top of page
Foto do escritorGigatron Franchising

Lições que aprendemos com Elon Musk e a sua empresa

Elon Musk é hoje uma das mais conhecidas celebridades do mundo empresarial. Dono de várias empresas de sucesso, Musk certamente tem muitas lições que podem ser aprendidas - e usadas - por qualquer empreendedor. Trabalho, criatividade, inovação, persistência, foco e dedicação, são apenas algumas delas.


Segunda pessoa mais rica do mundo, o empresário tem negócios de sucesso em áreas distintas como a de carros elétricos (Tesla), setor aeroespacial (SpaceX), inteligência artificial (OpenAI), energia solar (SolarCity), escavação de túneis (The Boring Company) e neurociência (Neuralink).


Como se não bastasse, Elon Musk ainda pretende, através da SpaceX, colonizar e levar seres humanos para Marte. Cheio de ambição e com visão de futuro, o empresário certamente tem muito a ensinar.

Sua trajetória


Elon Musk nasceu em uma família de classe rica em Pretória, na África do Sul. Foi um adolescente curioso que gostava de fazer experimentos em casa e começou a se interessar por programação. Aos 12, fechou seu primeiro negócio ao escrever o código de videogame. Aos 17 anos se mudou para o Canadá e em 1990, ao lado de seu irmão, criou sua primeira empresa, a Global Link, que foi rebatizada como Zip2.


A sua trajetória também chama a atenção pela diversidade de áreas de atuação, como a geolocalização, energia limpa, mobilidade, exploração espacial, inteligência artificial e neurociência.


Com o tempo, experiência e ousadia, também criou e administrou diversos negócios inovadores, como as empresas PayPal, Tesla, SpaceX e Neuralink.


Lições aprendidas com Elon Musk e sua empresa


Elon Musk com certeza aprendeu muito em toda sua trajetória. Hoje, ao olhar para o empresário e investidor de sucesso, é possível tirar valiosas lições para quem deseja empreender e ter sucesso na carreira e nos negócios, independente do ramo de atuação.

Entre as principais lições que o empresário e a história da Tesla deixam, é que para alcançar patamares altos de sucesso, é preciso muito trabalho, criatividade, inovação, persistência, foco e dedicação.


Ficou inspirado pela história do empresário e sua visão para os negócios? Então vamos ver algumas lições valiosas para a sua vida pessoal e profissional:


Tenha estratégia


Musk queria trabalhar com tecnologia, mas ninguém lhe deu oportunidade. Filho de uma família rica sul-africana, ele não teve dúvidas, criou a sua própria empresa, a Zip2. Ou seja, se o capital é incerto, o objetivo não precisa ser deixado de lado. Ele apenas buscou uma estratégia diferente para ter sucesso.


“Ter um bom coração importa”


O problema aqui, segundo Musk, é que o processo se torna um substituto do pensamento em muitas grandes empresas. “Você é encorajado a se comportar como uma pequena peça de uma máquina complexa. Francamente, isso permite que você mantenha pessoas que não são tão inteligentes ou criativas”, disse.


Ele vai além. “Não acredito em processos. Na verdade, quando entrevisto algum funcionário em potencial e ele ou ela dizem que ‘processo é tudo’, vejo como um mal sinal.”


Seja ousado


Ter estratégia não significa não ter ousadia. Mesmo não tendo conhecimento nenhum sobre o mercado financeiro, o empreendedor deu início ao que mais tarde se tornaria o Paypal. Uma empresa à frente de seu tempo também exige jovens talentos. Musk não se priva em investir neles.


“Começar um negócio não é para todo mundo”


Para Musk, a primeira coisa necessária para quem quer começar um negócio é ter uma tolerância alta à dor. “Um amigo meu diz que começar uma empresa é como comer vidro e encarar um abismo”, disse.


“Geralmente, no começo, há muito otimismo e está tudo ótimo. Então você encontra todo tipo de problema e o nível de felicidade começa a cair; você passa por um mundo de dor e, eventualmente, atinge o sucesso – e, na maior parte do tempo, não vai ter sucesso”, continuou. “A Tesla chegou muito perto do fracasso. Se você for bem sucedido, depois de muito tempo, finalmente voltará a ser feliz.”


Valor e riscos


A Tesla conquistou o mercado oferecendo o melhor carro elétrico do mundo. Não foi com a melhor propaganda ou marketing. Ou seja, ofereça um produto de qualidade e o consumidor sempre lembrará dele na hora de investir. Os negócios, independentemente do segmento, não estão isentos de riscos. Segundo Musk, quanto maior a possibilidade de retorno de uma empresa, maior é o risco. Desse modo, quem tem medo de se arriscar, fica engessado e perde as melhores oportunidades do mercado.


Gostou do conteúdo? Compartilhe com outras pessoas que também precisam aprender mais com Elon Musc.




34 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page