Franquias de tecnologia e a tendência para o futuro

O mercado de franchising está crescendo sendo uma ótima oportunidade de investimento.


Você sabia que o setor de tecnologia é um dos que mais cresceu nos últimos anos? E continua crescendo! Portanto, investir nos produtos e serviços que esse setor fornece pode ser uma grande oportunidade para quem busca um negócio vantajoso. Um bom exemplo, e oportunidade de explorar esse mercado, são as franquias de tecnologia.


Algumas franquias de sucesso, como o McDonald's, chegaram ao Brasil entre as décadas de 70 e 80 e desde então esse modelo de negócios continua em alta na economia brasileira, despertando o interesse dos mais diversos segmentos e portes de empresas, não sendo diferente para o ramo tecnológico e inovador.


A tecnologia faz parte do dia a dia de consumidores e empresas em todo o mundo, sendo considerada atualmente como uma necessidade básica. Hoje, praticamente tudo o que consumimos, direta ou indiretamente, tem algum tipo de tecnologia por trás e esse é um dos fatores principais que contribuem para esse crescimento e evolução constante do setor.


Por isso, não é difícil compreender os motivos que levam o mercado de franquias de tecnologia a se manter no topo das tendências de negócios há alguns anos. Vem entender mais como funciona esse tipo de negócio e quem sabe você não descobre uma chance de abrir sua própria filial?


O que é uma rede de franquias?

O princípio básico do franchising é a replicação de um plano de negócios que foi testado e considerado um sucesso. Logo, trata-se de um modelo de negócio que tem seus processos muito bem definidos e que pode ser facilmente aplicado por outros empreendedores, para que esses tenham também a possibilidade de prosperar. ‍


Assim, o franqueado tem o direito de usar a marca, vender seu produto, serviço ou até o conceito, mas sempre de acordo com os padrões e processos determinados pela franqueadora.

A gestão de uma rede de franquias é diferente da gestão de uma operação própria, pois envolve riscos para capital de terceiros se mal formatado e conduzido, além de outras dinâmicas de interação que são importantes para o sucesso do negócio. Entenda um pouco sobre essa relação entre as duas partes de uma franquia:


Papéis do franqueado e franqueador


Para manter uma relação estável e agradável entre as partes, fazendo com que a empresa seja um sucesso, é necessário que alguns procedimentos sejam cumpridos.


Como vimos, o franqueador precisa fornecer todo o suporte necessário a quem está abrindo uma nova unidade de sua marca: suporte organizacional, materiais de apoio e de divulgação, procedimentos e treinamentos para o franqueado, para que o empreendedor seja capaz de aprender o funcionamento da empresa e fazer seu gerenciamento de forma eficiente e dentro dos padrões.


Por sua vez, o franqueado tem seus deveres nessa troca e deverá seguir as regras que são preestabelecidas pelo franqueador.


Nesse sentido, é obrigação do franqueado pagar as taxas estabelecidas, seguindo as regras do sistema de franquias - como apresentar relatórios de despesas, além de gerir com responsabilidade seu empreendimento para não comprometer o nome da marca. Ainda, fica por conta do franqueado qualificar uma equipe de funcionários, bem como utilizar produtos de qualidade na produção de seus serviços.


Em um sistema de franquias, tanto franqueador quanto franqueado obtêm seus ganhos, e o franchising é uma situação de ‘ganha-ganha’. Isso porque o franqueador ganha com os royalties, venda de produtos e com a gestão do franqueado que, por sua vez, é o dono do negócio e responsável por fazer o investimento inicial.


Logo, o franqueado tem seus ganhos por participar de um modelo de negócio que já foi testado e estabelecido, tendo acesso a uma marca que possui a força de uma rede.


O setor de franchising no Brasil


No Brasil, todo franchising é regulado pela lei 8.955/94, que se baseia na transparência dessa parceria, gerando segurança jurídica para quem está fornecendo e para quem está comprando.


Então, ter uma franquia é como ter uma parcela do negócio e o franqueado trabalha replicando os conceitos e a imagem da marca em determinada região, por meio dela.


No Brasil, o setor de franquias pode ser dividido em 11 segmentos, são eles:


  • Alimentação;

  • Casa e Construção;

  • Comunicação, Informática e Eletrônica (Tecnologia);

  • Entretenimento e Lazer;

  • Hotelaria e Turismo;

  • Limpeza e Conservação;

  • Moda;

  • Saúde, Beleza e Bem-estar;

  • Serviços;

  • Serviços Automotivos;

  • Serviços Educacionais.

Tipos de franquias no Brasil


Além dos segmentos, existem também os tipos de franquias, provando que existem modelos ideais para todo tipo de empreendedor! Conheça um pouco mais das opções disponíveis:


― Microfranquia: as microfranquias são definidas a partir do valor máximo investido. Segundo a Associação Brasileira de Franchising, para ser classificado na categoria micro, uma franquia precisa ter o investimento inicial de até três vezes o PIB anual médio por habitante do país. Em 2021, esse número era de R$105.000,00.

Franquia Unitária: é o direito de abertura de uma unidade da franquia com exclusividade de atuação, em um local determinado pelo franqueador. É o que acontece com diversas lojas e quiosques em Shopping Centers.

Franquia Master: neste modelo um franqueado pode assumir o título de “Master” e, dessa forma, implantar ou terceirizar franquias menores e outras unidades de uma determinada região.

Franquia de Desenvolvimento: nesta franquia, o franqueado abre mais de uma unidade da empresa, dentro de um espaço de tempo, com o objetivo de desenvolver uma região do país, sendo responsável por toda a rede, tendo autonomia até mesmo para vender unidades.

O crescimento do mercado de franquia de tecnologia

Segundo Pesquisa Trimestral de Desempenho do Setor, realizada pela ABF, o faturamento do setor de franquias no Brasil teve teve variação positiva de 7,8% no 3º trimestre de 2021, em comparação com igual período de 2020, e de 0,4% em relação ao 3º tri de 2019.


Nesse contexto, as franquias online e franquias de tecnologia e softwares também apresentaram bons resultados. Um estudo da ABF apresentou crescimento de 9,7% e 9,6% nos segmentos de “Comunicação, Informática e Eletrônicos” e “Serviços e Outros Negócios”, respectivamente.


Mas dizer que o setor de tecnologia é um dos mercados com maior expansão seria redundante. No século XXI, grande parte da evolução e lucro das empresas está intimamente ligada ao segmento. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Software, a indústria de tecnologia no Brasil cresceu 22,9% e investiu cerca de R$ 200 bilhões.


Quais são as vantagens de abrir uma franquia de tecnologia?

As vantagens para franqueador e franqueado são enormes e o principal objetivo para o franqueador é expandir a sua marca de forma regulada e organizada. Já para o franqueado, favorece um sucesso rápido e seguro, por meio de uma marca consolidada.


Imagine trabalhar com uma marca que tem as melhores franquias estabelecidas no mercado, com um modelo de negócio pronto para você já começar a vender, sem precisar criar nada do zero?


O franqueado recebe do franqueador todo o conhecimento necessário sobre produto, plano de negócio, infraestrutura e processos, para começar a gerir a operação da sua franquia, o que já elimina diversos processos iniciais de abertura de um negócio.


Além disso, o franqueado tem total suporte da matriz para qualquer dúvida, treinamento de funcionários e acompanhamento de resultados. Ainda, dependendo da franqueadora, o franqueado ainda pode contar com uma equipe de consultores estrategicamente posicionada para auxiliá-lo em medidas para elevar as vendas e os resultados da sua franquia.


Desse modo, tem-se um modelo de negócio seguro e com muito mais garantia de sucesso entre os consumidores e o mercado.


Mas lembre-se, para escolher uma franquia não basta apenas querer empreender, é preciso se identificar minimamente com o segmento e ter alguns conhecimentos básicos de gestão para o negócio realmente decolar com sucesso.


Aqui vão os pontos a considerar antes de escolher a franquia para investir:

  • tempo de existência;

  • concorrências;

  • investimento;

  • quantidade de franquias;

  • qual é o suporte;

  • com qual segmento prefere trabalhar.


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