Buscar

5 Dicas valiosas para você que administra um pequeno negócio

Essas dicas são para você que possui um pequeno negócio e principalmente para você que é MEI (Microempreendedor Individual). Você sabe que precisa expandir o seu negócio e para que isso aconteça, existem algumas etapas nas quais você precisa ter consciência que podem ser grandes ativos para a sua empresa crescer.

Pensando nisso, nós elencamos as 5 principais orientações para que você possa melhorar a sua gestão e abrir as portas para o sucesso.



1. Saiba precificar o seu produto


É extremamente importante que os seus produtos sejam precificados da maneira certa. Para que isso seja possível, primeiro defina qual é o preço de custo, ou seja, quanto é gasto para que eles sejam produzidos (incluindo matéria prima, impostos, custos operacionais, entre outros tópicos). É interessante, nesse momento, saber exatamente o quanto você gastou para produzi-los, para tê-los prontos para entregar ao consumidor.


Após ter essa base, é necessário considerar também o valor que você irá obter de lucro. Sendo assim, o valor do lucro deve ser somado ao preço de custo, e nesse momento será possível saber o valor final pelo qual o produto será vendido.


Para que o seu produto final seja produzido, é necessário o seu investimento em diversos aspectos, desta forma, sabendo precificar os seus produtos da maneira certa, será possível suprir o que foi gasto com o seu investimento, além de trazer o seu retorno financeiro através do lucro.



2. Seja competitivo


É fundamental você saber quem são os seus concorrentes através de uma pesquisa de mercado. Descubra qual é o valor que eles cobram, quais são os serviços prestados e quais são os diferenciais que eles oferecem. Assim, você pode fazer um comparativo, o que irá te auxiliar no momento de definir o valor que será cobrado pelo seu produto ou serviço.


Tendo ciência dessas informações, busque melhorar todos os aspectos possíveis no seu próprio negócio. Trabalhe mais nos seus diferenciais, na qualidade daquilo que será entregue ao cliente, e, acima de tudo, mantenha sempre um preço justo, que seja coerente com aquilo que está sendo entregue e com a região na qual você está inserido.



3. Tenha metas definidas


Definir metas é imprescindível para que você tenha um planejamento de onde deseja chegar. Ao visualizar o seu objetivo com clareza, o próximo passo para alcançá-lo será estipular o que será feito ao longo do caminho.


É interessante que essas metas sejam traçadas com prazos. Por exemplo, se você possui uma média de vendas mensais, coloque como meta aumentar o número de vendas por mês. Faça isso utilizando números: se você vende 100 produtos dentro de um prazo de 30 dias, procure vender 150 produtos nos próximos 30, e trabalhe duro para conseguir alcançar o que planejou. Nesse processo, observe o que será preciso para vender mais, reproduzindo esse comportamento para conseguir elevar seus resultados.


Suas metas são basicamente as linhas que irão te conduzir. Trabalhe com base nelas, montando estratégias cada vez mais assertivas e verá que ao alcançá-las, consequentemente irá impulsionar o seu negócio cada vez mais.



4. Organize a retirada do Pró-labore


O pró-labore pode ser visto como o “salário” do gestor da empresa e deve ser retirado todos os meses como forma de remuneração do administrador. Inclusive, essa quantia deve ser considerada no preço do seu produto final.


Entretanto, é muito importante que a retirada do pró-labore seja feita de forma organizada. É bastante comum que os empresários façam as retiradas do mesmo aos poucos, sem planejamento prévio, o que muitas vezes acaba prejudicando a gestão do fluxo de caixa.


A organização é o principal aspecto para a resolução desse problema. O ideal é que as retiradas sejam feitas de maneira com que sigam um planejamento, evitando desorganização no caixa da empresa.



5. Tenha a ajuda de um contador


É essencial que todo negócio tenha um contador para lidar com a administração de aspectos como a parte tributária, de legislação e até mesmo fiscal. Isso sem dúvidas será um grande ativo para que a sua empresa funcione bem, além de abrir as portas para que você consiga crescer, garantindo a organização financeira e expandindo o seu negócio.


Esse profissional ainda traz uma proposta estratégica, sendo capaz de reduzir custos operacionais, fornecer um bom planejamento e uma documentação sempre organizada e atualizada. Portanto, mesmo se tratando de uma micro ou pequena empresa, ter um contador é, de fato, um grande benefício.


Agora que você já sabe quais são as nossas 5 dicas mais valiosas para ajudar na administração do seu pequeno negócio, procure colocá-las em execução no seu dia a dia, nós te garantimos que essas práticas serão muito importantes para ajudar na melhoria de sua administração empresarial, além de contribuir bastante para o seu crescimento.




#gestao #gestaodenegocio #empreendedorismo #pequenonegocio #mei

0 visualização

FALE CONOSCO

SUPORTE TÉCNICO
(18) 98191-9001

(18) 3643-8626

COMERCIAL

(18) 98132-8386

whatsapp-(4).png
whatsapp-(4).png
logo-header.png

Gigatron Franchising - Matriz

Rua LIberdade, 1503 – Jardim São Cristóvão

Birigui, SP 16200-374

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon

ESTÁ COM PROBLEMAS?

ouvidoria@gigatron.com.br

Copyright © 2020 Gigatron Franchising. Todos os Direitos Reservados. Nota legal - Política de Privacidade