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Dicas e estratégias para vendas multicanais

A tecnologia teve avanços contínuos e quebrou vários paradigmas, já que estamos cada vez mais familiarizados com esse meio, o consumidor já não se limita a um único caminho para procurar produtos ou serviços. Ele quer ter muitas opções apresentadas de maneira prática e ágil.

Sendo assim, as empresas devem utilizar diversas alternativas de comunicação para chegar ao cliente e expandir suas vendas e o alcance de sua marca. Isto é, deve tornar-se multicanal.


O multicanal é o manusear várias ferramentas de vendas e divulgação ao mesmo tempo. O empresário pode atuar em meios de comunicação como mídias sociais e e-commerce, além de criar estratégias em lojas físicas na intenção de ampliar o espectro de clientes, considerando a diversidade contemporânea.

  • Tipos de canais

  • Estratégias

  • Definição de canais


Tipos de canais

Os canais utilizados para a relação entre empresa e consumidor podem ser tradicionais ou digitais. Dentre os tradicionais, estão:

  • Lojas físicas: um dos mais tradicionais canais de venda do varejo, necessitam de estratégias de marketing específicas para alcançar o público.

  • Franquias: quando uma empresa obtém sucesso, ela repete as estratégias de venda e distribuição em novos locais, mantendo suas características.

  • Televendas: cria-se uma central de atendimento telefônica para estimular as vendas. O público-alvo é composto por pessoas que não utilizam tecnologia mais avançada, como a internet.

  • Rede de consultores: oferece um tipo de venda personalizada e intimista.


Já os canais digitais relacionados a negócios atingem um público ainda mais amplo e geograficamente distante. São eles:

  • F-commerce (Facebook Commerce): a rede social é útil na hora de reunir os consumidores de uma marca e também de medir seu perfil e suas necessidades.

  • E-commerce (Eletronic Commerce): funciona como uma loja virtual onde os produtos são apresentados e as vendas são realizadas online.

  • M-commerce (Mobile Commerce): são aplicativos para smartphones que servem como opção para conhecer e adquirir produtos e serviços.

  • E-marketplace (Shopping Center Online): trata-se de um canal que reúne produtos de diferentes empresas.


Estratégias

Para se valer de todos os canais, é necessário utilizar-se de estratégias que contribuem para a sua eficiência. A distribuição é uma delas, pois deve-se pensar em um serviço de entrega rápido e eficiente aos franqueados, consultores ou clientes.


Responder aos clientes com agilidade e resolver as solicitações é outra estratégia importante, inclusive, para fidelizar a clientela. O FAQ (perguntas frequentes) pode ser realizado por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) ou meios digitais.


No caso das mídias digitais, é necessário ter um profissional especializado que atualize esses meios constantemente, trabalhe o relacionamento em redes sociais e perceba as necessidades do público.


O ideal é criar política de trocas definida e clara tanto para os clientes como para a equipe. Dessa forma, será possível satisfazer o consumidor e contribuir para a boa reputação da empresa.



Definição de canais

A escolha dos canais varia de acordo com o público-alvo e as demandas da empresa. É indispensável estudar sobre produtos que podem ser oferecidos no meio virtual, de acordo com a probabilidade de vendas e alcance.


Além disso, deve-se pensar em estoque, meios de distribuição e como trabalhar a comunicação do seu negócio.


Se uma empresa quer marcar presença digital, mas avalia que nem todos os seus produtos são adequados a esse tipo de comércio, pode disponibilizar apenas uma parte de seu catálogo online e os demais produtos serem oferecidos apenas na loja física.


Também considere a entrega dos produtos. Procure fazer parcerias com empresas que tenham preços competitivos e um serviço eficiente, além de disponibilizar digitalmente apenas produtos que a entrega possa ser garantida.


Evite que um canal concorra com o outro. Mesmo que a loja física e a loja virtual ofereçam mercadorias diferentes, elas devem estar entrosadas. Afinal, o cliente vai identificar a empresa pela marca e não pelo canal o qual escolheu.



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