Imposto DAS MEI (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) volta a ser cobrado agora em Julho
top of page

Imposto DAS MEI (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) volta a ser cobrado agora em Julho



Com a crise causada pela pandemia do Coronavírus, o Governo Federal adiou o pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) dos meses de Março, Abril e Maio para o final do ano. Esses continuam com seus prazos de vencimentos prorrogados.


O DAS MEI tem um valor fixo que varia de R$53,25 a R$58,25 e deve ser pago no dia 20 de cada mês. Portanto, o DAS MEI referente a Junho deve ser pago agora dia 20 de Julho. Essa data é igual para todos e não é possível alterar. Confira na tabela abaixo como fica o calendário de vencimento do imposto de 2020:



Ou seja, nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro o MEI deverá pagar 2 impostos por mês. O referente ao mês anterior e o DAS prorrogado lá atrás. Para que o microempreendedor não se confunda com os prazos, ou fique sem dinheiro em caixa para o pagamento, separamos aqui uma ideia que pode ajudá-lo nessa hora.


Ao invés de pagar 6 DAS em 3 meses consecutivos, você pode separar o pagamento em meses alternados, assim aliviando seu caixa e dando um respiro maior para a sua empresa.



Por que preciso pagar o DAS MEI?


O principal motivo para se pagar o DAS MEI é manter sua empresa em dia em relação as obrigações fiscais. O não pagamento desse imposto pode levar ao cancelamento automático do seu CNPJ e consequentemente você passa a ter uma dívida em seu CPF. Além disso, é através do pagamento do DAS que você terá acesso aos benefícios do INSS como:

  • Auxílio Doença;

  • Aposentadoria;

  • Salário-Maternidade;

  • Auxílio-Reclusão;

  • Pensão por morte entre outros.


Os valores desse documento de arrecadação são atualizados anualmente, juntamente com o salário mínimo e variam de acordo com a atividade comercial.

Verifique abaixo os valores que compõem o imposto e entenda melhor o seu DAS:


Manter o DAS em dia é uma das principais obrigações do MEI. Veja algumas dicas para você não esquecer de pagar o imposto:

  • Você é uma empresa: Separe suas contas pessoais e as contas da empresa. Marque em um calendário os vencimentos das contas a pagar. Não misture os prazos e os pagamentos. Isso facilitará no seu entendimento de qual conta será pessoal e qual é referente a sua empresa;

  • Planeje: O vencimento do DAS é todo dia 20 de cada mês. Estipule uma data e pague adiantado. Quando você deixa para a última hora, pode acabar esquecendo. E isso acarretará em uma cobrança do valor acrescido de multa referente ao atraso.


E não se esqueça, é de extrema importância você se aprofundar sobre o assunto com seu contador ou com seu escritório de contabilidade. Eles saberão te dar as diretrizes exatas para você regularizar o seu negócio, a sua empresa.



138 visualizações
bottom of page