Como já destacado nas matérias anteriores, administradores podem se valer de diferentes estratégias de gestão empresarial para qualificar processos e facilitar a sua atuação. Neste tópico, vamos trazer mais detalhes sobre as principais delas.

Análise SWOT
A técnica é creditada a Albert Humphrey, que foi líder de pesquisa na Universidade de Stanford, e avalia o quão competitiva uma empresa é perante à concorrência.
Em português, significa FOFA, de acordo com as seguintes iniciais:
Forças: pontos fortes da empresa no momento, que ampliam a sua competitividade;
Fraquezas: pontos fracos da empresa no momento, que resultam em prejuízos, maiores custos e menos vendas;
Oportunidades: perspectivas futuras na relação com o mercado;
Ameaças: riscos futuros oferecidos pela concorrência.
Em resumo, auxilia o gestor a determinar quais são os pontos positivos e negativos, projetando o que virá pela frente.
Business Model Canvas
Oferece uma análise visual dos principais departamentos de uma empresa, através de um mapa, sendo útil para criar, testar ou mesmo rever o modelo de negócio.
O Business Model Canvas, inicialmente proposto por Alexander Osterwalder, identifica as fontes de receitas, o que a empresa oferece ao mercado, qual é o seu público-alvo, como se relaciona com os clientes, os gastos inerentes ao negócio, entre outras informações relevantes.
Matriz BCG
Esse é um tipo de análise gráfica sobre o valor da empresa e das soluções que ela oferece.
Pode ser bastante útil para verificar qual a melhor estratégia a adotar para cada produto ou serviço, assim como para o próprio negócio.
A Matriz BCG, criada por Bruce Henderson para a consultoria empresarial americana Boston Consulting Group em 1970, classifica os itens conforme a sua taxa de crescimento e participação de mercado, o que permite ao gestor adotar, a partir daí, as medidas mais adequadas a cada um deles.
5W2H
O conceito, criado por profissionais da indústria automobilística japonesa, ganhou importância e passou a ser aplicado em diversos tipos de organizações e projetos. Ele estabelece uma sequência de ações para a execução de um projeto.
Seu nome deriva do inglês, considerando as iniciais para:
What (o quê)
Why (por quê)
Where (onde)
When (quando)
Who (quem)
How (como)
How much (quanto)
A resposta a cada um desses itens define as metas e as ações a adotar, considerando o que é prioritário para a empresa.
Matriz GUT
Trata-se de uma matriz de priorização de tarefas, a qual ajuda a determinar o que é mais urgente entre todas as demandas da empresa.
Charles H. Kepner e Benjamin B. Tregoe, dois especialistas em resoluções de questões organizacionais, desenvolveram essa matriz também conhecida como Matriz de Prioridades, amplamente utilizada em gestão organizacional e de projetos.
A classificação das atividades é feita a partir de uma tabela com cinco colunas. considerando: Ação, Gravidade, Urgência, Tendência e GUT (que é a nota final – quanto mais alta, maior a prioridade).
Balanced Scorecard
O BSC é definido como uma metodologia de medição e gestão de desempenho, criada pelos professores da Harvard Business School Robert Kaplan e David Norton, e é utilizado para mensurar o desempenho da empresa a partir da análise de indicadores e metas.
Parte da elaboração de um mapa estratégico até a definição de um plano de ação que é moldado sob quatro perspectivas:
Financeira
Mercado
Processos internos
5 Forças de Porter
Esse é um modelo de análise competitiva, que permite compreender melhor a concorrência e, a partir daí, estabelecer uma estratégia para superá-la.
As cinco forças competitivas de Michael Porter são:
Rivalidade com concorrentes
Entrada de novos concorrentes
Ingresso de novos produtos
Poder de negociação de fornecedores
Poder de negociação de clientes
Comments