top of page

O papel da transformação digital no sistema financeiro

Você sabia que a transformação digital é parte integrante dos sistemas financeiros? As fintechs são um exemplo de como a tecnologia mudou a maneira de nos relacionarmos com as finanças.


Isso quer dizer que ela já faz parte do mercado financeiro e mais do que isso, ela é fundamental na hora da tomada de decisões dos consumidores. Ou seja, a transformação digital nas empresas veio para mostrar que não é só propor pagamentos facilitados aos clientes para retê-los.


É preciso estratégia, investir em processos mais ágeis e claro, em uma boa tecnologia financeira. Quer entender mais sobre a transformação digital no sistema financeiro? Então, continue acompanhando este conteúdo até o final e descubra a importância que ela pode ter na sua empresa. Vamos lá!


A transformação digital do mercado financeiro já é uma realidade. Vivemos uma jornada que revoluciona a forma como as instituições estavam acostumadas a interagir, envolvendo mudanças profundas em quesitos organizacionais, tecnológicos e humanos.


Tudo isso culminando num ambiente digital onde ferramentas eficazes levam mais autonomia e praticidade, e reforçam o impacto dessas instituições financeiras no dia a dia

da população.


Entenda qual é a expectativa do consumidor na era digital

A tecnologia, assim como os canais digitais, vieram para melhorar e otimizar muitos processos considerados burocráticos. Hoje em dia, estar presente no digital acaba se tornando um diferencial para as empresas que buscam estreitar o relacionamento com seus consumidores.


O acesso facilitado às informações, a maneira de se comunicar, a maneira de comprar e se relacionar, tudo isso mudou o comportamento dos consumidores, criando novos hábitos e rotinas focadas na agilidade, comodidade e praticidade.


Com isso, podemos ter uma boa ideia de quais são as expectativas dos consumidores brasileiros, certo? Por exemplo, hoje em dia, com a tecnologia e novas maneiras de relacionamento as pessoas esperam que as empresas tenham um atendimento mais personalizado e direcionado para atender suas necessidades de forma rápida e efetiva.


Sem contar que elas dão preferência para empresas com atendimento 24h e que são referência em seu segmento. Quanto mais facilidades, novidades e foco na experiência do cliente a empresa tiver, melhores serão os resultados.


Por isso, é tão importante estar atento às exigências e expectativas dos consumidores. Afinal, os brasileiros estão sempre em busca de tecnologias inovadoras que facilitem sua rotina. Isso vale para todas as empresas, mas principalmente para as que estão presentes no sistema financeiro.


Transformação digital no sistema financeiro


Antes de mais nada é preciso entender o que é transformação digital e como ela está relacionada ao sistema financeiro. A transformação digital é toda e qualquer mudança no comportamento e mentalidade em busca de melhorar processos, tornando-os mais ágeis, otimizados e facilitados. Em outras palavras, podemos dizer que é a forma de atualizar os processos utilizando meios digitais.


É uma mudança no pensamento e cultura da empresa, que quando repassada de forma correta aos colaboradores, acaba gerando resultados e impactos positivos no mercado.


Dito isso, vamos entender como acontece a transformação digital no sistema financeiro.


O principal ponto a ser destacado é que a transformação nesse mercado começou a pouco tempo, com as fintechs, empresas que surgiram para revolucionar os serviços financeiros.


Outra coisa importante a ser destacada é que a transformação digital financeira está ligada, também, à utilização de ferramentas e sistemas que oferecem soluções no controle de informações, prevenindo riscos, fraudes e vazamento de dados.


Essas ferramentas e sistemas possibilitam uma análise mais assertiva sobre os perfis de cada cliente, o que serve de base para criar as famosas soluções personalizadas.


Uma das principais soluções está relacionada aos meios de pagamentos. Agora, eles podem ser realizados a qualquer momento do dia ou semana, por meio dos aplicativos. Dependendo da compra, pode ser realizada com cartão de débito, crédito, transferência ou, o mais novo, PIX. Tudo isso utilizando apenas o celular.


E tudo isso era impensável antigamente. Por exemplo, no início, era necessário uma infinidade de papéis, cópias de documentos e comprovantes para abrir uma conta, sem contar a necessidade de se deslocar até o banco para a abertura ser efetivada.


Com o tempo, os recursos foram se atualizando e hoje em dia é possível praticamente todas as transações, como pagamentos, abertura de contas, solicitação de cartões e transferências, apenas utilizando um dispositivo móvel, como o celular.


E não foram apenas os serviços que atualizaram: as empresas também começaram a entender a importância da transformação digital nesse segmento e passaram a utilizá-la para melhorar seus serviços, personalizando-os para garantir a satisfação de seus clientes.


Os resultados da transformação digital no sistema financeiro apresenta resultados positivos dentro e fora da empresa.


Segundo uma pesquisa realizada pelo The State of Commerce Experience, cerca de 40% dos consumidores B2C têm tendência de pagar a mais para uma empresa por uma experiência melhor. Já no mercado B2B, esse índice aumenta para 56%. Os entrevistados ainda afirmaram que não repetiriam a compra caso tivessem uma má experiência na primeira compra.


46 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page