Os maiores erros cometidos pelos empreendedores
top of page

Os maiores erros cometidos pelos empreendedores


A falta de planejamento tem sido a grande causa do fracasso no mundo dos negócios.

Antes de abrir uma empresa é necessário fazer um plano de negócios, verificar a viabilidade econômica, financeira e de mercado.



Seria viável também o empresário estabelecer metas e objetivos a serem alcançados e escolher o caminho que deseja percorrer e não perder o foco da missão.


Um dos maiores problemas enfrentados pelos empreendedores no início do seu negócio é a falta de clientes e de capital.


Para superar esses desafios, é necessário ficar atento e não misturar despesas pessoais com as da empresa, fazer análises da viabilidade do seu negócio, buscar capacitações e não se acomodar a qualquer progresso mínimo.


Outro erro é não pesquisar sobre o mercado em que está se inserindo. Você entrar de cabeça em um negócio que você não estudou o mercado e sua concorrência, pode te levar a um futuro incerto, muitas vezes tendo resultados negativos.


Um erro crucial é querer cuidar de tudo no seu negócio, no momento atual onde temos a tecnologia para nos servir, automatizando e facilitando muitos trabalhos, inclusive a parte de gestão.


Hoje temos sistemas de automatização de gestão, um deles é o GigaERP.


O que seria o GigaERP?


O GigaERP é um software que otimiza a gestão de empresas, automatizando os processos e integrando as atividades de vendas, finanças, contabilidade, fiscal, estoque, produção e logística.


Descuidar da necessidade de capital de giro é outro erro cometido com muita frequência.


O capital de giro é necessário para que os empreendedores consigam honrar com os compromissos da empresa, como pagamento de aluguel e aquisição de estoques, por exemplo. Contudo, a necessidade desse capital deve ser avaliada com cuidado, mesmo que as vendas em determinado período estejam em alta, visto que não é incomum deixar de planejar os pagamentos que serão realizados a prazo – contabilizando-os como se fossem feitos de uma só vez e prejudicando a gestão financeira e a disponibilidade de capital futuro.


A falta de um trabalho de divulgação ou a divulgação inadequada é um erro que não pode ser aceito nos dias de hoje!


A falta de divulgação ou a divulgação inadequada pode prejudicar a captação de novos clientes e a retenção deles, se por um lado a falta de divulgação não traz visibilidade para seu negócio, por outro, supervalorizar os produtos/serviços, oferecendo mais do que pode cumprir, acaba comprometendo a confiança dos clientes e manchando a reputação da empresa no mercado.


Procure sempre evitar esses erros, para que assim seu empreendimento possa evoluir e te proporcionar grandes resultados.


Promete para a gente que não irá cometer esses erros?


16 visualizações
bottom of page