top of page

Quais passos seguir antes de abrir uma franquia?

Antes de abrir uma franquia, alguns pontos são importantes de serem refletidos, como decidir quanto investir, analisar o lucro do negócio e em quanto tempo se terá o retorno financeiro do que foi aplicado.



Para manter o funcionamento da franquia até que ela se torne de fato rentável, é preciso ter a quantidade suficiente de capital. O risco de se gastar mais do que o planejado inicialmente existe, por isso é importante calcular o investimento inicial informado pelo franqueador e o tempo previsto para que a empresa tenha equilíbrio operacional, o capital de giro necessário e uma reserva de capital, para não correr o risco de deixar a empresa descapitalizada. Fazer uma análise da lucratividade é muito importante.


Avaliar a experiência do franqueador e como é o suporte oferecido é outro ponto a ser considerado. Quando o franqueador tem um negócio já testado, onde reproduz as mesmas condições oferecidas aos franqueados, a viabilidade do negócio é comprovada e os riscos são reduzidos. Para se obter sucesso, é preciso ter apoio em forma de treinamento e suporte operacional, então tenha isso em vista.


Entenda as exigências legais, faça a leitura da Circular de Oferta de Franquia (COF) e se informe sobre as regularidades fiscais e tributárias da empresa.


Portanto, caso ache necessário, procure a orientação de especialistas que possam ajudá-lo no processo de abrir uma franquia.


41 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page