top of page

O que Bill Gates pode nos ensinar sobre empreendedorismo

Pioneiro na revolução tecnológica, fundador da Microsoft, classificado como o mais rico do mundo por diversas vezes, autor de livros e filantropo. Com um currículo assim, as lições de Bill Gates certamente são bastante valiosas para empreendedores.


Enxergado por muitos como um capitalista inveterado, é, de igual modo, um dos homens que mais doou para caridade, algo acima de US$35 bilhões. Nos anos 2000 criou a fundação Bill & Melinda Gates, na intenção de reduzir a miséria do mundo.


Apesar de ser um dos maiores apoiadores da educação, largou os estudos na prestigiada Universidade de Harvard para focar na construção da sua empresa de tecnologia.


Neste artigo, vamos falar sobre como a trajetória dele pode ser usada por pessoas que querem estruturar um negócio de sucesso. Quer descobrir quais são as lições de Bill Gates que você pode aplicar em sua empresa? Continue a leitura e confira!

Torne seu produto indispensável


Se está lendo este artigo de um desktop ou laptop, é muito provável que o sistema operacional seja Windows. O produto da Microsoft está presente em mais de 82% dos computadores, apresentando um domínio incrível do mercado. Isso, em grande parte, é vantagem do pioneirismo, bem como de uma série de estratégias eficazes.


Em 1998 a Microsoft sofreu um processo nos EUA por monopólio do mercado, a justiça queria que a empresa permitisse que os fabricantes instalam, junto com o Windows 98 e seu browser Explorer, cópias do browser de sua rival


Tenha paciência


Ao dar uma palestra em uma escola, Gates enfatizou que as conquistas não vêm de forma simples. É preciso um processo que, muitas vezes, pode ser longo e com algumas decepções. Postos altos não são alcançados de um dia para o outro.


Leia livros que não sejam da sua área


Bill divulgou um artigo com o título “5 amazing books I read this year”, em português “5 livros incríveis que eu li este ano”.

Das obras, nenhuma falava especificamente de tecnologia. Ler coisas que não são necessariamente da sua área ajuda a despertar a criatividade, ter uma visão mais sistêmica do mundo e das pessoas. Então abra seu leque de leituras!


Não se limite por sua formação


Bill Gates é um dos homens que mais influenciou o mundo moderno, revolucionou a forma de se conectar e usar computadores em todo o mundo. Para tanto, ele não pôde se limitar à sua formação acadêmica — no caso do gênio, a falta dela.


Hoje, há um grande número de profissionais que só atuam em sua área de formação e possuem medo de explorar novos caminhos. O atual empreendedor deve ser capaz de aprender por conta própria, bem como explorar áreas que vão além da sua formação.


Contrate pessoas inteligentes


Contar com profissionais competentes e inteligentes ao seu lado é crucial para o sucesso de um empreendedor. Nesse sentido, a Microsoft se tornou uma empresa extremamente criteriosa na seleção de talentos, e isso resultou em equipes inovadoras e de alta performance.


Agora sabe o que pode aprender com Bill Gates, certo? Aproveite para compartilhar esse artigo em suas redes sociais e manter seus amigos por dentro do assunto!



320 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page