O endomarketing é basicamente um conjunto de ações que buscam melhorar o ambiente de trabalho, a integração entre os funcionários e o engajamento, a fim de reduzir o turnover.
Os funcionários de uma empresa, são os primeiros clientes dela. Sendo assim, eles são responsáveis pelo sucesso ou fracasso do negócio. Quando sua equipe se sente frustrada e desmotivada, as ações são transparecidas através dos resultados que são entregues aos clientes finais.
Por esse motivo, o endomarketing vem ganhando cada vez mais destaque dentro das organizações. Uma empresa que busca um alto rendimento, precisa de funcionários satisfeitos e motivados a cada vez mais buscarem os melhores resultados.
Para uma boa estratégia de endomarketing, é preciso que o marketing, em conjunto com o RH, trabalhem juntos. Portanto, para que a estratégia seja mais eficiente, é necessário não focar ações que sejam muito específicas, pois quando se pensa em uma abordagem mais aberta, a chance de acertar é maior.
Dessa forma, o endomarketing possui algumas etapas e deve partir de três pilares básicos, que são eles:
Só é possível conquistar e reter um cliente através de um excelente serviço;
Os colaboradores são de extrema importância para as empresas, por isso, devem ser tratados como clientes e valorizados;
Para garantir a excelência nos serviços oferecidos, é fundamental gerenciar os profissionais de forma a compartilharem dos objetivos e decisões da empresa.
Sendo assim, para implementar o endomarketing na sua empresa, separamos algumas dicas que irá auxiliar nesse processo:
COMUNIQUE
Muitas empresas não têm uma estrutura de comunicação efetiva com os seus colaboradores. Sendo assim, analise o perfil dos colaboradores e descubra onde a comunicação pode ser efetiva:
E-mails semanais;
Grupos no WhatsApp;
Murais;
Jornais impressos;
Informativos;
Caixas de sugestões.
MOTIVE
Não há nada melhor para motivar uma pessoa do que saber que alguém acredita nela. Portanto, apoie e motive seus colaboradores a buscarem um crescimento pessoal e/ou profissional. Entenda que quanto maior for a base de conhecimento dos profissionais, maior será a criatividade deles diante dos desafios diários.
INTEGRE
É importante que seus colaboradores estejam alinhados com os valores e missões da empresa, para de fato “vestirem a camisa”. Uma forma de trabalhar essa integração é estimular que os funcionários participem de atividades além do trabalho, como happy hours, confraternizações, esportes em grupo e dinâmicas na própria empresa.
BENEFICIE
Um exemplo de benefícios que uma série de empresas já estão ofertando são, por exemplo: convênio com academias, cursos a distância ou presencial, lanchinhos ofertados pela própria empresa e uma série de outras possibilidades.
Além disso, se o tipo de serviço prestado por seus contribuintes permite uma flexibilização de horários ou então a realização de home office, é algo interessante de ser colocado em prática. Esse tipo de benefício traz para o funcionário a sensação de que você confia nele e demonstra que o foco é a produtividade.
ELOGIE E AGRADEÇA
Além de um salário que as valorizem, as pessoas também buscam serem reconhecidas e valorizadas. Portanto, é importante criar uma política junto aos gestores que incentive o hábito de elogios e feedbacks, assim, você terá um ambiente onde o respeito é incentivado.
A partir dessa ótica, a implantação do endomarketing na cultura organizacional de uma empresa traz ótimos frutos, uma vez que funcionários mais felizes e engajados, se sentem mais motivados e inspirados para buscarem melhores resultados.
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