidades podem incidir, prejudicando o já enxuto orçamento da empresa.



4. Não avaliar o mercado


Quem pretende abrir um negócio precisa ter plena convicção de que entrará no mercado para competir. Logo, é fundamental ter diferenciais e atrativos que façam com que o cliente prefira utilizar os serviços/produtos da sua empresa.


Deixar de analisar o mercado é um erro fatal, pois causará um direcionamento de público equivocado. Vale mencionar que essa análise é um dos pilares do plano de negócios, é com base nessa avaliação que você pode obter dados sobre:

  • O segmento que pretende atuar;

  • Tendências e o contexto econômico desse mercado;

  • Perfil do público-alvo;

  • Fornecedores;

  • Profissionais.


5. Não investir em tecnologia e inovação


Muitos empreendedores acreditam que inovar ou investir em tecnologia é coisa de empresas grandes e renomadas, e por conta desta ideia, acabam deixando de inovar e crescer. A tecnologia é uma aliada e tanto quando o assunto é inovação e acessibilidade, hoje todos comércios ou a maioria deles têm acesso às redes sociais, onde expõem o que fazem, o que vendem.


Sendo assim, muitos a utilizam para o lucro, pois através dela se torna possível adquirir maior visibilidade e engajamento referente ao público.


Na era da informação, não se deve mais perder tempo e dinheiro com a utilização de processos manuais, lentos e burocráticos. O uso do papel está em declínio, assim como os modelos tradicionais de documentos impressos e transações presenciais.


Nesse contexto, é um grande erro não seguir pelo caminho da inovação, investindo em novas alternativas para tornar a sua empresa mais dinâmica, atualizada e eficiente, tanto interna, quanto externamente.




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