top of page

Devo fazer um planejamento estratégico para minha empresa?

O planejamento estratégico é fundamental para desenvolver uma visão de médio e longo prazo e, assim, conquistar os objetivos do negócio.

Apesar de parecer mais uma daquelas tarefas sem aplicação prática, não se engane, planejar é o que permite que a empresa se organize, torne os processos mais eficientes e, assim, obtenha diferenciais competitivos.


O que é planejamento estratégico?


O planejamento estratégico permite definir o melhor caminho a ser seguido por uma organização, desde a definição das metas até às tomadas de decisão e distribuição de seus recursos no período que virá a seguir. Isso faz as ações serem mais efetivas e atingirem o sucesso empresarial.


Esse é um trabalho que pode — e deve — ser desenvolvido por qualquer negócio, independentemente de seu porte ou segmento de atuação. Afinal, assim como todas as empresas precisam crescer e atingir objetivos, também é necessário se organizar e elaborar um plano de ação que seja coerente para tanto.


Vale dizer, porém, que o planejamento estratégico precisa ser um processo que envolva todas as equipes e níveis da empresa.


Por que o seu negócio precisa desse planejamento?


Sem essa organização prévia, a empresa fica perdida e não sabe onde deseja chegar e muito menos como chegar. E, na maioria das vezes, isso acontece porque a empresa não compreende a sua cultura ou seus diferenciais.


Mesmo que lá no começo vocês tenham feito a lição de casa e definido a missão e valores, é comum que eles se percam com o passar dos anos.


Dessa forma, enxergar todo o potencial do negócio e ver além do óbvio para sair na frente no mercado se torna uma tarefa bastante complexa e trabalhosa.


O planejamento estratégico também ajuda a empresa a descobrir os caminhos mais adequados para conquistar os objetivos.


Imagine que, sem ter conhecimento dos diferenciais, fraquezas e do mercado em que o negócio está inserido, elencar as melhores estratégias se torna um jogo de achismos e intuição. E, como você deve saber, esse tipo de abordagem dificilmente é bem-sucedida.


Além disso, essa pode ser uma excelente maneira de engajar as equipes e fazer com que todos trabalhem focados em um objetivo comum.


Quando está claro para os colaboradores quais os valores da empresa e as metas a serem alcançadas, é muito mais fácil promover a colaboração e, inclusive, criar um ambiente em que todos se sintam responsáveis e igualmente recompensados pelo sucesso.


Por isso, enxergue o planejamento estratégico muito além do papel. Apesar de ser um documento, é ele que vai fazer com que a empresa caminhe para o crescimento sem perder a sua identidade ao longo do trajeto.


14 visualizações

Comments


bottom of page