Conceitos e definições para um Sistema de Gestão eficiente!
- Gigatron Franchising
- 11 de jan. de 2022
- 2 min de leitura
De um modo simples e objetivo, para quem ainda não está familiarizado com os termos utilizados num sistema de Gestão, destacamos a importância destes para que seja possível alcançar os resultados almejados.
Serão abordados os principais termos: Sistema de Gestão, Gestão Preventiva, Eficácia e Eficiência.

Quais os objetivos do Sistema de Gestão?
Nestes objetivos podemos incluir: estrutura organizacional, as atividades de planejamento, determinação de responsabilidades, padronização de práticas e procedimentos, mapeamento dos processos e identificação dos recursos necessários para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a organização em constante evolução.
Sistema de Gestão é um “Sistema que serve para estabelecer políticas e objetivos com a finalidade de se atingir os objetivos propostos”. Portanto, implantar um Sistema de Gestão na organização, significa favorecer o alcance de seus objetivos com eficácia e eficiência.
Como obter uma gestão mais eficaz e de forma preventiva?
Consideramos a Melhoria Contínua como sendo uma “atividade regular para aumentar a capacidade de atender requisitos”. E isso poderá ser conseguido com o aumento da eficácia e/ou da eficiência.
O processo de estabelecer objetivos e identificar oportunidades para melhoria é um processo contínuo, através do uso das constatações e conclusões de uma auditoria, da análise de dados, das análises críticas pela direção, ou outros meios que geralmente nos conduz às ações corretivas ou às ações preventivas.
O objetivo da melhoria contínua é, portanto, aumentar a probabilidade de fazer crescer a satisfação dos clientes e de outras partes interessadas.
Eficácia: planejamento alcançado
Eficácia é a “extensão na qual as atividades planejadas são realizadas e os resultados planejados, alcançados.” Isso significa fazer exatamente o que foi planejado. Cumprir o plano.
Se o planejado tem um mínimo como referência, fazer o plano ou até mais que o plano será considerado eficácia. Somente devo considerar algo ineficiente, quando o que foi planejado não tenha sido realizado ou não se alcançou os resultados previstos.
Eficiência: resultados x recursos
Eficiência é a “relação entre o resultado alcançado e os recursos usados.” Na análise de eficiência é necessário avaliar o alcance do resultado considerando os recursos aplicados.
Se você obtém o resultado previsto e “economiza” algum dos recursos disponíveis, será considerado “mais eficiente” do que aquele que também obteve o mesmo resultado mas aplicou o valor exato dos recursos disponíveis.
Então teremos várias combinações entre eficácia, eficiência, ineficácia e ineficiência. Isso dependerá do realizado em relação ao Planejado e da aplicação dos recursos para obtenção de tal resultado.
The Escorts Bijwasan Service is the ideal option for a romantic and exclusive encounter.
Your blog post really caught my attention! I had no idea this topic was so extensive and insightful. We’re currently working on Red Coral Jewelry and would love to get your thoughts and advice. To learn more about our work, please check out our website. Can’t wait for your next post and any feedback you may have!