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Plano de negócio para e-commerce

Se você está pensando em montar uma loja virtual ou então está tentando conseguir um empréstimo para o seu próximo investimento, é essencial que você saiba como fazer um plano de negócios.

Para quem não sabe, o plano de negócios é um documento no qual você, empreendedor, irá descrever e definir os aspectos mais importantes da sua ideia comercial.


No post de hoje, vamos discutir o conceito de plano de negócios e compartilhar algumas dicas sobre como escrever um documento que garanta o sucesso da sua empresa.


A vida é curta demais para deixar para amanhã. Que tal começar a trilhar seu próprio caminho em direção ao sucesso?



O que é um plano de negócios?


O plano de negócios é um documento que delimita os objetivos da sua empresa e descreve as suas estratégias para atingi-los.


Depois de ter um plano de negócios pronto, você pode usar o documento como uma ferramenta para orientar as suas decisões comerciais e, caso seja necessário, conseguir financiamentos em bancos.



Quais são as metas do plano de negócios?


É importante ter essas duas perguntas em mente, pois elas ajudarão você a se concentrar nos objetivos finais e não em etapas que podem até eventualmente serem descartadas no futuro. Além disso, definir objetivos e metas concretas também é uma forma de fornecer dados oficiais, o que aumenta a credibilidade da loja aos olhos dos investidores.



Pesquisa de mercado


Antes de começar a escrever o seu plano de negócios, reúna os conteúdos e dados relevantes que serão citados como fontes.



Estude com atenção o seu público-alvo


Uma vez que um plano de negócios pode ser utilizado para diferentes propósitos, é importante lembrar que ele será lido por leitores diferentes – ou seja: por públicos-alvo distintos.



Qual formato usar no plano de negócios?


De uma maneira geral, é possível dividir os planos de negócios em dois formatos distintos:


O plano de negócios em formato tradicional, criado para empreendedores que desejam um documento detalhado para si mesmos ou para solicitar empréstimos bancários de alto valor. É um modelo e exemplo de plano de negócios bastante formal;


O formato compacto para start-ups, ideal para empreendedores que querem criar um documento objetivo e de uma única página.


Se você está pensando em montar um plano de negócios como um documento interno da sua empresa, para já ter um plano de negócios pronto em caso de uma reunião ou nova contratação, pode ser uma boa ideia adotar o formato compacto e incluir apenas as informações mais relevantes.


No entanto, se você está se preparando para escrever um plano de negócios “oficial”, a ser apresentado em uma reunião com um investidor ou um banco, é melhor criar um que esteja de acordo com o modelo tradicional.



Plano de negócios: que tipo de dados pessoais devo inserir?


Um plano de negócios é feito para apresentar a sua empresa a pessoas interessadas em trabalhar ou investir nela, mas também deve representar a pessoa por de trás de tal empreendimento: você.


Por isso mesmo, tente responder as perguntas abaixo quando for montar o seu próprio exemplo de plano de negócios:

  • Por que eu quero abrir uma empresa/expandir a minha marca?

  • Os meus objetivos (pessoais e profissionais) estão alinhados com a minha visão comercial?

  • Qual é o tamanho da receita que eu quero gerar?

  • Como a minha formação e o meu talento estão contribuindo para o sucesso da empresa?

  • Dados de um plano de negócios

  • Montando um plano de negócios: componentes que não podem faltar

  • E então: como elaborar um plano de negócio tradicional?


Bom, de acordo com uma série de empresas norte-americanas, um plano de negócios que siga o formato tradicional deve incluir todas as dez seções abaixo, que serão discutidas em detalhes a seguir:


Até mesmo os modelos compactos começam com o sumário, então é importante seguir esse modelo de plano de negócios na hora de escrever o seu. No modelo tradicional, o sumário tem cerca de uma página e faz uma descrição breve e cativante da empresa.


Aproveite para explicar a missão da sua marca e contar um pouco sobre a história da marca, identificar o público-alvo e o segmento com o qual você trabalha, o que diferencia a sua loja das outras, estatísticas do e-commerce – e não se esqueça de estabelecer algumas projeções comerciais.


Por mais que o sumário executivo seja a primeira parte dos planos de negócios, é importante que você o escreva apenas depois de ter concluído o restante do documento.


O motivo é simples: é mais fácil retomar alguns pontos e colocá-los de forma resumida no sumário depois de já ter falado sobre eles em detalhes. Além disso, vai ser mais fácil identificar as informações que, de fato, não podem faltar na primeira página.



Descrição da empresa


A seção “descrição da empresa” é parte essencial de como montar um plano de negócios. Nela, você vai incluir dados de natureza prática, como:


Dica de especialistas: esses dados não serão usados apenas no seu plano de negócios. Eles podem ser úteis sempre que você precisar criar um novo perfil para a sua marca em redes sociais ou em apresentações formais de outra natureza. Por isso mesmo, é importante que os dados sejam coerentes.



Produtos e serviços oferecidos


Esta seção do seu plano de negócios explica, em detalhes, o tipo de produto que a loja está vendendo.


Se você está trabalhando com o dropshipping, pode usar o espaço para explicar os produtos para vender com os quais você decidiu trabalhar, o tipo de solução que esses produtos oferecem aos clientes, o preço praticado pela loja (quando comparado com os de seus concorrentes), a margem de lucro pretendida e outros detalhes de produção, processamento e entrega.



Análise de mercado


A seção de análise de mercado do seu plano de negócio é o espaço no qual você vai detalhar informações relevantes sobre a sua base de clientes – ou seja, sobre os seus clientes em potencial.


Não se esqueça de mostrar que você fez a sua pesquisa lá no momento de abertura da empresa: fale um pouco sobre a realidade do seu setor, delimite a concorrência e descreva o seu público-alvo ideal com a maior quantidade possível de detalhes.


Parte de saber como montar um plano de negócios e saber construir um texto cativante e honesto, capaz de vender a imagem da sua marca. Nesta seção, portanto, o seu foco deve ser mostrar que, mesmo em um nicho concorrido, a sua loja tem potencial para lucrar – e que por isso mesmo é um bom investimento trabalhar com você.



Marketing & Vendas


Conhecer o seu público-alvo é meio caminho andado: tanto para montar um plano de negócios como para criar uma loja de sucesso (e ganhar dinheiro na internet!).


O modelo de plano de negócios tradicional indica que, nesta seção, o ideal é mostrar quais são as estratégias de marketing digital que serão utilizadas – e em quais canais: se você quer vender pelo Instagram, se o TikTok é o canal perfeito para o seu público e por aí vai.


Também pode ser interessante incluir os horários nos quais você pretende publicar novos conteúdos nas redes sociais, pois isso demonstra seriedade e compromisso com a loja.


Como fazer um plano de negócios significa compilar dados que você talvez ainda não tenha coletado por conta própria, pode ser uma boa ideia dar uma olhadinha nos produtos e nas estratégias utilizadas por outras lojas do mesmo nicho que o seu.


Analisar as estratégias de marketing dos concorrentes, afinal, pode ser um bom exercício para descobrir como vender mais – e, de quebra, pode ajudar você a ter um plano de negócios pronto.


Uma rápida pesquisa no Google vai mostrar os seus principais concorrentes e, de quebra, os sites e os perfis nas redes sociais de cada uma dessas marcas: aproveite para ver o tipo de Stories e conteúdos que eles publicam, e também para avaliar de que forma os clientes e seguidores interagem nesses espaços.


Outro ponto importante para incluir no seu plano de negócios é mostrar de que forma você pretende conquistar e fidelizar os clientes dessas outras marcas.



Gerenciamento e operações


Outra seção relevante e já discutida por qualquer empreendedor durante o processo de abertura de empresa, a parte de gerenciamento e operações descreve não só a estrutura da sua loja, mas também os processos internos de funcionamento.


Como você já sabe o que é um plano de negócios e já viu que alguns pontos das outras seções precisarão ser retomados no sumário executivo, é bom ter em mente que esta seção também é o espaço no qual você vai indicar se a empresa é gerenciada num sistema de parceria, se é uma corporação ou se você é o único proprietário.


Se a empresa é gerida por mais de uma pessoa, faça um breve resumo de cada um; se você é o único nome por trás da marca, inclua dados como a sua profissão e formação acadêmica, pois isso ajuda a construir uma identidade mais sólida e confiável para a marca.



Solicitação de apoio financeiro


Antes de começarmos a mostrar como fazer um plano de negócios, mencionamos lá em cima que os empreendedores do dropshipping dificilmente criarão planos de negócios com o intuito de pedir um investimento para abrir uma loja – justamente porque a grande facilidade do dropshipping é o baixo investimento inicial e os lojistas costumam usar suas finanças pessoais para tal.


Contudo, a coisa muda de figura quando falamos de empreendedores que, mesmo no dropshipping, precisam de um empréstimo para expandir as operações da empresa. Nesses casos, a solicitação de apoio financeiro se transforma num momento crucial do como montar um plano de negócios.



Projeção financeira no plano de negócios


Outro elemento conhecido para quem já passou pelo processo de abertura de empresa, a projeção financeira lista a receita almejada e os gastos fixos durante o primeiro ano ou para os próximos cinco anos.


A ideia, aqui, é mostrar a futuros parceiros e investidores que a receita almejada pode gerar um bom retorno de investimento.



Projeção financeira do plano de negócios


Se você começou a ler este artigo porque queria saber como elaborar um plano de negócios para solicitar um empréstimo ou convencer um investidor a injetar um pouco de dinheiro na sua marca, esta seção do documento deve ser usada para detalhar os rendimentos e gastos mensais da empresa, a movimentação do fluxo de caixa e o pagamento de funcionários e serviços.


Mesmo que você não esteja atrás de um investimento imediato, pode ser uma boa ideia listar esses documentos e valores para seu controle financeiro empresarial.

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