Oportunidade de negócios em alta na crise: Franquias que aumentaram as vendas durante a pandemia
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Oportunidade de negócios em alta na crise: Franquias que aumentaram as vendas durante a pandemia

Em meio a momentos de crise econômica, pode parecer impensável apostar algum dinheiro em um empreendimento. Entretanto, existem alguns nichos do mercado que vêm identificando negócios em alta na crise.


Por isso, o cenário atual pode ser o momento certo para abrir uma empresa e, finalmente, gerenciar um negócio próprio. Mais do que nunca, é necessário planejamento.


Os tempos de crise não devem ser sinônimo de impedimento para empreender ou apostar em um modelo de franquia. Alguns mercados e modelos de negócio estão registrando lucros e crescimento, sabendo traçar boas estratégias de atuação para as mudanças de consumo dos brasileiros.


Por exemplo, as empresas que já trabalham ou estão investindo pesado em entregas delivery conseguem continuar registrando caixa positivo. Outras, adotaram novos modos de atendimento e, inclusive, estão oferecendo novos produtos para saciar as novas demandas de consumo neste momento de crise econômica.


Ao mesmo tempo, existem as marcas que trabalham com vendas online. A estratégia é ampliar o leque de produtos, oferecer descontos, promoções e boas condições de pagamento para atrair novos consumidores.


Por isso, investir em negócios em alta na crise pode ser um bom momento para quem sempre sonhou em empreender. Neste conteúdo, apresentamos a você ideias para adquirir um negócio próprio, atuar como empreendedor e ainda registrar bons números no empreendimento!



Mudanças no mercado


Com muitos comércios fechados, a internet se tornou a principal ferramenta para realização de compras. Sem precisar sair de casa, os consumidores brasileiros vêm encontrando uma grande oferta de produtos e serviços.


De acordo com o estudo da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) com a Compre&Confie, as vendas online aumentaram 40% nos primeiros 15 dias de março. Em categorias entendidas como comércios essenciais, os resultados de vendas do mercado eletrônico aumentaram significativamente. Compras na categoria de saúde, por exemplo, tiveram uma alta de 111% nos meses de fevereiro e março de 2020.



Franchising: possibilidade para atuar em negócios em alta na crise


A atuação junto de uma rede de franquia é uma das formas mais seguras de se tornar empreendedor. Mesmo em tempos de crise, os franqueados encontram a segurança de atuar junto de uma marca testada e com boa maturidade de mercado.


Ao mesmo tempo, os franqueados encontram suporte completo garantido pela franqueadora, como determina a Lei de Franquias. Treinamento e transferência de know-how também somam à lista de segurança de investimento.


Os empreendedores também encontram garantias nas documentações informadas pela franqueadora. A Circular de Oferta de Franquias e o contrato de franquias são os dois documentos mais importantes, no qual constam dados completos sobre a franquia, direitos e deveres de ambas as partes.


A proteção do investimento de acordo com uma Lei, além dos documentos referentes ao investimento e o suporte constante da rede possibilitam que o empreendedor tenha maior tranquilidade na atuação.



Análise de viabilidade econômica


Independente do cenário econômico, ao decidir abrir uma empresa ou investir em um modelo de franquia, é importante realizar um estudo de viabilidade econômica.


É importante entender que a relação do risco e do retorno do investimento é quem deve ditar como vai ser o investimento. Riscos sempre vão existir, seja em um empreendimento criado do zero ou em uma rede de franquias.

Entretanto, o que vai variar é a intensidade do risco. Para minimizar estes efeitos, algumas estratégias podem ser adotadas. A primeira é se organizar financeiramente para o investimento. É importante contar com o capital necessário para abrir um negócio.

Em segundo lugar, é a análise da viabilidade econômica. Este passo vai auxiliar a projetar os números do negócio, com o objetivo de demonstrar se o formato será lucrativo ou não. Essa análise deve contemplar:

  • Estudar qual segmento investir

  • Organizar o valor de investimento necessário

  • Estudar todos os custos para abertura e funcionamento da empresa

  • Realizar previsões de vendas

  • Calcular impostos e taxas

  • Estudar: prazo de retorno, capital de giro



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