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Markup: saiba calcular para definir preços com segurança

O markup é um número mágico, que traz mais segurança na definição de preços e garante ótimos resultados para a sua empresa.



Determinar o preço de seus produtos ou serviços apenas no “chute” e sem fazer nenhum cálculo parece ser o caminho mais fácil. Porém, esse é um método que não deve ser aplicado, porque os prejuízos, certamente, surgirão no futuro. Para que o processo de precificação seja bem iniciado, é preciso ter uma gestão financeira eficiente, além de usar o método do markup para poder ter maior segurança.

Como calcular o markup?

As diferenças entre markup multiplicador e divisor se dão pela metodologia de cálculo. Entretanto, os dois têm a finalidade de trazer a segurança de que o preço encontrado está de acordo com a estrutura de gastos e custos de seu empreendimento.

FÓRMULA PARA CALCULAR O MARKUP MULTIPLICADOR Markup (M) = 100/[100-(DV+DF+ML)]

Onde:

- DV = Despesas variáveis: % de despesas de impostos, comissões, ou seja, relacionadas às vendas;

- DF = Despesas fixas: % de despesas fixas, como as administrativas e financeiras;

- ML = Margem de lucro: % da margem de lucro definida.

Exemplo prático: O dono de uma loja de equipamentos de pesca está revisando os custos para uma nova tabela de preços. Como exemplo, será calculado o índice markup, e o preço sugerido para um Kit carretilha - 18 rolamentos que acompanham um rolo de linha de 100 metros.

- Custo do kit: R$ 100,00

- DV = impostos 10,70% simples nacional, 7% de comissões, o que totaliza 17,70%;

- DF = 20% despesas fixas e 4% despesas financeiras, totalizando 24%;

- ML = Sabendo que a margem de lucro pode sofrer alterações na necessidade de adaptação de preços ao mercado, o dono da loja estimou em 15%.

Markup = 100/[100-(DV+DF+ML)]

Markup = 100/[100- (17,70% + 24% + 15%)]

Markup = 100/[100- (56,70%)]

Markup = 100/[43,30%]

Markup = 2,3095

Assim, o índice markup multiplicador, que inclui a margem de lucro definida, é de 2,3095. Ao aplicar esse índice ao custo do kit, chegaremos ao cálculo de R$ 100,00 x 2,3095 = R$ 230,95. Esta é, portanto, a sugestão de preço de venda para o kit carretilha.

FÓRMULA PARA CALCULAR O MARKUP DIVISORMarkup (D) = (PV – CTV) / 100

Onde:

- PV = Preço de venda: A ser encontrado, portanto, sempre será 100%;

- CTV = Custo total das vendas: Todos os gastos gerados para que o produto ou serviço seja vendido. Trata-se da somatória em % de despesas fixas como as administrativas e financeiras, % de despesas de impostos, comissões, ou seja, relacionadas às vendas e % da margem de lucro definida.

Exemplo prático: Seguindo o exemplo anterior, mudamos a metodologia de cálculo conforme segue:

- Custo do kit: R$ 100,00

- DV = impostos 10,70% simples nacional, 7% de comissões, totalizando 17,70%;

- DF = 20% despesas fixas e 4% despesas financeiras, o que dá um total de 24%;

- ML = O dono da loja estimou a margem de lucro em 15%, sabendo que este é um componente que pode sofrer ajustes se houver necessidade de adaptação de preço ao mercado.

O total do CTV é o somatório de DV (17,70%) + DF (24%) + ML (15%) = 56,70%

Markup (D) = (PV – CTV) / 100

Markup (D) = (100% – 56,70%) / 100

Markup (D) = 43,30% / 100

Markup (D) = 0,4330

Dividindo o custo do kit pelo índice markup divisor encontrado, teremos: R$ 100,00 / 0,4330 = R$ 230,95.

Percebemos que o resultado foi o mesmo valor em ambos os exemplos. Foram apenas caminhos diferentes para se chegar a um mesmo lugar.

Para finalizar, devemos lembrar mais uma vez de que o preço cobrado aos seus clientes vai ocasionar um efeito direto que determinará o êxito do seu negócio. Tendo o conhecimento de como calcular o coeficiente markup, agora, é só rever sua tabela com maior segurança para aumentar suas possibilidades de sucesso nos negócios.


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