top of page

Franquia de tecnologia e a tendência para o futuro

O mercado de franchising está crescendo sendo uma ótima oportunidade de investimento


Você sabia que o setor de tecnologia é um dos que mais cresceu nos últimos anos? E continua crescendo! Portanto, investir nos produtos e serviços que esse setor fornece pode ser uma grande oportunidade para quem busca um negócio vantajoso. Um bom exemplo, e oportunidade de explorar esse mercado, são as franquias de tecnologia.


Algumas franquias de sucesso, como o McDonald's, chegaram ao Brasil entre as décadas de 70 e 80 e desde então esse modelo de negócios continua em alta na economia brasileira, despertando o interesse dos mais diversos segmentos e portes de empresas, não sendo diferente para o ramo tecnológico e inovador.


A tecnologia faz parte do dia a dia de consumidores e empresas em todo o mundo, sendo considerada atualmente como uma necessidade básica. Hoje, praticamente tudo o que consumimos, direta ou indiretamente, tem algum tipo de tecnologia por trás e esse é um dos fatores principais que contribuem para esse crescimento e evolução constante do setor.


Por isso, não é difícil compreender os motivos que levam o mercado de franquias de tecnologia a se manter no topo das tendências de negócios há alguns anos. Vem entender mais como funciona esse tipo de negócio e quem sabe você não descobre uma chance de abrir sua própria filial?



O que é uma rede de franquias?


A franquia é um modelo de negócio vantajoso pois está diretamente ligada à uma marca em específico. O investidor tem o trabalho de apenas efetuar a compra, uma vez que a franquia já possui marca, infraestrutura, logotipo, símbolos, modelos de negócio, produtos, marketing e suporte.

Além disso, é possível abrir uma franquia em qualquer lugar, dependendo apenas do estilo e ramo a que se refere. O negócio pode ser um restaurante, uma loja de roupas, maquiagens, franquias na área de tecnologia, entre outros ramos, e conta com uma dinâmica composta por franqueado e franqueador.


Papéis do franqueado e franqueador


Para manter uma relação estável e agradável entre as partes, fazendo com que a empresa seja um sucesso, é necessário que alguns procedimentos sejam cumpridos.


Como vimos, o franqueador precisa fornecer todo o suporte necessário a quem está abrindo uma nova unidade de sua marca: suporte organizacional, materiais de apoio e de divulgação, procedimentos e treinamentos para o franqueado, para que o empreendedor seja capaz de aprender o funcionamento da empresa e fazer seu gerenciamento de forma eficiente e dentro dos padrões.


Por sua vez, o franqueado tem seus deveres nessa troca e deverá seguir as regras que são preestabelecidas pelo franqueador.


Nesse sentido, é obrigação do franqueado pagar as taxas estabelecidas, seguindo as regras do sistema de franquias - como apresentar relatórios de despesas, além de gerir com responsabilidade seu empreendimento para não comprometer o nome da marca. Ainda, fica por conta do franqueado qualificar uma equipe de funcionários, bem como utilizar produtos de qualidade na produção de seus serviços.


Em um sistema de franquias, tanto franqueador quanto franqueado obtêm seus ganhos, e o franchising é uma situação de ‘ganha-ganha’. Isso porque o franqueador ganha com os royalties, venda de produtos e com a gestão do franqueado que, por sua vez, é o dono do negócio e responsável por fazer o investimento inicial.


Logo, o franqueado tem seus ganhos por participar de um modelo de negócio que já foi testado e estabelecido, tendo acesso a uma marca que possui a força de uma rede.


O setor de franchising no Brasil


O termo franchising significa a concessão dos direitos de uso da marca e/ou patente ao comprador da franquia. É um modelo um pouco diferente do que conhecemos, pois não engloba apenas o uso dos materiais e produtos da marca, mas também uma concessão da patente.


Todo franchising no Brasil é regulado pela lei 8.955/94 que se baseia na transparência dessa parceria, gerando a segurança jurídica para quem está fornecendo e para quem está comprando. Ou seja, é um modelo de negócio escalável, já estruturado e que já foi testado e aprovado.


O crescimento do mercado de franquia de tecnologia

Segundo Pesquisa Trimestral de Desempenho do Setor, realizada pela ABF, o faturamento do setor de franquias no Brasil teve teve variação positiva de 7,8% no 3º trimestre de 2021, em comparação com igual período de 2020, e de 0,4% em relação ao 3º tri de 2019.


Nesse contexto, as franquias online e franquias de tecnologia e softwares também apresentaram bons resultados. Um estudo da ABF apresentou crescimento de 9,7% e 9,6% nos segmentos de “Comunicação, Informática e Eletrônicos” e “Serviços e Outros Negócios”, respectivamente.


Mas dizer que o setor de tecnologia é um dos mercados com maior expansão seria redundante. No século XXI, grande parte da evolução e lucro das empresas está intimamente ligada ao segmento. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Software, a indústria de tecnologia no Brasil cresceu 22,9% e investiu cerca de R$ 200 bilhões.


Quais são as vantagens em abrir uma franquia de tecnologia?


As vantagens em abrir uma franquia de tecnologia são diversas. É um mercado que cresce a cada dia, muitas empresas precisam de suportes tecnológicos, a manutenção das ferramentas é super necessária.


Além de adquirir uma marca que já está pronta e que faz sucesso no mercado de tecnologia, tem a vantagem de ter treinamentos e consultorias únicas. Entretanto, é importante avaliar alguns pontos antes de fechar negócio com alguma marca.


O ideal é que haja um estudo de mercado, que leve em consideração o tempo da marca, os concorrentes que ela possui e como ela se sai perante à eles, qual o capital que ela administra e, consequente, você também administra, qualidade dos produtos e serviços oferecidos, quais os suportes do pós-venda e tipo de franquia que a matriz disponibilizará.


A Gigatron é uma franquia de sucesso que oferece diversos produtos e serviços de qualidade. Se você está pensando em investir, somos uma ótima escolha. Confira agora alguns dos motivos pelos quais a franquia é tão popular:


Baixo investimento inicial


Para abrir uma franquia conosco, você precisa investir apenas R$2500,00 ,Esse valor é bem inferior ao investimento necessário para abrir uma empresa do mesmo porte.


Baixo risco


Ao investir em uma franquia, você reduz drasticamente o risco de seu negócio falir. Isso acontece porque a franqueadora já possui um modelo de negócio testado e funcionando bem.


Diversificação de produtos e serviços


oferecemos uma grande variedade de produtos e serviços, o que permite que o franqueado se adapte ao mercado e ofereça o que os clientes estão buscando.


Baixo custo de manutenção


Os produtos e serviços oferecidos possuem baixo custo de manutenção, o que reduz os gastos do franqueado.


Suporte da franqueadora


A Gigatron oferece um excelente suporte aos seus franqueados, o que facilita o início do negócio e garante sucesso a longo prazo.


Se você está pensando em investir em uma franquia, somos uma excelente opção. Aproveite e entre em contato para saber mais sobre a franquia e seus produtos e serviços.


67 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page